A segunda sessão de treinos livres realizada hoje (11), contou com a liderança de Lewis Hamilton, seguido por Daniel Ricciardo e Max Verstappen. Novamente a Mercedes apareceu dando as cartas, mas se Bottas havia liderado o TL1, desta vez ficou mais discreto, ocupando o quinto lugar.
Os carros apresentaram um melhor desempenho enquanto utilizaram os compostos médios e macios, quando foram comparados aos supermacios e Hamilton ainda apontou o desgaste elevado do composto mais veloz escolhido para o final de semana.
A Ferrari mesmo ocupando o quarto lugar com Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen em sexto, tiveram problemas com o carro do finlandês que viu o seu motor perdendo potência e fora obrigado a retornar aos boxes da equipe devagar.
Os carros da Haas mostraram um melhor desempenho e mesmo com Grosjean cometendo um erro no início da sessão, o suiço conseguiu retornar para a pista e superar o companheiro de equipe ao registar 1:19:579 e assumir o sétimo lugar.
Ainda é estranho ver os carros da Renault ocupando o décimo terceiro lugar com Hulkenberg e o décimo sétimo com Carlos Sainz e ainda fica difícil afirmar se é um mau desempenho do carro na pista catalã ou se o time está apenas escondendo o jogo.
Vamos aguardar até a terceira sessão de treinos livres onde existe a possibilidade de observar os carros por mais uma hora na pista, mas vale lembrar que o seu potencial efetivo só deve aparecer na sessão de classificação que acontece neste sábado às 10h pelo horário de Brasília.
lll Saiba como foi a segunda sessão de Treinos Livres
GREEN LIGHT 🚥
FP2 is underway! Follow with live timing and text here >> https://t.co/MddmLh2Nm7#F1 🇪🇸 #SpanishGP pic.twitter.com/5Ne4EgDdL8
— Formula 1 (@F1) May 11, 2018
Assim que a sessão foi liberada Grosjean foi o primeiro a deixar os boxes utilizando pneus médios, sendo seguido pelo companheiro de equipe que estava com os pneus macios. Sergey Sirotkin voltava a assumir o comando do carro da Williams no lugar de Robert Kubica e mais uma vez a equipe de Grove utilizava os pneus supermacios.
Grosjean registrava o primeiro tempo e tinha 1:21:454, mas pouco depois era superado por Magnussen com 1:21:164. Sirotikin era o terceiro na primeira rodada de voltas cronometradas com 1:24:326.
First on track, first on the leaderboard 💪
Romain Grosjean gets the hammer down with a 1:21.454 ⏱️#F1 🇪🇸 #SpanishGP pic.twitter.com/sFITztIL4L
— Formula 1 (@F1) May 11, 2018
Na terceira volta do francês da Haas perdia a traseira do seu carro e rodava, ficando atolado na brita, na curva 7, com isso a direção de prova acionava o virtual Safety Car e o guincho entrava na pista para a remoção do carro.
⚠️ Virtual Safety Car
GRO: "Oh fudge… I think I'm stuck in the gravel mate" 😕
Grosjean is beached at Turn 7#F1 🇪🇸 #SpanishGP pic.twitter.com/qJkKCkPqbU
— Formula 1 (@F1) May 11, 2018
Hulkenberg, que estava na pista, registrou a sua marca de 1:22:280 passando a ficar na terceira posição antes do incidente com Grosjean acontecer. Ericsson era o quinto com 1:27:489.
A pista fora liberada rapidamente e dessa forma os pilotos não perderam tanto tempo para retornar a ela. A maioria utilizava os pneus macios, mas Hulkenberg, Hartley, Leclerc, Bottas e Stroll estavam com os compostos médios.
A ponta da tabela logo passou a ser disputada, Ricciardo registrava 1:20:408, mas fora superado por Vettel com 1:19:421. Logo em seguida Hamilton encaixava o carro da Mercedes entre o alemão da Ferrari e o australiano da Red Bull ao registrar 1:20:042 e Verstappen se tornava o primeiro com 1:19:050. Pouco depois, ainda na mesma volta dos demais Bottas superava Vettel para se tornar o segundo com 1:19:2016.
The lap times are tumbling… Ricciardo and Vettel top the times briefly
Before Verstappen puts it P1 with a 1:19.050#F1 🇪🇸 #SpanishGP pic.twitter.com/rrAIEyZ2Vk
— Formula 1 (@F1) May 11, 2018
Fernando Alonso era o sexto colocado com 1:20:515, seguido por Gasly com 1:20:653, Ericsson 1:20:907, Ocon 1:21:101 e Magnussen em décimo com 1:21:164.
O holandês da Red Bull conseguia se manter na ponta com 1:18:699, Bottas assumia a segunda posição com os pneus médios ao registrar 1:18:882, contra o 1:18:886 do companheiro de equipe e na volta seguinte os dois ponteiros da sessão se encaminhavam para os boxes.
A primeira fase era realmente para abusar da velocidade e conhecer os novas atualizações dos carros, Hamilton que seguia na pista tomava a ponta de Verstappen com 1:18:259. Com a primeira meia hora de sessão prestes a ser concluída, alguns pilotos retornavam para os boxes, para realizar uma troca de pneus para o novo stint.
Raikkonen na sétima volta do pneu macio saltava para a terceira posição com 1:18:829. Minutos depois do tempo do finlandês da Ferrari ser aferido, os pilotos da Red Bull que seguiram na pista, passavam na sua frente, Ricciardo com 11 voltas do macio registrava 1:18:392, seguido por Verstappen com 1:18:699.
Assim que a primeira meia hora havia acabado, já era possível ver os pilotos retornando para a pista com os pneus supermacios, assim como Bottas, Hamilton e Ericsson. O finlandês da Mercedes pulava para a terceira posição no novo stint que começava, com 1:18:644. Alonso ainda com os médios velhos de 9 voltas, era o nono colocado com 1:20:035.
Bottas que seguia na terceira posição, melhorava a sua marca para 1:18:611, mas após registrar cinco voltas com os supermacios o piloto retornava para os boxes, assim como Hamilton que tinha apenas três voltas com os compostos.
O que chamava a atenção eram os carros da Sauber na frente de equipes como Toro Rosso e Renault. Ericsson tinha a décima segunda posição, seguido por Leclerc. Vandoorne com os macios era o sétimo colocado com 1:19:742 e depois de registrar mais um giro, retornou aos boxes.
Verstappen retomava a terceira posição, com os supermacios e tinha 1:18:553. Ricciardo havia demorado um pouco mais para começar o novo stint, mas utilizava os mesmos compostos que o do companheiro de equipe.
Magnussen, que era o único piloto na pista defendendo o time da Haas depois do incidente com Grosjean, passava a ser o sétimo colocado com 1:19:643. Hulkenberg após abandonar os médios e colocar os pneus com a faixa vermelha evoluía para a décima primeira posição com a sua Renault.
Restando pouco mais de 40 minutos para o término da sessão as posições eram: Hamilton, Ricciardo, Verstappen, Vettel, Bottas, Raikkonen, Magnussen, Vandoorne, Pérez e Ocon.
Vettel evoluía a sua marca para 1:18:585, enquanto Raikkonen era mostrado escapando na curva 4, o finlandês já havia registrado 5 voltas com o composto.
Raikkonen the latest into the gravel
📺 Sky Go: https://t.co/fxH1316WnM
🗒️ Blog: https://t.co/SzGssX5IJr
#SkyF1 #F1 #SpanishGP pic.twitter.com/nPzuCdcGnM— Sky Sports F1 (@SkySportsF1) May 11, 2018
CLASSIFICATION (60/90 MINS)
With half an hour to go, it's still @LewisHamilton leading the way#F1 🇪🇸 #SpanishGP pic.twitter.com/Er9CDTOyrv
— Formula 1 (@F1) May 11, 2018
Duas voltas depois, Raikkonen era chamado para os boxes da equipe, assim que o seu motor apresentou problemas, a Ferrari pediu que o finlandês parasse o carro, mas ele ainda conseguiu leva-lo aos boxes.
More bad news for Raikkonen
Engine off, he rolls back to the pits after an power unit issue 👀#F1 🇪🇸 #SpanishGP pic.twitter.com/i6u2pLoCP6
— Formula 1 (@F1) May 11, 2018
Com pouco mais de meia hora de sessão as equipes ponteiras passavam a investir em simulação de corrida utilizando ainda os compostos supermacios, mas McLaren e Haas ainda tentavam uma melhora em suas marcas.
A Haas conseguia enviar Grosjean mais uma vez para a pista e o francês conseguia superar o companheiro de equipe ao registrar 1:19:579 ocupando a sétima posição, com Magnussen em oitavo.
Restando pouco mais de 10 minutos para o término do segundo treino livre, Sergio Pérez teve problemas com a roda dianteira esquerda que se soltou enquanto ele fazia a sua volta, o mexicano foi obrigado a encostar o carro que seria encaminhado aos boxes. O Virtual Safety Car teve que ser ativado.
⚠️ Virtual Safety Car ⚠️
Sergio Perez stops at Turn 9 with a loose front-left wheel#F1 🇪🇸 #SpanishGP pic.twitter.com/SjcmS2uoOz
— Formula 1 (@F1) May 11, 2018
Algumas equipes começaram suas simulações de corrida com os supermacios e depois retomaram o uso dos macios.
Ao final da sessão ainda fora possível ver alguns pilotos como Max Verstappen e Sebastian Vettel escapando na pista.
Perez is quick to spring out of his stranded Force India
And gives the marshals a hand in recovery 👍#F1 🇪🇸 #SpanishGP pic.twitter.com/lZdlZgLtCw
— Formula 1 (@F1) May 11, 2018