ColunistasDestaquesFórmula 1

TL2 Azerbaijão – Daniel Ricciardo lidera sessão com RBR e Ferrari evolui com Raikkonen

Daniel Ricciardo foi o líder da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prêmio do Azerbaijão que ocorre neste final de semana (27,28 e 29). O australiano registrou 1:42:795 e depois que assumiu a ponta Ricciardo apenas foi melhorando a sua marca e ninguém conseguiu supera-lo.  

Os carros da Ferrari não tiveram novamente uma boa desenvoltura, mas Raikkonen foi construindo sua evolução na pista, até conseguir chegar à marca de 1:42:864 com os pneus ultramacios novos. Sebastian Vettel, no entanto, ocupou apenas o décimo primeiro lugar com 1:44:127.

A Red Bull precisou trabalhar no carro de Max Verstappen depois da batida que acabou ocorrendo ainda no TL1, logo após a sua caixa de câmbio travar e o holandês perder a direção e bater no muro de contenção do circuito de rua de Baku. A equipe austríaca conseguiu resolver o problema, sem necessitar realizar uma troca do equipamento para que o seu piloto não fosse punido com a perda de 5 posições no grid de largada. Verstappen foi encaminhado para a pista perto do término da primeira meia hora da sessão e ainda conseguiu obter 1:42:911 para ocupar a terceira posição.

Bottas que havia liderado com a Mercedes a primeira sessão, ficou apenas com o quarto lugar, mas

ainda assim superou Lewis Hamilton que ficou com em quinto. Alonso com a McLaren foi o sexto, seguido por Ocon com a Force India, Sainz com a Renault, Magnussen com a Haas e Hulkenberg com o outro carro da Renault.

Dessa vez os dois carros da Force India não tiveram a mesma desenvoltura da sessão anterior, mas ainda assim Ocon ficou dentro do Top-10 e Pérez na décima segunda posição, foram boas colocações.

lll Saiba como foi a Segunda sessão de Treinos Livres

Assim que a pista foi liberada, Carlos Sainz foi o primeiro a deixar os boxes da equipe já fazendo uma simulação de largada, o piloto da Renault utilizava os pneus supermacios. Charles Leclerc e Sebastian Vettel foram pouco tempo depois, também utilizando os pneus de faixa vermelha. Ericsson da Sauber era o único com os pneus macios.

Sainz foi o primeiro a abrir volta rápida e tinha 1:48:433, mas pouco tempo depois era superado por Leclerc que tinha 1:46:703. Sebastian Vettel ocupava a última posição com 1:58:297, aos poucos outros pilotos começavam a registrar os seus primeiros tempos, como Hartley que assumia a liderança com 1:46:358, seguido por Magnussen com 1:46:531.

A primeira posição passou a ser bem disputada. Fernando Alonso tinha 1:46:093 enquanto Charles Leclerc, que estava em uma volta diferente da do espanhol, conseguia registrar 1:45:758 e Sebastian Vettel era visto errando na sua volta e passando reto pela área de escape.

Magnussen com a Haas registrava 1:45:258, seguido por Hartley que se tornava o segundo colocado com 1:45:383 e Alonso era o terceiro com 1:45:503, até Grosjean se encaixar na segunda posição com a marca de 1:45:326. Sebastian Vettel subia para a sexta posição com 1:45:785.

A pista estava cheia e apenas Verstappen e Hamilton seguiam nos boxes e 15 minutos da sessão já haviam sido realizados.

Daniel Ricciardo após aquecer os pneus registrava 1:43:947 para liderar a sessão e Sebastian Vettel conseguia passar em segundo ao registrar 1:45:232 mas a diferença entre o carro da Red Bull e o da Ferrari era de 1s285.

O tempo de Sebastian Vettel não demorou para ser superado por Grosjean e Ocon e o piloto da Ferrari era empurrado para o quarto lugar.

Lewis Hamilton utilizando os pneus macios conseguia ser o terceiro na sua primeira volta cronometrada ao registrar 1:45:105.  Vandoorne era o sétimo colocado com 1:45:288 e Fernando Alonso era o décimo colocado com 1:45:288.

Raikkonen, que ocupava a décima oitava posição, conseguia subir para décimo após marcar 1:45:475, o finlandês utilizava os pneus macios.

As Force India voltavam a aparecer em boas colocações, restando oito minutos para a conclusão da primeira meia hora da sessão as posições eram: Ricciardo, Hamilton, Ocon, Magnussen, Pérez, Grosjean, Vettel, Vandoorne, Hartley e Hulkenberg. Verstappen era finalmente liberado pela equipe para dar a sua primeira volta da sessão e já direto passear na área de escape.

Raikkonen mesmo com os pneus desgastados, conseguia evoluir e passava a ser o quarto colocado com 1:44:333. Ricciardo seguia líder da sessão melhorando a sua marca para 1:43:512. Bottas que estava com os pneus ultramacios, passava a ser o segundo colocado com 1:44:086. Verstappen era o oitavo com 1:44:873.

Na quinta volta do pneu supermacio, Verstappen conseguia a segunda posição ao registrar 1:43:992. Leclerc era o décimo primeiro colocado, enquanto Ericsson ficava com a décima nona posição.

As marcas já apresentavam melhora, até por conta do emborrachamento que aumentava à medida em que os carros seguiam na pista. Bottas perdia a traseira da Mercedes, pois ainda exista alguns trechos mais complicados na pista, mas o finlandês consegui se colocar em segundo por ter registrado 1:43:570. Vettel conseguia ficar na quarta posição com 1:44:127.

Os pilotos retornavam aos boxes, mas não demoravam a aparecer novamente na pista para o seu novo stint de voltas rápidas e dessa vez as equipes investiam na utilização dos pneus ultramacios. Sainz conseguia subir para a terceira posição por esse motivo e tinha 1:43:834, seguido por Hamilton com 1:43:960.

Ricciardo com os seus novos compostos conseguia registrar 1:43:017, ainda na ponta da tabela de tempos. Alonso era o décimo colocado depois de ter chegado bem próximo ao muro e registrava 1:44:571.

Sebastian Vettel mais uma vez passou pela área de escape da pista na sua sétima volta com os compostos ultramacios.

Ricciardo seguia melhorando a sua marca e tinha 1:42:816 e Raikkonen que estava com jogos de ultramacios novos tinha 1:42:864, sendo separado por apenas 0s048 do australiano.

Lewis Hamilton, que vinha de um bom primeiro setor, acabou cometendo uma falha no segundo setor, mas se manteve na quarta posição com o tempo que já havia registado 1:43:603 e logo em seguida o inglês seguia para os boxes.

Com 44 minutos de sessão, Ricciardo continuava tirando uma boa performance dos pneus ultramacios e registrava 1:42:795, todos os pilotos estavam com os pneus de faixa roxa instaladas em seus carros.

Fernando Alonso conseguia saltar para a sexta posição com 1:43:700 e Verstappen era o terceiro com 1:43:018. 

As dez primeiras posições chegando aos 40 minutos de sessão já realizados eram: Ricciado, Raikkonen, Verstappen, Bottas, Hamilton, Alonso, Ocon, Sainz, Magnussen e Hulkenberg.

Se aproximando da conclusão da segunda meia hora da sessão a pista começou a ficar mais vazia com os pilotos nos boxes.

À medida em que eles retornavam para a pista, os pilotos seguiam com os pneus ultramacios, dessa vez realizando simulações de corrida. Restava a última meia hora da sessão.

Nico Hulkenberg encontrava dificuldade com os pneus traseiros do carro que vinham apresentando uma alta taxa de degradação.

Sebastian Vettel retornava para a pista com os compostos supermacios já utilizados para realizar a sua simulação de corrida.

Os pilotos retornavam para os boxes, apenas para colocar os compostos que já haviam utilizado na primeira sessão para acompanhar o desgaste e desenvoltura no circuito de Baku.

Verstappen retornava para os boxes em baixa rotação do motor como havia pedido o seu engenheiro pelo rádio, sinais de problemas no carro do holandês. 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading