ColunistasFórmula 1

TL1 Áustria – Hamilton puxa dobradinha da Mercedes, com Red Bull e Ferrari próximas

Nesta primeira sessão de treinos livres que dá início ao Grande Prêmio da Áustria que começa nesta sexta-feira (29), Lewis Hamilton liderou a dobradinha da Mercedes ao registrar 1:04:839, seguido por Valteri Bottas que teve um trabalho um pouco maior para se firmar na segunda posição, pois a disputou com Max Verstappen e Sebastian Vettel.

Grosjean, que ainda não tem pontos no campeonato, ocupou a sétima posição com o carro da Haas, seguido por Ocon, Charles Leclerc, novamente em uma boa performance, e Gasly que mostrou um bom desempenho no TL1. Robert Kubica assumiu o lugar de Sergey Sirotkin para esta sessão, mas ficou apenas com o último lugar na tabela.

lll Saiba o que aconteceu no Primeiro Treino Livre

Depois de no último domingo ter sido realizado o Grande Prêmio da França, os carros retornaram para a pista hoje (29), para a realização do primeiro trino livre para o GP da Áustria. O tempo era instável e com chances de chuva a qualquer momento ao longo do final de semana. Robert Kubica assumia o carro da Williams no lugar de Sergey Sirotkin.

https://twitter.com/F1/status/1012621966220627968

https://twitter.com/F1/status/1012622462658506752

Fernando Alonso puxava a fila de saída dos boxes, para a realização das primeiras voltas de instalação, o espanhol utilizava os pneus ultramacios na sua McLaren. Mas o primeiro a abrir volta rápida no circuito de Spielberg foi Max Verstappen, que tinha 1:08:474 com os pneus supermacios e a pista completamente livre para o holandês.

Depois de realizar uma volta mais devagar, Verstappen melhorava a sua marca para 1:06:935. O segundo piloto a registrar volta, foi o mexicano Sergio Pérez que tinha 1:12:501 com a sua Force India, uma marca muito alta em relação ao que o piloto da Red Bull vinha fazendo, que melhorou ainda mais para 1:06:470.

Chegando próximo à conclusão dos primeiros quinze minutos, outros pilotos começavam a fazer parte da tabela de tempos. Bottas saltava para a segunda posição, após Hamilton passar a ser o líder, Ocon, Pérez e Vandoorne vinham logo depois, onde os três primeiros lideres da sessão estavam utilizando os pneus supermacios.

Após Verstappen ter recolhido para os boxes, era a vez de Bottas passar a ser o líder da sessão ao registrar 1:05:995, mas segundos depois fora superado pelo companheiro de equipe que conseguia colocar 0s170 no tempo que Bottas havia realizado. Gasly era o quarto colocado com 1:07:063.

Os carros da Ferrari haviam entrado na pista, restando dez minutos para o término da primeira meia hora de sessão, Sebastian Vettel ficava em quarto com 1:06:657 e Raikkonen era o sétimo com 1:06:941, utilizando os ultramacios. Bottas retornava a ponta com 1:05:681.

À medida que a sessão avançava, os carros da Haas passavam a ser o oitavo e nono colocado com Kevin Magnussen e Grosjean, enquanto os carros da Force India estavam em décimo segundo e décimo terceiro com Ocon e Pérez.

Gasly fazia uma boa sessão, ocupando a quinta posição com 1:06:460, aferido com a sua Toro Rosso e Hartley era o décimo quinto.

Na primeira meia hora de sessão as posições eram: Hamilton, Bottas, Vettel, Raikkonen, Verstappen, Ricciardo, Gasly, Sainz, Magnussen e Grosjean.

Enquanto Vettel e Vandoorne deixavam os boxes, o piloto da McLaren era liberado em cima do alemão e essa manobra passava a ser investigada.

https://twitter.com/F1/status/1012630283219275777

Com o começo da segunda meia hora da sessão, Verstappen retornava para a pista com os mesmos compostos que já havia utilizado. Ricciardo estava utilizando os pneus macios e passava a ser o segundo colocado com 1:05:571, enquanto Max aparecia rodando na curva 4.

Vandoorne, ao passar pela curva 10 do circuito, acabava com o bico da sua McLaren quebrado e precisava retornar aos boxes para realizar a troca da peça.

https://twitter.com/SkySportsF1/status/1012631518416498688

https://twitter.com/F1/status/1012631648293146624

Com 50 minutos restantes para o término da sessão, apenas Grosjean, Magnussen  e Raikkonen estavam na pista, pois iniciavam o novo stint. A Haas utilizava novamente os pneus supermacios, enquanto o finlandês da Ferrari estava de volta com os ultramacios.

Raikkonen se mantinha na sexta posição com 1:05:776, Grosjean era o sétimo com Magnussen em décimo.

Com 42 minutos restantes de treino, enquanto Raikkonen travava pneus e rodava, Sebastian Vettel era visto ocupando o segundo lugar com 1:05:563.

https://twitter.com/F1/status/1012634572734062593

Os carros da Mercedes retornavam para a pista com os pneus ultramacios, Bottas era o primeiro da dupla a registrar uma volta e tinha 1:05:354, mas era superado por Hamilton que marcava 1:05:037.

Sebastian Vettel seguia em uma disputa com Bottas para a ocupação do segundo lugar. Stroll melhorava a sua marca para 1:06:819 se tornando o décimo primeiro colocado.

O canadense da Williams passou a ser superado por outros competidores e Charles Leclerc com a Sauber era o décimo primeiro também utilizando os ultramacios.

A disputa do segundo lugar da sessão deixava de ser apenas entre Vettel e Bottas e passava a envolver Max Verstappen que registrava 1:05:072, o finlandês da Mercedes tinha 1:04:966 e Hamilton em primeiro tinha 1:04:839.

Restando menos de meia hora para o término da sessão as posições eram: Hamilton, Bottas, Verstappen, Vettel, Ricciardo, Raikkonen, Grosjean, Leclerc, Ocon e Gasly.

Esteban Ocon, abusando do uso das zebras, passava de nono a oitavo com 1:06:055.

Fernando Alonso seguia na pista utilizando os pneus macios e ocupava a décima sétima posição com 1:06:612. Grande parte dos carros retornavam para os boxes, Daniel Ricciardo era o único piloto a instalar pneus ultramacios nos 16 minutos restantes para o término da sessão e tinha 1:05:483 seguindo na quinta posição. Já Vandoorne era visto com supermacios novos ocupando a décima nona posição.

O restante dos que voltavam a ocupar a pista estavam com os compostos mais desgastados para a realização da simulação de corrida.

Lance Stroll abandonava a sessão com três minutos para o seu término com problemas de câmbio.

https://twitter.com/F1/status/1012645612649672704

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo