Com o retorno da Stock Car em Tarumã, Thiago Camilo conquistou a pole neste sábado (20) com a Ipiranga. Guiando o Toyota Corolla, o piloto mostrou que o carro da Ipiranga estava bem equilibrado neste traçado.
O piloto da Ipiranga dividirá a primeira fila com Daniel Serra, da Eurofarma que fez uma boa sessão. O traçado de Tarumã é traiçoeiro e bem difícil, como alguns competidores não conseguiram aderência nos pneus, tiveram um desempenho mais complicado.
Julio Campos comerá a prova da terceira posição, seguido por Felipe Fraga. Gabriel Casagrande cometeu um erro na sua última volta rápida e precisou se contentar com o quinto lugar, acompanhado por Cacá Bueno que representou a KTF em sexto.
A Stock Car retorna neste domingo ao 12h40 para a realização da primeira corrida. A segunda prova da etapa começa na sequência, após o reposicionamento do grid.
Saiba como foi a Classificação para a prova em Tarumã
O treino livre realizado na sexta-feira foi dominado pela Ipiranga, Cesar Ramos foi o mais veloz do primeiro grupo ao anotar 1m04s439, enquanto Thiago Camilo registrou o melhor tempo do grupo dois. Neste sábado, com o início das atividades começando com o TL2, Camilo esteve mais uma vez na ponta anotando 1m04s330.
Dudu Barrichello não participará da classificação e prova, o piloto bateu forte no TL1 depois que o acelerador do carro ficou travado. O piloto bateu na barreira de contenção e seu carro ficou danificado.
Q1
Divididos em dois grupos os pilotos foram enviados para a pista, buscando ficar entre os quinze primeiros colocados. Porém, não poderiam permanecer muito tempo no traçado para não prejudicar a eficiência dos no restante da sessão e depois para a corrida.
Tarumã retorna ao calendário e por mais que alguns competidores conheçam o traçado, eles estão voltando ao circuito cerca de seis anos depois da última prova ser disputada. Os pilotos usaram os treinos livres para preparar os carros e fazer o reconhecimento da pista
Em Tarumã a Stock está lidando com alguns problemas técnicos, a classificação começou com um atraso. Quando o pit-lane foi liberado a temperatura da pista estava na casa dos 34°C.
O primeiro grupo era formado por Piquet Jr, Di Mauro, Navarro, Barrichello, Fraga, F. Baptista, Ramos, Salas, B. Baptista, Gomes, Casagrande, Serra, Maurício, Zonta e Camilo.
Os pilotos deixaram para invadir a pista quando restavam cerca de 4 minutos para o encerramento da atividade. Navarro liderava momentaneamente ao anotar 1m08s338, mas rapidamente Ramos anotou 1m07s754. A pista estava em evolução e Piquet Jr anotou 1m04s892, tempo próximo ao que foi trabalhado durante os treinos livres.
Os tempos foram despencando e assim Fraga saltou para a ponta com 1m04s307, seguido de perto por Camilo que anotou 1m04s565. Na sequência o piloto da Blau foi para os boxes. Ramos mostrava a força da Ipiranga no traçado e anotou 1m04s647.
Com o cronômetro zerado, Rubens Barrichello era o décimo segundo colocado, podendo perder a oportunidade de participar do Q2. O piloto estava enfrentando problemas com a aderência dos pneus e não tinham encontrado um acerto ideal para trabalhar no traçado.
O grupo B foi formado por: Bueno, D. Baptista, Campos, Suzuki, Foresti, Khodair, Massa, Elias, Teixeira, Abreu, Jimenez, Leist, Barrichello, Kohl e Petecof.
Os pilotos repetiram a mesma dinâmica do primeiro grupo, entrando no traçado apenas com 4 minutos restantes para o encerramento da atividade. Rapidamente Bueno se posicionou entre os quinze primeiros colocados, anotando 1m04s667, para ocupar a sexta posição. Campos era o terceiro colocado com 1m04s635. Enzo Elias foi direto para a barreira de pneus.
Maurício que é o atual líder do campeonato despencou na tabela de tempos, perdendo a oportunidade de participar da segunda parte da classificação. A bandeira amarela provocada por Elias, prejudicou alguns competidores.
Do grupo B, avançaram Campos, Bueno, Jimenez, Massa, Leist e Suzuki.
Q2
Nessa segunda parte da classificação, os pilotos batalhavam pelas seis primeiras posições. Sem o líder do campeonato participando da disputa, Casagrande se aproveitava para largar melhor e tentar deixar Tarumã na ponta da tabela.
Leist abriu a tabela de tempos ao anotar 1m05s392, mas rapidamente foi superado por Campos que obteve 1m04s562. Assim que as primeiras voltas foram registradas, os seis primeiros eram: Camilo, Campos, Casagrande, Fraga, Serra e Bueno.
Com o cronômetro zerado, os pilotos ainda tentavam uma volta melhor no traçado, mas a pista ficou um pouco suja pois extravasaram os limites do traçado.
Q3
Na disputa do Q3, apenas Bueno e Campos representavam os pilotos do grupo B, o restante eram pilotos que estavam no grupo A.
Tentando economizar os pneus, os pilotos não entraram no traçado imediatamente. Desta forma tinha pouco tempo para buscar uma volta rápida no traçado de Tarumã quando os competidores resolveram invadir o traçado.
Fraga foi o primeiro piloto que completou uma volta rápida no traçado, anotando 1m04s637, o piloto da Blau foi empurrado para a terceira posição, pois Camilo anotou 1m04s419, enquanto Serra anotou 1m04s587. Casagrande que era o quinto colocado, cometeu um erro na sua última volta rápida no traçado.
Com o cronômetro zerado, Campos saltou para o terceiro lugar, colocando Fraga em quarto. Camilo faturou a pole e dividirá a primeira fila com Serra.