ColunistasDestaquesFórmula 2Post
Tendência

Théo Pourchaire vence na Hungria e diminui vantagem no campeonato. Fittipaldi sobe novamente no pódio

Em corrida marcada por estratégia, desgaste de pneus ditou resultado da corrida. Drugovich termina em 9º.

A corrida principal do GP da Hungria teve os pneus como personagem principal. Divididos na estratégia, os pilotos na liderança optaram por largar com pneus macios, que se desgastam mais rápido e obrigavam os pilotos a pararem mais cedo. E foi o gerenciamento dos pneus que deu a vitória a Theo Pourchaire, que conseguiu manter uma boa distância para os rivais, enquanto que os demais pilotos na mesma estratégia, sofreram no final da corrida não só com o desgaste dos compostos médios, mas também com os rivais com pneus macios e mais novos, que pulverizaram a distância em poucas voltas. Enzo Fittipaldi e Ayumu Iwasa também fizeram um bom gerenciamento dos pneus e foram recompensados com o pódio.

Na largada, Armstrong pulou na liderança, seguido de Iwasa, mas logo na primeira curva, enquanto Iwasa e Drugovich brigavam por posição, Pourchaire se aproveitou e passou pelos dois, assumindo o segundo lugar, seguido de Iwasa, Drugovich, Vesti, Fittipaldi, Vip, Hauger, Verschoor e Sato entre os dez primeiros.

 

Enquanto isso, o vencedor da corrida Sprint, teve problemas e abandonou a prova. Outro destaque no começo da corrida foi Bolukbasi, que começou a escalar o grid e em poucas voltas já ocupava o 11º lugar.

Na quarta volta, Fittipaldi passou por Vesti e assumiu o 5º lugar. Vesti ainda receberia uma punição de 5 segundos por jogar um adversário para fora da pista.

Na 7ª volta, Iwasa começou a atacar Pourchaire, com Drugovich logo atrás. Com pneus macios, o piloto brasileiro fez na oitava volta para sua parada mandatória, sendo seguido na volta seguinte por Armstrong, Iwasa e Pourchaire, que voltou na frente dos adversários, seguido de Iwasa, Armstrong e Drugovich.

Com pneus mais aquecidos, não demorou para Drugovich passar por Armstrong. Na liderança, Fittipaldi parou na volta 10, voltando junto de Pourchaire, perdendo a posição por estar com pneus mais frios.

Na 15ª volta, Vesti estava na liderança, seguido de Vips, Verschoor, Hauger, Lawson, Sergeant, Novalak, Beckmann, Nissany e Cordeel completando os dez primeiros, que largado de pneus médios, ainda não tinham feito suas paradas, com Pourchaire, em 11º, liderando os pilotos que já fizeram suas trocas.

Na volta 17, Lawson passou por Hauger, que saiu da pista durante a disputa, enquanto que Pourchaire passou por Cordeel e entrou na zona de pontuação, com Fittipaldi passando por Cordeel na volta seguinte.

Com os pneus médios se desgastando, Hauger não conseguiu segurar Sargeant, que assumiu o 4º lugar. Pourchaire também se aproveitou e passou por NIssany e Beckmann e subiu para a 7ª colocação com a parada de Hauger.

Com 13 voltas para o fim, Vesti seguia na liderança, seguido de Vips, Verschoor, Lawson, Sargeant, Pourchaire, Fittipaldi, Iwasa, Armstrong e Drugovich, que perdeu a posição para o piloto da Hitech.

Na volta 26, Verschoor fez sua parada, voltando em 17º. Na volta seguinte, foi a vez de Vesti e Vips, com os dois voltando em 9º e 10º. Na volta 28, Sargeant fez sua parada, com Lawson parando na volta seguinte.

Com todos os pilotos tendo feito suas paradas, Pourchaire assumiu a liderança, seguido de Fittipaldi, Iwasa, Armstrong, Drugovich, Vesti, Vips, Verschoor e Daruvala.

Na volta 31, com pneus macios e novos, Vesti passou a atacar Drugovich, enquanto algumas gotas de chuva começavam a cair e não demorou para passar pelo piloto da MP.

 

Vips foi o próximo a passar pelo brasileiro, que caiu para a 7ª colocação. Atrás, Sargeant passou por Daruvala e entrou na zona de pontuação. Na volta 34, foi a vez de Verschoor passar por Drugovich, com Lawson também passando com facilidade pelo líder do campeonato. Na frente, Vesti passou por Armstrong e passou a perseguir Iwasa pelo último lugar no pódio. Vips também passou por Armstrong, enquanto Lawson passou por Verschoor.

No final, Theo Pourchaire cruzou a linha de chegada para vencer o GP da Hungria e diminuir a diferença para Drugovich no campeonato, Enzo Fittipaldi chegou em 2º, com Iwasa completando o pódio. Vesti, Vips, Armstrong, Lawson, Verschoor, Drugovich e Sargeant completaram os pilotos que pontuaram na corrida.

 

Com a vitória, Pourchaire diminui para 21 pontos a diferença para Drugovich na briga pelo título, com o brasileiro tendo 180 pontos contra 159 do francês. Sargeant aparece em 3°, com 119 e Enzo Fittipaldi agora é o 4° na tabela, com 100 pontos.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading