Neste fim de semana, depois de quase dois meses sem atividade a Fórmula 2 está acelerando em Mônaco. A categoria será suporte da Fórmula 1 e parte para a disputa da segunda rodada de provas. Durante está quinta-feira (20) os pilotos da base participaram de um treino livre e classificação, para definir o grid de largada. Théo Pourchaire conquistou a pole, após registrar 1m20s985.
O único treino livre contou com o russo, Robert Shwartzman na liderança, mas a sessão curta foi um pouco tumultuada, a atividade foi interrompida com uma bandeira vermelha, provocada por Marino Sato que ficou parado na pista. A segunda paralisação ocorreu por conta do carro guiado pelo brasileiro Gianluca Petecof, apresentar um problema no motor e pegar fogo. De qualquer forma os pilotos tiveram a oportunidade de conhecer o traçado de rua e se preparar para a classificação.
A classificação
Para Mônaco a Fórmula 2 acaba adotando um outro formato, os pilotos são divididos em dois grupos após um sorteio: o grupo A foi composto pelos pilotos com os carros pares, enquanto o grupo B contou com os pilotos de carros ímpares.
🚨 30 MINS UNTIL QUALI 🚨
The session will be split between Group A and Group B 👀#MonacoGP 🇲🇨 #F2 pic.twitter.com/Y9XELmHlDt
— Formula 2 (@Formula2) May 20, 2021
Devido às características do circuito e para evitar tráfego, a categoria optou por está divisão.
Cada grupo teve a oportunidade de andar por 16 minutos no circuito para buscar as suas melhores marcas. Conforme os pilotos foram registrando os seus tempos, as posições se alteravam rapidamente. Jüri Vips que estava andando bem durante o treino livre, saltou para as primeiras posições no início da atividade.
Próximo do encerramento, Roy Nissany se destacava, por liderar a atividade momentaneamente, mas foi Théo Pourchaire que cravou o melhor tempo com 1m20s985.
🚨 TOP TEN – GROUP A 🚨
Pourchaire’s fantastic lap sits him on top, but there’s still Group B to go! #MonacoGP 🇲🇨 #F2 pic.twitter.com/1Fr2KngsM7
— Formula 2 (@Formula2) May 20, 2021
O grupo B entrou na pista e passou a registrar as suas voltas, com Pourchaire atento aos seus rivais para saber se teria a chance de garantir a pole.
Guanyu Zhou foi trabalhando os pneus tentando garantir o melhor tempo do segundo grupo, mas assim como aconteceu na atuação do grupo A as posições foram se alternando. Com a sessão se aproximando do fim, os tempos melhoraram, Robert Shwartzman assumiu a liderança do grupo B, mas não chegou perto de bater o tempo estabelecido por Pourchaire.
Após os dois grupos realizarem a sua classificação, os tempos estabelecidos pelo grupo A e grupo B foi combinado. Desta forma Pourchaire fica com a pole, seguido por Shwartzman – líder do grupo B na segunda posição – Piastri que foi o segundo colocado do A, assumiu a terceira posição, seguido por Ticketum.
Um dado histórico, Pourchaire bateu o recorde que durava por 22 anos, agora ele é o piloto mais jovem a conquistar a pole nas categorias de base. O recorde era de Fernando Alonso, obtido ainda em 1999.
#F2 History maker!
Theo Pourchaire (@TPourchaire) becomes youngest ever pole-sitter in single-seaters’ second tier, beating Fernando Alonso’s 22-year recordAlonso, FOpen by Nissan at Jarama in 1999:
17yrs, 9m & 17 daysPourchaire, @Formula2 at Monaco in 2021:
17yrs 9m & 0 days— Ida ⬅️ (@woodelliot_) May 20, 2021
Confira o grid para a prova principal do sábado:
Here’s how the Feature Race will start on Saturday as things stand 👀
*Subject to Sprint Race 1 and 2 penalties*#MonacoGP 🇲🇨 #F2 pic.twitter.com/mhdOgdRDtQ
— Formula 2 (@Formula2) May 20, 2021
O cronograma de Mônaco para a Fórmula 2 também é diferenciado, desta vez não haverá corrida no domingo para a categoria. Na sexta-feira a base retorna à pista para disputar a Corrida 1 – Sprint Race, já no sábado eles vão disputar a Corrida 2 – Sprint Race 2 e a Corrida 3 – Feature Race.
Sim, naquele formato adotado para 2021: o grid de largada das duas corridas Sprint ocorre com a inversão de posições. Na Corrida 1, inverte-se os dez primeiros colocados da classificação. Portanto Guanyu Zhou será o líder, acompanhado pelo brasileiro Felipe Drugovich – pilotos da UNI-Virtuosi que se classificação em P10 e P9.
O grid de largada da Corrida 2, conta com a inversão dos dez primeiros colocados da Corrida 1, quem terminar em P10, vai liderar o pelotão da segunda prova. A Corrida 3 que é a prova principal e a mais longa, o grid de largada fica definido pela classificação que desta vez foi realizada nesta quinta-feira.
Os horários da Fórmula 2 em Mônaco:
https://www.instagram.com/p/CPD11hbt_qg/?utm_source=ig_web_copy_link