ColunistasFórmula 1Post

Teste 3: Neve, chuva e pouca atividade na pista

Foi mais uma manhã fria em Barcelona, havia neve cobrindo todo o autódromo e mesmo quando ela parou de cair, uma chuva tomou conta do circuito catalão e as equipes não conseguiram realizar os testes. Fernando Alonso foi o único a conseguir registrar tempo nesta sessão: 2:18:545.

Assim que o autódromo foi aberto, as atividades na pista ficaram interrompidas por três horas e mesmo quando a bandeira verde marcou a liberação para as atividades (8h pelo horário de Brasília), ninguém foi encaminhado para realizar as suas voltas de instalação.

Fernando Alonso foi o primeiro a se aventurar, utilizando os pneus de chuva extrema, já passava das 9h da manhã quando o espanhol partiu para a primeira volta e o asfalto estava completamente encharcado. Alguns minutos depois foi a vez de Daniel Ricciardo e Marcus Ericsson se submeterem às voltas de instalação. Brandon Hartley, depois de um longo período sem atividade, dava vida à pista.

Daniel Ricciardo até investiu em uma segunda volta, mas ao perder o controle do carro e parar com ele na brita, acabou se encaminhando para os boxes pouco depois e não realizou mais voltas.

O circuito ficou à disposição dos pilotos, dessa forma eles não tiveram horário de pausa para o almoço, mas com as temperaturas baixas as equipes seguiam nos seus respectivos boxes onde Ferrari, Renault, Haas e Force India decidiram abortar o dia de testes.

Fernando Alonso completou 11 giros no final do dia e foi o único piloto que conseguiu registrar tempo (2:18:545) utilizando os pneus de chuva extrema.

O que restou ao final do dia foi o bom humor dos pilotos e algumas brincadeiras dentro do paddock apenas para passar o tempo. A expectativa que fica é para a melhora do tempo, para que as atividades possam retornar. Lembramos que a partir do dia 6 de março teremos a segunda rodada de testes em Barcelona.

lll Sobre a troca dos dias de testes

Por conta do mau tempo que assolou Barcelona, até foi conversado com as equipes a possibilidade de fazer a alteração dos dias de testes, no entanto equipes como Williams, Ferrari e Force India já tinham dias programados para realizar as suas filmagens, o acordo então era que se alguma equipe acabasse vetando os treinos, as outras nove que fazem parte do grid deveriam acatar. A Williams e a Ferrari já haviam optando por não ocorrer a mudança e alguns dizem que a Force India também estava envolvida na decisão.

Como alguns disseram que equipes pequenas estavam decidindo errado, não tem como vermos dessa forma, seja para a equipe pequena ou para uma grande, o prejuízo de menos um dia de testes é significativo, mas todas têm o direito de realizar as suas filmagens já que existem dois dias no ano disponíveis exatamente para isso. Aproveitando a viagem para o circuito e os gastos que elas já tiveram, elas podem sim não ceder e foi simplesmente isso que ocorreu.

Mesmo que as equipes tivessem optado em realizar a troca dos dias da filmagem, por regra da FIA, nenhum teste pode acontecer por cinco dias consecutivos e a atividade na pista já estava agendada do dia 6/03 ao dia 9/03, desta forma a ação já entraria em conflito com as regras.

lll Fotos

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading