ColunistasFórmula 1

Temporada de Fórmula 1 de 2017

Chegamos a mais uma temporada da Fórmula 1, esta será a 68º temporada, este ano teremos 20 etapas ao redor do mundo.

Seguem abaixo informações da temporada 2017.

Pilotos e Equipes:

Equipe  Chassis  Motor    Pilotos 
/Mercedes AMG Petronas Motosport F1 W08 EQ Power+ Mercedes 44 /Lewis Hamilton
77  /Valtteri Bottas
/Red Bull Racing Formula One Team RB13  TAG Heuer  /Daniel Ricciardo
33  /Max Verstappen
/Scuderia Ferrari SF70H Ferrari /Sebastian Vettel
/Kimi Räikkönen
/Sahara Force India F1 Team VJM10  Mercedes  11  /Sergio Pérez
31  /Esteban Ocon
/Williams Martini Racing FW40 Mercedes  18  /Lance Stroll
19  /Felipe Massa
/McLaren Honda Formula 1 Team MCL32  Honda  /Stoffel Vandoorne
14  /Fernando Alonso
/Scuderia Toro Rosso STR12  Renault 26  /Daniil Kvyat
55  /Carlos Sainz Jr.
/Haas F1 Team VF-17  Ferrari  /Romain Grosjean
20  /Kevin Magnussen
/Renault Sport Formula One Team R.S.17  Renault 27  /Nico Hülkenberg
30  /Jolyon Palmer
/Sauber F1 Team C36  Ferrari /Marcus Ericsson
94  /Pascal Wehrlein

Mudança nas equipes

  • Começamos ao ano com a triste notícia que a Manor não estaria alinhando os seus carros no grid desta temporda, pois a Just Racing Services a empresa que operava a Manor Racing, emitiu comunicado no início de janeiro de 2017, que estava com dificuldades financeiras e assim estraria sobre administração judicial, por fim em 27 de janeiro de 2017, a equipe encerrou definitivamente as suas atividades;
  • A equipe Sauber mesmo com os fortes investimentos Suecos e de empresas ligadas ao seu primeiro piloto Marcus Ericsson, utilizará os motores Ferrari de 2016;
  • Paddy Lowe deixa a Mercedes, 2017 será o seu ano sabatico, antes de assumir a função de diretor técnico em outra equipe, do qual especulasse seja a Williams, em seu lugar a Mercedes traz James Allison, ex da Ferrari, que deverá assumir as suas funções no início do verão europeu;
  • Toro Rosso voltará a utilizar os motores Renault em 2017.

| Mudança nos Pilotos

  • Campeão da Temporada 2015 da GP2, Stoffel Vandoorne se junta a McLaren como segundo piloto. Vandoorne já havia pilotado uma corrida para a equipe em 2016, quando ele substituiu o lesionado Fernando Alonso. Vandoorne irá substituir Jenson Button, que vai tirar um ano sabático das corridas, enquanto permanecerá com a equipe em um papel de piloto reserva;
  • Nico Hulkenberg deixa a equipe Force India e vai pilotar na equipe Renault. Para seu lugar na equipe indiana, foi contratado o francês Esteban Ocon, que correu pela Manor em 2016;
  • Pascal Wehrlein, no qual pilotava pela Manor em 2016, foi para Sauber para a temporada de 2017, substituindo Felipe Nasr, quem pilotou em 2015 e 2016;
  • Kevin Magnussen acerta com a Haas e vai pilotar em 2017 no lugar de Esteban Gutiérrez;
  • Nico Rosberg anunciou a sua aposentadoria depois de conquistar o título em 2016;
  • Valtteri Bottas assume a vaga deixada por Nico Rosberg na Mercedes. Felipe Massa volta da aposentadoria para o lugar deixado por Valtteri na Williams e se junta com o estreante, Lance Stroll;

Calendário

Confira o calendário oficial da Temporada 2017 da Fórmula 1:

Grande Prêmio  Circuito e Cidade  Data 
1  GP da Austrália Circuito de Albert Park, Melbourne 26 de março
2  GP da China Circuito Internacional de Xangai, Xangai 9 de abril
3  GP do Bahrein Circuito Internacional de Bahrein, Sakhir 16 de abril
4  GP da Rússia Autódromo de Sochi, Sóchi 30 de abril
5  GP da Espanha Circuito da Catalunha, Barcelona 14 de maio
6  GP de Mônaco Circuito de Monte Carlo, Monte Carlo 28 de maio
7  GP do Canadá Circuito Gilles Villeneuve, Montreal 11 de junho
8  GP do Azerbaijão Circuito Urbano de Baku, Baku 25 de junho
9  GP da Áustria Red Bull Ring, Spielberg 9 de julho
10  GP da Grã-Bretanha Circuito de Silverstone, Silverstone 16 de julho
11  GP da Hungria Hungaroring, Budapeste 30 de julho
12  GP da Bélgica Spa-Francorchamps, Spa 27 de agosto
13  GP da Itália Circuito de Monza, Monza 3 de setembro
14  GP da Malásia Circuito Internacional de Sepang, Kuala Lumpur 17 de setembro
15  GP de Singapura Circuito Urbano de Marina Bay, Singapura 1 de outubro
16  GP do Japão Circuito de Suzuka, Suzuka 8 de outubro
17  GP dos Estados Unidos Circuito das Américas, Austin 22 de outubro
18  GP do México Autódromo Hermanos Rodríguez, Cidade do México 29 de outubro
19  GP do Brasil Autódromo de Interlagos, São Paulo 12 de novembro
20  GP de Abu Dhabi Circuito de Yas Marina, Abu Dhabi 26 de novembro

| Mudança no Calendário

  • O evento de Baku foi renomeado, tornando-se o primeiro Grande Prêmio do Azerbaijão. A corrida anterior no Circuito Urbano de Baku foi disputada sob a denominação de Grande Prêmio da Europa em 2016;
  • A data da corrida foi alterada para evitar conflitos com as 24 Horas de Le Mans, que tinha sido uma fonte de controvérsia no Grande Prêmio da Europa de 2016;
  • Inversão de ordens entre China e Bahrein e também entre Malásia e Cingapura;
  • O Grande Prêmio da Alemanha foi retirado do calendário após os organizadores dos circuitos de Hockenheimring e Nürburgring serem incapazes de concordar com os termos comerciais com a FOM.

| Regulações Técnicas

Os regulamentos técnicos que regem o projeto será revisto com o objetivo de melhorar os tempos de volta por quatro a cinco segundos sobre os de carros de 2016.

Destas mudanças serão inclusas:

  • A largura da asa dianteira vai aumentar para 1800 mm (180 cm);
  • A asa traseira será reduzido para 150 mm (15 cm) e sua posição mudou de volta por 200 mm (20 cm);
  • A ponta das tábuas (assoalho) será antecipada para permitir que as equipes tenham mais liberdade para controlar o fluxo de ar;
  • A largura dos pneus dianteiros e traseiros será aumentada para permitir que os carros gerem mais aderência mecânica;
  • O peso mínimo do carro (mais o controlador irá aumentar), com as equipes autorizadas a utilizar 105kg de combustível para ter em conta o aumento de peso mínimo;
  • Durante um fim de semana de GP, se um piloto precisar de mais de uma peça da unidade de potência, ele estará sujeito a punição. E apenas a última das peças adquiridas poderá ser usada nos eventos seguintes sem punição. Isso se dá para evitar o estoque de peças extras da unidade motriz;
  • Restrições serão colocados sobre as dimensões, o peso e os materiais utilizados para construir cada componente individual da unidade de alimentação;
  • As equipes serão restritas a quatro unidades de motor por temporada, independentemente do número de Grandes Prêmios na temporada. Nas temporadas anteriores continua uma disposição para uma quinta unidade de potência se o número de Grandes Prêmios em uma temporada passar de vinte, a partir de 2017, esta disposição será abandonada;
  • O custo de uma oferta unidade de energia será reduzido em R$ 3.658.650 (€ 1.000.000) em 2017 à frente de uma nova redução em 2018;
  • Câmaras deixarão de ser permitidas para ser montado em hastes, localizado no nariz do carro;
  • Para as cinco primeiras corridas de 2017 apenas, a seleção normal de pneus feita pelos times não será usada, já que o prazo de escolha acontece antes dos testes de pré-temporada. Para estes cinco eventos a Pirelli alocará dois jogos do composto mais duro, quatro jogos do composto médio e sete jogos do composto mais macio para cada um dos pilotos do grid.

Regulamentos Desportivos

  • Os fornecedores da unidade de motor terá a “obrigação de fornecer”, assim será determinado que eles forneçam unidades de energia para qualquer equipe sem um acordo com outra fornecedora;
  • Em um GP cuja corrida seja declarada com chuva extrema, ela deverá começar atrás do carro de segurança e o grid seguirá os procedimentos normais de largada quando as condições forem declaradas satisfatórias. Os pilotos irão alinhar no grid para uma largada estática, com o carro de segurança entrando para o pit lane, embora nenhuma volta completada atrás dele conte para a distância total da corrida;
  • Um novo procedimento de largadas na chuva foi definido, com os carros partindo apenas do grid, em vez de largada com safety car liderando uma fila indiana, como já foi visto durante 2016. A partir deste ano, caso haja a necessidade da largada com safety car, o início da prova poderá ser adiado até que existam condições para que os carros larguem da maneira convencional;
  • Os pilotos terão de manter os capacetes com a mesma pintura durante toda a temporada da F1 para facilitar o reconhecimento por parte dos espectadores. Contudo, os pilotos poderão mudar radicalmente a pintura para apenas uma corrida especial, como a corrida “em casa” ou a tradicional etapa de Mônaco, por exemplo. O capacete também poderá ser alterado caso os pilotos mudem de equipe durante a temporada.
  • A partir de 2017, toda relargada após o período de Safety Car será estática. A regra será adicionada em busca de “melhorar o espetáculo” de acordo com as equipes e Bernie Ecclestone.

Calendário de Lançamento dos Carros

Equipe  Chassis  Data  Local 
/Williams FW40 17 de fevereiro Online
/Sauber C36 20 de fevereiro Online
/Renault R.S.17 21 de fevereiro Londres, Inglaterra
/Force India VJM10 22 de fevereiro Silverstone, Inglaterra
/Mercedes F1 W08 EQ Power+ 23 de fevereiro Silverstone, Inglaterra
/Ferrari SF70H 24 de fevereiro Maranello, Itália
/McLaren MCL32 24 de fevereiro Woking, Inglaterra
/Red Bull RB13 26 de fevereiro Online
/Haas VF-17 26 de fevereiro Online
/Toro Rosso STR12 26 de fevereiro Barcelona, Espanha

Pré-Temporada

Os testes de Pré-Temporada serão disputados nos dias de 27 de fevereiro até 2 de março e de 7 até 10 de março, no Circuito da Catalunha em Barcelona;

N.º  Circuito  Resultados 
1  Circuito da Catalunha, Barcelona Dia  Piloto  Equipe  Melhor Tempo  Voltas 
27/02 Lewis Hamilton Mercedes 1:21.765  73
28/02 Kimi Räikkönen Ferrari 1:20.960  108 
01/03 Valtteri Bottas Mercedes 1:19.705 75
02/03 Kimi Räikkönen Ferrari 1:20.872  93 
2  Dia  Piloto  Equipe  Melhor Tempo  Voltas 
07/03 Felipe Massa Williams 1:19.726  167 
08/03 Valtteri Bottas Mercedes 1:19.310  70 
09/03 Sebastian Vettel Ferrari 1:19.024  156 
10/03 Kimi Räikkönen Ferrari 1:18.634 111

Pneus

Desde 2011, a Pirelli tem sido a fornecedora oficial de pneus da F1, para este ano e atendendo a pedidos dos organizadores os pneus serão mais largos para temporada 2017, o pneu dianteiro, teve a largura de 245mm na temporada de 2016 e passará a ter 305mm e o traseiro, de 325mm para 405mm, o diâmetro da roda continua em 13 polegadas, porém este anos os compostos usados serão mais resistentes que nos anos anteriores.

Compostos de Pneus fornecidos pela Pirelli para a Temporada de 2017 da Fórmula 1
Nome do Composto  Cor  Banda de Rolamento  Condições de Condução  Dry Type  Aderência  Longevidade 
Ultra Macio  Roxo 

Slick Seco  Ultrasoft  Mais Aderência  Menos Durável 
Super Macio  Vermelho  Slick Seco  Supersoft Médio  Médio 
Macio  Amarelo  Slick Seco  Soft  Médio  Médio 
Médio  Branco  Slick
Seco  Medium  Médio  Médio 
Duro  Laranja  Slick Seco  Hard  Menos Aderência  Mais Durável 
Intermediário  Verde  Sulcos Molhado  Intermediate
(Água não estagnante)
Chuva  Azul Sulcos Molhado  Wet
(Água estagnante)
| Classificação

Sistema de Pontuação. Os pontos são concedidos até o 10º colocado.

Posição

10º

Pontos 

25

18 

15 

12 

10 

8 

6 

4 

2 

1 

| Campeonato de Pilotos

Fonte: @F1

| Campeonato de Construtores

Fonte: @F1

Fonte: pt.wikipedia.org/Temporada_de_Fórmula_1_de_2017

Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.
Botão Voltar ao topo