Chegamos a mais uma temporada da Fórmula 1, esta será a 68º temporada, este ano teremos 20 etapas ao redor do mundo.
Seguem abaixo informações da temporada 2017.
| Pilotos e Equipes:
Equipe | Chassis | Motor | N° | Pilotos |
/Mercedes AMG Petronas Motosport | F1 W08 EQ Power+ | Mercedes | 44 | /Lewis Hamilton |
77 | /Valtteri Bottas | |||
/Red Bull Racing Formula One Team | RB13 | TAG Heuer | 3 | /Daniel Ricciardo |
33 | /Max Verstappen | |||
/Scuderia Ferrari | SF70H | Ferrari | 5 | /Sebastian Vettel |
7 | /Kimi Räikkönen | |||
/Sahara Force India F1 Team | VJM10 | Mercedes | 11 | /Sergio Pérez |
31 | /Esteban Ocon | |||
/Williams Martini Racing | FW40 | Mercedes | 18 | /Lance Stroll |
19 | /Felipe Massa | |||
/McLaren Honda Formula 1 Team | MCL32 | Honda | 2 | /Stoffel Vandoorne |
14 | /Fernando Alonso | |||
/Scuderia Toro Rosso | STR12 | Renault | 26 | /Daniil Kvyat |
55 | /Carlos Sainz Jr. | |||
/Haas F1 Team | VF-17 | Ferrari | 8 | /Romain Grosjean |
20 | /Kevin Magnussen | |||
/Renault Sport Formula One Team | R.S.17 | Renault | 27 | /Nico Hülkenberg |
30 | /Jolyon Palmer | |||
/Sauber F1 Team | C36 | Ferrari | 9 | /Marcus Ericsson |
94 | /Pascal Wehrlein |
| Mudança nas equipes
- Começamos ao ano com a triste notícia que a Manor não estaria alinhando os seus carros no grid desta temporda, pois a Just Racing Services a empresa que operava a Manor Racing, emitiu comunicado no início de janeiro de 2017, que estava com dificuldades financeiras e assim estraria sobre administração judicial, por fim em 27 de janeiro de 2017, a equipe encerrou definitivamente as suas atividades;
- A equipe Sauber mesmo com os fortes investimentos Suecos e de empresas ligadas ao seu primeiro piloto Marcus Ericsson, utilizará os motores Ferrari de 2016;
- Paddy Lowe deixa a Mercedes, 2017 será o seu ano sabatico, antes de assumir a função de diretor técnico em outra equipe, do qual especulasse seja a Williams, em seu lugar a Mercedes traz James Allison, ex da Ferrari, que deverá assumir as suas funções no início do verão europeu;
- Toro Rosso voltará a utilizar os motores Renault em 2017.
| Mudança nos Pilotos
- Campeão da Temporada 2015 da GP2, Stoffel Vandoorne se junta a McLaren como segundo piloto. Vandoorne já havia pilotado uma corrida para a equipe em 2016, quando ele substituiu o lesionado Fernando Alonso. Vandoorne irá substituir Jenson Button, que vai tirar um ano sabático das corridas, enquanto permanecerá com a equipe em um papel de piloto reserva;
- Nico Hulkenberg deixa a equipe Force India e vai pilotar na equipe Renault. Para seu lugar na equipe indiana, foi contratado o francês Esteban Ocon, que correu pela Manor em 2016;
- Pascal Wehrlein, no qual pilotava pela Manor em 2016, foi para Sauber para a temporada de 2017, substituindo Felipe Nasr, quem pilotou em 2015 e 2016;
- Kevin Magnussen acerta com a Haas e vai pilotar em 2017 no lugar de Esteban Gutiérrez;
- Nico Rosberg anunciou a sua aposentadoria depois de conquistar o título em 2016;
- Valtteri Bottas assume a vaga deixada por Nico Rosberg na Mercedes. Felipe Massa volta da aposentadoria para o lugar deixado por Valtteri na Williams e se junta com o estreante, Lance Stroll;
| Calendário
Confira o calendário oficial da Temporada 2017 da Fórmula 1:
Grande Prêmio | Circuito e Cidade | Data | |
1 | GP da Austrália | Circuito de Albert Park, Melbourne | 26 de março |
2 | GP da China | Circuito Internacional de Xangai, Xangai | 9 de abril |
3 | GP do Bahrein | Circuito Internacional de Bahrein, Sakhir | 16 de abril |
4 | GP da Rússia | Autódromo de Sochi, Sóchi | 30 de abril |
5 | GP da Espanha | Circuito da Catalunha, Barcelona | 14 de maio |
6 | GP de Mônaco | Circuito de Monte Carlo, Monte Carlo | 28 de maio |
7 | GP do Canadá | Circuito Gilles Villeneuve, Montreal | 11 de junho |
8 | GP do Azerbaijão | Circuito Urbano de Baku, Baku | 25 de junho |
9 | GP da Áustria | Red Bull Ring, Spielberg | 9 de julho |
10 | GP da Grã-Bretanha | Circuito de Silverstone, Silverstone | 16 de julho |
11 | GP da Hungria | Hungaroring, Budapeste | 30 de julho |
12 | GP da Bélgica | Spa-Francorchamps, Spa | 27 de agosto |
13 | GP da Itália | Circuito de Monza, Monza | 3 de setembro |
14 | GP da Malásia | Circuito Internacional de Sepang, Kuala Lumpur | 17 de setembro |
15 | GP de Singapura | Circuito Urbano de Marina Bay, Singapura | 1 de outubro |
16 | GP do Japão | Circuito de Suzuka, Suzuka | 8 de outubro |
17 | GP dos Estados Unidos | Circuito das Américas, Austin | 22 de outubro |
18 | GP do México | Autódromo Hermanos Rodríguez, Cidade do México | 29 de outubro |
19 | GP do Brasil | Autódromo de Interlagos, São Paulo | 12 de novembro |
20 | GP de Abu Dhabi | Circuito de Yas Marina, Abu Dhabi | 26 de novembro |
| Mudança no Calendário
- O evento de Baku foi renomeado, tornando-se o primeiro Grande Prêmio do Azerbaijão. A corrida anterior no Circuito Urbano de Baku foi disputada sob a denominação de Grande Prêmio da Europa em 2016;
- A data da corrida foi alterada para evitar conflitos com as 24 Horas de Le Mans, que tinha sido uma fonte de controvérsia no Grande Prêmio da Europa de 2016;
- Inversão de ordens entre China e Bahrein e também entre Malásia e Cingapura;
- O Grande Prêmio da Alemanha foi retirado do calendário após os organizadores dos circuitos de Hockenheimring e Nürburgring serem incapazes de concordar com os termos comerciais com a FOM.
| Regulações Técnicas
Os regulamentos técnicos que regem o projeto será revisto com o objetivo de melhorar os tempos de volta por quatro a cinco segundos sobre os de carros de 2016.
Destas mudanças serão inclusas:
- A largura da asa dianteira vai aumentar para 1800 mm (180 cm);
- A asa traseira será reduzido para 150 mm (15 cm) e sua posição mudou de volta por 200 mm (20 cm);
- A ponta das tábuas (assoalho) será antecipada para permitir que as equipes tenham mais liberdade para controlar o fluxo de ar;
- A largura dos pneus dianteiros e traseiros será aumentada para permitir que os carros gerem mais aderência mecânica;
- O peso mínimo do carro (mais o controlador irá aumentar), com as equipes autorizadas a utilizar 105kg de combustível para ter em conta o aumento de peso mínimo;
- Durante um fim de semana de GP, se um piloto precisar de mais de uma peça da unidade de potência, ele estará sujeito a punição. E apenas a última das peças adquiridas poderá ser usada nos eventos seguintes sem punição. Isso se dá para evitar o estoque de peças extras da unidade motriz;
- Restrições serão colocados sobre as dimensões, o peso e os materiais utilizados para construir cada componente individual da unidade de alimentação;
- As equipes serão restritas a quatro unidades de motor por temporada, independentemente do número de Grandes Prêmios na temporada. Nas temporadas anteriores continua uma disposição para uma quinta unidade de potência se o número de Grandes Prêmios em uma temporada passar de vinte, a partir de 2017, esta disposição será abandonada;
- O custo de uma oferta unidade de energia será reduzido em R$ 3.658.650 (€ 1.000.000) em 2017 à frente de uma nova redução em 2018;
- Câmaras deixarão de ser permitidas para ser montado em hastes, localizado no nariz do carro;
- Para as cinco primeiras corridas de 2017 apenas, a seleção normal de pneus feita pelos times não será usada, já que o prazo de escolha acontece antes dos testes de pré-temporada. Para estes cinco eventos a Pirelli alocará dois jogos do composto mais duro, quatro jogos do composto médio e sete jogos do composto mais macio para cada um dos pilotos do grid.
| Regulamentos Desportivos
- Os fornecedores da unidade de motor terá a “obrigação de fornecer”, assim será determinado que eles forneçam unidades de energia para qualquer equipe sem um acordo com outra fornecedora;
- Em um GP cuja corrida seja declarada com chuva extrema, ela deverá começar atrás do carro de segurança e o grid seguirá os procedimentos normais de largada quando as condições forem declaradas satisfatórias. Os pilotos irão alinhar no grid para uma largada estática, com o carro de segurança entrando para o pit lane, embora nenhuma volta completada atrás dele conte para a distância total da corrida;
- Um novo procedimento de largadas na chuva foi definido, com os carros partindo apenas do grid, em vez de largada com safety car liderando uma fila indiana, como já foi visto durante 2016. A partir deste ano, caso haja a necessidade da largada com safety car, o início da prova poderá ser adiado até que existam condições para que os carros larguem da maneira convencional;
- Os pilotos terão de manter os capacetes com a mesma pintura durante toda a temporada da F1 para facilitar o reconhecimento por parte dos espectadores. Contudo, os pilotos poderão mudar radicalmente a pintura para apenas uma corrida especial, como a corrida “em casa” ou a tradicional etapa de Mônaco, por exemplo. O capacete também poderá ser alterado caso os pilotos mudem de equipe durante a temporada.
- A partir de 2017, toda relargada após o período de Safety Car será estática. A regra será adicionada em busca de “melhorar o espetáculo” de acordo com as equipes e Bernie Ecclestone.
| Calendário de Lançamento dos Carros
|
| Pré-Temporada
Os testes de Pré-Temporada serão disputados nos dias de 27 de fevereiro até 2 de março e de 7 até 10 de março, no Circuito da Catalunha em Barcelona;
N.º | Circuito | Resultados | ||||
1 | Circuito da Catalunha, Barcelona | Dia | Piloto | Equipe | Melhor Tempo | Voltas |
27/02 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1:21.765 | 73 | ||
28/02 | Kimi Räikkönen | Ferrari | 1:20.960 | 108 | ||
01/03 | Valtteri Bottas | Mercedes | 1:19.705 | 75 | ||
02/03 | Kimi Räikkönen | Ferrari | 1:20.872 | 93 | ||
2 | Dia | Piloto | Equipe | Melhor Tempo | Voltas | |
07/03 | Felipe Massa | Williams | 1:19.726 | 167 | ||
08/03 | Valtteri Bottas | Mercedes | 1:19.310 | 70 | ||
09/03 | Sebastian Vettel | Ferrari | 1:19.024 | 156 | ||
10/03 | Kimi Räikkönen | Ferrari | 1:18.634 | 111 |
| Pneus
Desde 2011, a Pirelli tem sido a fornecedora oficial de pneus da F1, para este ano e atendendo a pedidos dos organizadores os pneus serão mais largos para temporada 2017, o pneu dianteiro, teve a largura de 245mm na temporada de 2016 e passará a ter 305mm e o traseiro, de 325mm para 405mm, o diâmetro da roda continua em 13 polegadas, porém este anos os compostos usados serão mais resistentes que nos anos anteriores.
Compostos de Pneus fornecidos pela Pirelli para a Temporada de 2017 da Fórmula 1 | |||||||
Nome do Composto | Cor | Banda de Rolamento | Condições de Condução | Dry Type | Aderência | Longevidade | |
Ultra Macio | Roxo |
| Slick | Seco | Ultrasoft | Mais Aderência | Menos Durável |
Super Macio | Vermelho | Slick | Seco | Supersoft | Médio | Médio | |
Macio | Amarelo | Slick | Seco | Soft | Médio | Médio | |
Médio | Branco | Slick | Seco | Medium | Médio | Médio | |
Duro | Laranja | Slick | Seco | Hard | Menos Aderência | Mais Durável | |
Intermediário | Verde | Sulcos | Molhado | Intermediate (Água não estagnante) | — | — | |
Chuva | Azul | Sulcos | Molhado | Wet (Água estagnante) | — | — |
Sistema de Pontuação. Os pontos são concedidos até o 10º colocado.
Posição | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | 10º |
Pontos | 25 | 18 | 15 | 12 | 10 | 8 | 6 | 4 | 2 | 1 |
| Campeonato de Pilotos
| Campeonato de Construtores
Um Comentário