AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Te apresento o Oliver Bearman: o jovem talentoso que assume o volante da Ferrari em substituição a Carlos Sainz

Piloto britânico da F2 da Prema assume posição de reserva na lendária escuderia italiana

Com Carlos Sainz afastado devido a uma cirurgia de apendicite, o piloto britânico de apenas 18 anos, Oliver Bearman, está prestes a fazer sua estreia na Fórmula 1 pela Ferrari no Grande Prêmio da Arábia Saudita.

Embora seu colega de equipe na Prema na Fórmula 2, Andrea Kimi Antonelli, tenha atraído muita atenção recentemente, especialmente com a Mercedes considerando suas opções de pilotos para 2025, Bearman é igualmente reconhecido como uma estrela em ascensão.

Após impressionar na cena do kart e na Fórmula 4, o nativo de Chelmsford chamou a atenção da Ferrari durante as Finais Mundiais de Scouting da Ferrari Driver Academy em 2021, garantindo assim um lugar na academia da lendária equipe.

Bearman também foi finalista do prestigiado prêmio Aston Martin Autosport BRDC Young Driver of the Year Award em duas ocasiões.

Essas conquistas impulsionaram sua carreira, levando-o à Fórmula 3 em 2022 com a renomada equipe Prema, onde conquistou uma vitória e garantiu o terceiro lugar no campeonato.

Em seguida, tanto a Ferrari quanto a Prema promoveram Bearman para a Fórmula 2 no ano seguinte, onde ele terminou em sexto lugar, obtendo quatro vitórias, incluindo uma memorável dobradinha em Baku.

Demonstrando sua promessa como futuro piloto de elite, a Ferrari começou a oferecer a Bearman oportunidades de testar carros de F1. Um desses testes, realizado em Fiorano com o carro de 2021, foi crucial para que ele obtivesse a superlicença, que ele aproveitou ao máximo ao testar para a equipe cliente da Ferrari, a Haas.

Sua estreia oficial em um fim de semana de GP ocorreu no México, onde impressionou tanto a Ferrari quanto a Haas com sua maturidade e desempenho sólido, ficando apenas três décimos atrás do piloto regular Nico Hulkenberg.

Na ocasião, Ayao Komatsu, que assumiu como diretor da equipe desde então, elogiou a estreia de Bearman como “excelente”, destacando sua profissionalidade e calma.

Mais testes seguiram-se em Abu Dhabi, incluindo sessões de treinos e testes para jovens pilotos, e no início deste ano, Bearman teve a oportunidade de pilotar o carro de 2022 em Barcelona. Além de suas habilidades na pista, o britânico também impressionou a mídia com suas respostas ponderadas e sua determinação.

“Acredito que estou pronto para isso”, declarou Bearman à mídia após uma sessão de treinos em Abu Dhabi. “A preparação será crucial, mas não tenho dúvidas de que estarei pronto se chamado.”

Essa chamada chegou mais cedo do que o esperado, devido à ausência de Sainz por motivos de saúde, proporcionando a Bearman uma oportunidade única na vida. Ele se tornará o primeiro piloto a fazer sua estreia na F1 pela Ferrari em mais de cinco décadas.

Além disso, Bearman se torna o primeiro britânico a pilotar pela Ferrari desde Eddie Irvine em 1999, estabelecendo uma curiosa conexão entre ele e Lewis Hamilton, que deverá substituí-lo no próximo ano.

A estreia surpreendente de Bearman em Jeddah ocorre em meio à sua segunda temporada na F2, onde ele enfrenta Antonelli, protegido da Mercedes, como principal rival. Depois de um fim de semana difícil no Bahrein, Bearman conseguiu a pole position em Jeddah, mas a batalha com Antonelli terá que esperar até a etapa de Melbourne.

Com apenas uma sessão de treinos para se preparar, a pressão sobre Bearman não poderia ser maior. No entanto, essa é sua chance de provar seu valor à Ferrari e à Haas, que o consideram como uma opção para a temporada de 2025. Se Bearman está realmente pronto para o desafio, esta é sua oportunidade de mostrar isso.

Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo