ColunistasPostStock Car

Stock Car retorna ao Rio de Janeiro com etapa a ser disputada no Aeroporto do Galeão

Em 2022 a Stock Car estará de volta ao Rio de Janeiro, a categoria utilizará uma pista inédita para o automobilismo nacional, a corrida será realizada no Aeroporto Internacional do Galeão-Tom Jobim, na Ilha do Governador.

A prova está programada para ser disputada no dia 10 de abril, sendo a primeira praça a ser confirmada. A corrida será disputada no formato de rodadas duplas, onde duas corridas são disputadas no domingo. Além disso, a categoria também levará a Stock Series, ex-Stock Light.

A última prova da Stock Car no Rio de Janeiro foi disputada em julho de 2012, no extinto Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, vitória de Allam Khodair, quando o piloto ainda corria pela equipe Vogel.

LEIA MAIS: Stock Car divulga calendário da temporada 2022 com o retorno da corrida de duplas

“Há um sentimento de grande orgulho em todos os membros da Stock Car pela façanha que estamos construindo para o ano que vem, isso vai dos pilotos aos engenheiros, mecânicos e patrocinadores. Certamente os fãs sentirão o mesmo. Será um momento histórico”, disse Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car. 

O traçado será batizado como Circuito Cacá Bueno, em homenagem ao pentacampeão, ele foi idealizado por Luís Ernesto Morales, presidente da Comissão Nacional de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e também engenheiro-chefe do GP de São Paulo de F1.

“Um aeroporto comercial possui uma complexidade logística muito especial. Some-se a isso a complexidade natural de se realizar uma corrida fora de um autódromo, onde todas as instalações e pista já existem, e então você começa a entender o tamanho do desafio. Por isso é importante agradecer e destacar o papel do Governo do Estado, Aeroporto RIOGaleão, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Infraero, além da Naturgy e Light, que são os patrocinadores da prova”, completou Julianelli. “Queremos deixar um grande legado, o retorno em definitivo, do automobilismo no Rio de Janeiro”, acrescenta Márcia Dias, CEO da Buenos Dias, parceira da Vicar na implantação da prova. 

Sendo o segundo maior aeroporto internacional do Brasil, atrás apenas de Guarulhos, em São Paulo, o Galeão não sofrerá impacto em seu funcionamento enquanto ao fim de semana da Stock Car será realizado. O circuito será montado na pista auxiliar,  que apenas é utilizada em casos excepcionais.

Em outubro a Stock Car confirmou as datas que pretende usar para que o próximo campeonato seja disputado. As praças ainda não foram confirmadas, mas sabemos que em 2022 a Corrida de Duplas retorna ao calendário.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo