ColunistasPostStock Car

Stock Car adota novo formato para as 12 etapas da temporada 2021

A Stock Car anunciou nesta segunda-feira (22) o novo formato que será adotado para as disputas que vão ser realizadas em 2021. A Vicar, promotora da categoria informou que em cada uma das 12 etapas foi adotado o formato de duas corridas seguidas nonstop.

A primeira prova terá a duração de 25 minutos e sem parar no grid os pilotos vão dar uma volta de realinhamento, mas os dez primeiros colocados farão a inversão do grid. Logo depois a direção de prova dará início a segunda corrida, com a duração de 20 minutos. O formato de 12 etapas, dará ao campeonato um total de 24 provas.

As duas corridas de cada etapa terão uma pontuação individual, no mesmo sistema que estava vigente em 2020. A primeira corrida conta com uma pontuação maior, onde o vencedor soma 30 pontos, o segundo colocado fica com 26 e o terceiro com 22. Até o vigésimo colocado eles são contemplados com pontos, com este último somando apenas um ponto. Já na segunda prova o vencedor da prova conta com 24 pontos, o segundo 20 e o terceiro 18, onde também o vigésimo colocado ficará com um ponto.

A categoria também premiará o piloto que conquistar a pole position, com dois pontos extras.

“Olhamos cada detalhe do regulamento com o objetivo de melhorar ainda mais o alto nível de 2020. Essa análise, combinada à nossa transmissão ao vivo na TV aberta com a Band e simultaneamente no Sportv, nos mostrou o caminho a seguir”, diz Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car. “Percebemos em conjunto que alguns detalhes do regulamento poderiam funcionar melhor. E acho que chegamos a um pacote muito interessante, promovendo o tempo todo grandes disputas e consequentemente um show para os fãs”, completa Julianelli.

Outras regras

O lastro que já foi um mecanismo adotado em 2020 durante a equalização dos carros segue como algo válido para o campeonato de 2021, mas desta vez a utilização do lastro vai até o sexto colocado. A distribuição entre eles fica desta forma: 1º 30, 2º 25, 3º 20, 4º 15, 5º 10 e 6º 5.

Os pitstop antes estava presente nas duas corridas, mas agora será necessário apenas na primeira corrida de cada etapa.

Na temporada passada a categoria passou a contar com o descarte dos três piores resultados. Neste ano cada competidor poderá descartar quatro resultados, eles podem utilizar em imprevistos como acidentes ou algum problema que leve ao piloto não obter um bom resultado na etapa.

A distribuição do Fun Push segue as regras de quando foi implementado pela categoria, os seis pilotos mais votados pelo público rebem o botão que dá direito a utilização de uma potência extra no motor para aumentar a sua velocidade podendo ser usada para defender a sua prova ou atacar um adversário.

A primeira corrida da temporada está programada para o dia 25 de abril em Londrina, a abertura do campeonato estava agendada para o dia 28 de março no Autódromo do Velopark, mas precisou ser adiada por conta da pandemia. 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo