Em uma prova cheia de reviravoltas, William Byron venceu a corrida da NASCAR Cup Series no Atlanta Motor Speedway, que foi encurtada pela chuva. Essa foi sua quarta vitória na temporada, a maior entre os competidores. A corrida foi considerada oficial após 185 das 260 voltas programadas.
Com o triunfo, Byron se isolou como o maior vencedor da temporada 2023, conquistando sua quarta vitória no ano, uma a mais que Kyle Busch.
Daniel Suárez, da equipe Trackhouse Racing, ficou em segundo lugar, seguido por AJ Allmendinger, Michael McDowell e Kyle Busch. Brad Keselowski, JJ Yeley, Ryan Blaney, Justin Haley e Ricky Stenhouse Jr. completaram o top 10 da corrida.
Apesar do resultado favorável, o piloto da Hendrick não teve vida fácil. Byron teve um contratempo ao rodar na volta 80 após um contato com Corey LaJoie, fazendo com que seu carro perdesse a volta do líder. No entanto, ele conseguiu recuperar sua posição durante uma bandeira amarela, quando seu companheiro de equipe Kyle Larson também rodou. O campeão da Cup em 2021 abandonou com um pneu estourado em decorrência da rodada.
Enquanto a chuva se aproximava da pista em Hampton, Georgia, Byron conseguiu esticar seu combustível estrategicamente para se posicionar na frente do pelotão. O momento mais impactante da etapa de Atlanta foi o acidente na volta 123 envolvendo Corey LaJoie, Erik Jones, Tyler Reddick, Ty Gibbs e Ross Chastain.
A NASCAR Cup Series retorna no próximo domingo com a prova realizada no circuito de New Hampshire.
Top-10 da etapa de Atlanta:
1 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
2 – Daniel Suarez (Trackhouse/Chevrolet)
3 – AJ Allmendinger (Kaulig/Chevrolet)
4 – Michael McDowell (Front Row/Ford)
5 – Kyle Busch (Richard Childress/Chevrolet)
6 – Brad Keselowski (RFK/Ford)
7 – JJ Yeley (Rick Ware/Ford)
8 – Justin Haley (Kaulig/Chevrolet)
9 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
10 – Ricky Stenhouse Jr (JTG Daugherty/Chevrolet)
Classificação do campeonato
Classificados por vitória: William Byron (4); Kyle Busch (3); Martin Truex Jr e Kyle Larson (2); Ross Chastain, Denny Hamlin, Christopher Bell, Ryan Blaney, Joey Logano, Tyler Reddick e Ricky Stenhouse Jr (1)
Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte)
Kevin Harvick +126
Chris Buescher +102
Brad Keselowski +100
Daniel Suarez +3
Michael McDowell +3
Bubba Wallace -3
AJ Allmendinger -13
Ty Gibbs -26
Austin CIndric -38