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Sexta-feira na Hungria termina com Lando Norris na liderança dos treinos

McLaren apresenta bom desempenho e sobra na ponta com nova dobradinha

A sexta-feira (01) de treinos livres, foi concluída pelos times da Fórmula 1. O clima mudou bastante ao longo do dia, com as temperaturas diminuindo à cada sessão. Lando Norris foi o líder ao estabelecer o tempo de 1m15s624 com os pneus macios. O britânico superou o companheiro de equipe, por 0s291.

Se baseando na necessidade de coletar dados e se preparar para a corrida, as equipes focaram na simulação de corrida, operando principalmente com os pneus médios e macios.

Oscar Piastri fez uma sessão muito forte, conseguindo imprimir um ritmo bom com a McLaren, além do tempo de 1m15s915. Charles Leclerc esteve próximo dos adversários, concluindo o dia na terceira posição, com a marca de 1m16s023.

A Aston Martin roubou a cena, com Lance Stroll em quarto e Fernando Alonso em quinto. Lewis Hamilton ocupou o sexto lugar com a Ferrari, em uma sessão discreta. George Russell foi o sétimo colocado, embora tenha sofrido bastante com o desempenho do carro.

Isack Hadjar encaixou a Racing Bulls na oitava posição, com Yuki Tsunoda em nono representando a Red Bull, acompanhado por Andrea Kimi Antonelli em décimo com a Mercedes. Max Verstappen foi apenas o décimo quarto colocado, depois de várias reclamações sobre o equipamento.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 7h30 (pelo horário de Brasília), para o último treino livre e definição do grid de largada do GP da Hungria.

Saiba como foi o TL2 do GP da Hungria

Fernando Alonso conseguiu a liberação dos médicos para participar do TL2 do GP da Hungria. O piloto espanhol se ausentou da primeira sessão, por conta de uma lesão muscular nas costas. O TL1 foi executado por Felipe Drugovich, que auxiliou o time nos testes que foram conduzidos ao longo da sessão, em busca de encontrar o melhor acerto para o fim de semana.

Também retornou ao carro nessa atividade, Nico Hülkenberg, pois o piloto alemão precisou ceder o seu equipamento para Paul Aron e assim a Sauber cumprir o regulamento da temporada 2025, que implica no empréstimo dos dois carros em TL1, por duas vezes no ano para jovens pilotos.

Hülk foi rapidamente liberado por sua equipe para o traçado, a primeira volta do piloto alemão foi realizada com os pneus médios, onde ele anotou 1m19s487, no giro de aclimatação. O piloto extravasou os limites de pista, carregando brita ao traçado e desta forma gerando um certo transtorno para os outros competidores.

A Mercedes implementou várias mudanças no carro, mas tem sofrido com a instabilidade, como se tornou mais difícil de guiar W16, a equipe decidiu retornar um pouco atrás e fez a mudança na suspensão traseira. A medida foi tomada após o desempenho em Spa não ser satisfatório. O time está em busca de identificar qual é o real problema equipamento.

Com quase 20 minutos de sessão, Norris roubou a liderança de Oscar Piastri, anotando a marca de 1m16s252, contra 1m16s697. Charles Leclerc ocupava a terceira posição com a marca de 1m17s143, ambos trabalhando com os pneus médios. Na pista, a dupla da Haas e Gabriel Bortoleto eram os únicos com os pneus duros, trabalhando na simulação de corrida.

O mesmo valia para o restante do grid, que estava investindo em um stint maior, trabalhando a simulação de corrida, para verificar a durabilidade dos pneus. Na Sauber, a questão com os compostos era um pouco mais séria, já que Bortoleto tinha reclamado da falta de aderência, enquanto Paul Aron tinha abandonado o TL1, por um problema hidráulico.

Ao instalar os pneus macio, aproveitando um instante de pista livre, Carlos Sainz deixou a décima quarta posição, para ocupar o terceiro lugar com o tempo de 1m16s874, apesar de alguns erros no seu giro. Na sequência, Lance Stroll superou o tempo de Norris, para cravar a marca de 1m16s221 e ser o atual líder. Aos poucos os outros competidores também instalavam os pneus macios, para fazer um teste de volta rápida, antes de retomar a simulação de corrida.

Oscar Piastri entro na marca de 1m15s915, superando Stroll em 0s306. Após superar a volta abortada, Norris superou o companheiro de equipe, estabelecendo o tempo de 1m15s624, para ser 0s291 mais rápido.

Restando 20 minutos para o final, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Leclerc, Stroll, Alonso, Hamilton, Russell, Hadjar, Tsunoda e Antonelli. Neste momento a posição de Stroll chamava a atenção, pois o canadence estava separado por mais de 0s495 do líder.

Max Verstappen persistia em sua reclamação sobre o carro, dizendo que o equipamento estava inguiável.

As equipes aproveitaram o restante da sessão, para compreender a performance do carro no tráfego, em ritmo de corrida, pensando no domingo. A temperatura da pista também estava mais fria, dando uma ideia do que esperar para o restante do evento.

Com o cronômetro zerado, Norris e Piastri quase se acertaram em pista, após um erro.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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