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Max Verstappen fatura vitória em Abu Dhabi marcando ano dominante da Red Bull

Em Abu Dhabi, Verstappen faz corrida irretocável e fatura 54ª vitória da carreira

Max Verstappen encerra a temporada 2023 da mesma forma como começou o ano, faturando mais uma vitória, a 54ª da carreira. O holandês fez mais uma prova dominante neste domingo (26) e com tremenda segurança cruzou a linha de chegada com mais de 17 segundos de vantagem para Charles Leclerc. Verstappen.

Em Abu Dhabi tivemos o duelo pelo vice-campeonato de Construtores, mas foi a Mercedes que levou a melhor. George Russell salvou o tão sonhado pódio que esperava nesta reta final da temporada 2023, auxiliando a equipe a obter os pontos que era preciso para ficar à frente da equipe italiana.

Leclerc tentou jogar com as cartas que tinha na mão no final da prova, deixando Sergio Pérez ultrapassá-lo no final da corrida, enquanto buscava se distanciar de Checo para abrir cinco segundos para o adversário. A tática foi pensada, pois o piloto da Red Bull tinha uma punição de cinco segundos para cumprir no final da prova. Os esforços de Leclerc foram legítimos, mas não funcionara, pois o piloto conseguiu apenas uma distância de 1s5 para Pérez. Com a punição aplicada o adversário terminou atrás de Russell.

Lando Norris concluiu a prova na quinta posição, seguido por Oscar Piastri. No começo da corrida a dupla da McLaren tentou brigar pelo pódio, mas com as movimentações provocadas pelas trocas de pit-stop, os competidores perderam terreno. A McLaren fica com a quarta posição no mundial à frente da Aston Martin.

Fernando Alonso concluiu a corrida na sétima posição, com Yuki Tsunoda que foi o oitavo colocado. O japonês da AlphaTauri se defendeu até o final da prova do duelo com Lewis Hamilton que faturou a nona posição. Lance Stroll completou o Top-10, com o segundo carro da Aston Martin.

Carlos Sainz não concluiu a prova, optou pelo abandono no final da corrida. A estratégia adotada para o espanhol dependia de um Safety Car para funcionar, como o carro de segurança não pintou na pista, Sainz ficou completamente vendido. Com o resultado, Leclerc ultrapassa o companheiro de equipe no mundial.

A Fórmula 1 marca o seu encerramento em Abu Dhabi, depois de um ano de domínio explicito da Red Bull.

Saiba como foi o GP de Abu Dhabi

Neste domingo os carros de Fórmula 1 alinharam pela última vez no ano no grid. Max Verstappen conquistou a pole, depois que nenhum outro competidor conseguiu bater o tempo estabelecido pelo holandês. Charles Lecerc faturou o segundo lugar, acompanhado por Oscar Piastri e George Russell.

Realizando a sua última prova com este carro, Lewis Hamilton faturou apenas a 11ª posição para a largada, enquanto Carlos Sainz foi eliminado no Q1, desta forma teve que se contentar com a 16ª posição para a largada.

Antes da prova ter início, apenas Lance Stroll, Carlos Sainz e Valtteri Bottas começaram a corrida com os pneus duros, o restante apostou nos pneus médios.

Largada autorizada Max Verstappen manteve a ponta, enquanto Lando Norris encontrou um espaço para ultrapassar George Russell. Leclerc fez o papel de defender a segunda posição, depois do piloto da McLaren atacar o adversário.

Lewis Hamilton saltou para o nono lugar, enquanto Sainz era apenas o décimo quarto colocado. Nico Hülkenberg despencou no grid depois da largada, depois de ocupar a oitava posição, o piloto caiu para a décima terceira posição e na segunda volta foi ultrapassado por Sainz.

Durante o terceiro giro, a dupla da McLaren pressionava Leclerc. O monegasco tentava se manter atrás de Verstappen, para usar o DRS a partir da terceira volta. Na sequência, Sergio Pérez recuperou a posição fazendo a ultrapassagem em Pérez.

Foi na quarta volta que Norris e Piastri inverteram as posições, com o britânico ganhando passagem para atacar Leclerc e buscar o segundo lugar para a equipe.

Na quinta volta, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Norris, Piastri, Russell, Tsunoda, Alonso, Gasly, Pérez e Hamilton. No giro seguinte, Kevin Magnussen seguiu para os boxes, instalando um novo jogo de pneus duros, depois de cometer um erro na pista.

A prova seguiu e ainda com a proximidade inicial, Russell atacava Piastri e conseguiu a ultrapassagem, mas o piloto da McLaren recuperou a posição na sequência.

Foi na oitava volta que Ricciardo precisou recorrer aos boxes, pois uma sobreviseira tinha entrado no duto de refrigeração do carro. O australiano foi devolvido à frente de Kevin Magnussen.

Depois de sofrer atrás de Piastri, Russell recuperou a quarta posição ocupando o décimo segundo lugar. Na ponta, Verstappen tinha conseguido apenas 1s4 de vantagem para Leclerc. Norris precisou se distanciar de Leclerc.

Pérez também penou para conseguir a ultrapassagem em Gasly, mas no décimo segundo giro, o mexicano faturou o sétimo lugar. Fernando Alonso foi aos boxes, instalando um jogo de pneus duros.

No décimo quarto giro, Piastri, Hülkenberg e Zhou realizaram as suas paradas, para instalar os pneus duros. Na volta seguinte, Norris seguiu aos boxes, mas a McLaren cometeu um erro e ainda no pit-lane o britânico acabou sendo ultrapassado por George Russell. No final do pelotão, Alonso atacava Piastri. Hamilton e Gasly tiveram um leve toque, mas a prova seguiu para os competidores.

Max Verstappen foi chamado aos boxes na décima sétima volta. Leclerc assumiu a liderança, enquanto Verstappen foi devolvido ao traçado ocupando o sétimo lugar.

Com a parada de Leclerc na décima oitava volta, Yuki Tsunoda se tornou o novo líder da prova. Estavam ainda com os pneus da largada, Tsunoda, Stroll, Sainz e Bottas.

Após 20 voltas, os dez primeiros eram: Tsunoda, Stroll, Verstappen, Sainz, Leclerc, Russell, Norris, Piastri, Alonso e Bottas. Como o finlandês precisaria permanecer mais tempo com os pneus duros, começou a ser ultrapassado pelos competidores que estavam com pneus duros mais novos.

Foi apenas no giro 25 que Tsunoda foi chamado aos boxes, retornando apenas na décima primeira posição. A Ferrari então, não demorou mais tempo para realizar a parada de Carlos Sainz, mas o espanhol passou a utilizar mais um jogo de pneus duros, completamente novo. No entanto, Sainz foi devolvido para a pista, apenas na décima sexta posição.

Chegando ao giro 25, Pérez ultrapassou Alonso para assumir a sétima posição. Hamilton por sua vez se livrou de Ricciardo para ocupar o oitavo lugar.

Três voltas depois, Pérez também ganhou a posição de Piastri, enquanto Stroll ultrapassou Ricciardo no giro seguinte. No trigésimo giro, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Russell, Norris, Pérez, Piastri, Alonso, Hamilton, Tsunoda e Stroll.

Ricciardo realizou uma segunda parada na volta 32. Foi neste momento que desencadearam uma segunda parada para outros competidores do grid. Norris e Russell saltaram aos boxes mais uma vez, mas dessa vez em uma parada que foi descasada.

Com os pilotos britânicos voltando no meio do bolo, eles precisavam ter cuidado, além disso Norris estava envolvido em um duelo particular com Russell.

No giro 39, Alonso tinha recuperado a posição após ultrapassagem de Hamilton. Outro duelo que chamou a atenção, foi a ultrapassagem de Piastri e Sainz em Ocon. O piloto da Alpine não estava se sentindo muito bem desde o início do fim de semana em Abu Dhabi.

Durante a volta 42, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Leclerc, Russell, Tsunoda, Norris, Stroll, Piastri, Sainz e Ocon. Na volta seguinte, Pérez e Stroll realizaram mais uma troca de pneus. A Ferrari sabia que a prova de Sainz estava condenada, desta forma esperava um Safety Car para cumprir com o piloto a parada obrigatória.

Após o mexicano substituir os seus pneus, Verstappen então foi chamado aos boxes, sem perder a liderança.

Na volta 46, Alonso concluiu a ultrapassagem em Sainz. Leclerc era alertado pela equipe por ter infringido os limites de pista. No giro seguinte, Pérez e Norris se tocaram, o piloto da McLaren precisou extravasar os limites de pista. No duelo entre Hamilton e Sainz, o britânico concluiu a ultrapassagem no espanhol.

Foi na volta 49 que Pérez de fato concluiu a ultrapassagem em Norris, para ocupar o quarto lugar.

Restando oito voltas para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Russell, Pérez, Norris, Piastri, Tsunoda, Alonso, Hamilton e Sainz.

Foi no giro 52 que Pérez recebeu uma punição de cinco segundos pela colisão com Norris. No entanto, o piloto da McLaren estava separado por cerca de 4s6 do mexicano.

Na volta 56, Pérez seria punido com cinco segundos, mas o mexicano neste momento só perderia a posição para Russell. Sainz permaneceu na pista até a última volta, pois a Ferrari ainda aguardava um Safety Car.

Sainz instalou os pneus macios para concluir a corrida e cumprir o regulamento. O espanhol caiu para a décima quinta posição.

Leclerc deixou Pérez ultrapassar o monegasco, enquanto o piloto tentava abrir distância para garantir o vice de construtores para a Ferrari, no entanto, a estratégia não funcionou, pois não foi possível abrir cinco segundos para o mexicano ou atrasar Russell.

Com a punição aplicada para Pérez, o piloto da Red Bull caiu para a quarta posição. Verstappen cruzou a linha de chegada na liderança, faturando a última vitória da temporada 2023.

Tsunoda duelou com Hamilton até o final, para garantir a oitava posição e faturou a votação de piloto do dia.

Carlos Sainz se quer recebeu a última bandeirada, pois optou por seguir aos boxes, abandonando a corrida.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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