O Campeonato Mundial de Fórmula-E fez história neste sábado (30) com a realização da primeira corrida no Japão, na movimentada metrópole de Tóquio. Os 22 pilotos participantes foram recebidos por uma multidão entusiasmada, ávida por presenciar a ação dos carros elétricos mais rápidos do mundo.
Sérgio Sette Câmara, brasileiro de 25 anos, demonstrou grande empolgação desde o início do evento. Familiarizado com a cultura japonesa, o piloto se declarou fã do desafiador circuito após horas de treinamento no simulador. A pista técnica, diferente das habituais, proporcionou um desafio especial para os carros da equipe ERT Fórmula-E.
Em meio aos treinos livres, a equipe concentrou-se em preparar um carro confiável para a corrida, sem se preocupar com os resultados imediatos. Sette Câmara obteve o 17º e o 19º tempos nas sessões, mas surpreendeu ao classificar-se em segundo lugar no Grupo “B”, garantindo assim uma posição nos duelos finais de classificação. Após superar o suíço Nico Müller, o brasileiro assegurou o quarto lugar no grid de largada.
A corrida teve início às três da manhã, com Sette Câmara mantendo-se entre os cinco primeiros após uma largada cautelosa. Consciente da maior demanda energética de seu carro, o piloto optou por uma estratégia conservadora, buscando permanecer no pelotão da frente. Apesar da pressão dos adversários, ele soube administrar a situação e, ao ativar o Attack Mode nas voltas finais, garantiu seu lugar no Top 10, cruzando a linha de chegada em décimo lugar e somando pontos cruciais para o campeonato.
“Estou satisfeito com nosso desempenho aqui em Tóquio. A pista se adequou bem ao nosso carro e conseguimos uma boa posição de largada. Fizemos uma corrida sólida, mantendo os adversários sob controle e alcançando a zona de pontuação. É um prêmio para toda a equipe, que se empenhou ao máximo neste fim de semana”, declarou Sette Câmara, apoiado pela MRV.
O próximo desafio do Campeonato Mundial de Fórmula-E será daqui a duas semanas, com o e-Prix de Misano, marcando a transição das ruas de Roma para o icônico autódromo italiano.