Sergio Pérez foi punido após o encerramento da classificação do GP da Austrália. O mexicano passou por uma investigação por ter bloqueado Nico Hülkenberg durante o Q1.
Na ocasião, o piloto alemão da Haas estava em volta rápida, quando foi bloqueado por Pérez que realizava uma volta de aquecimento. Hülkenberg pedeu um tempo considerável ao se encontrar com o piloto mexicano na curva 13 do circuito. Pérez foi informado tardiamente pela sua equipe que o competidor da Haas estava realizando a aproximação.
Ao final da classificação, Pérez se dirigiu aos comissários que estavam avaliando e eles atestaram que o mexicano “impediu desnecessariamente” o alemão, punindo o piloto da Red Bull com a perda de três posições no grid de largada do GP da Austrália.
Sergio Pérez que tinha faturado a terceira posição durante a classificação e dividiria a segunda fila com Lando Norris, caiu para o sexto lugar e terá ao seu lado agora o outro piloto da McLaren, Oscar Piastri.
“Hülkenberg estava em volta rápida quando se aproximou da curva 13. Pérez, que estava em uma volta de aquecimento, estava pilotando no apex da curva e Hülkenberg teve que deixar a linha de corrida para contorná-lo. Hülkenberg foi forçado a sair da linha de aceleração mais cedo e frear mais cedo naquela curva”, comentaram os comissários no documento.
LEIA MAIS: Max Verstappen supera Carlos Sainz e fatura pole do GP da Austrália
Ao realizarem a revisão do áudio do rádio de Pérez, os comissários observaram que a equipe estava mais focada no carro que estava à frente de Pérez que havia acabado de desacelerar e não avisou o competidor sobre o piloto da Haas que estava atrás. Pérez só foi comunicado sobre o Hülk segundo antes da aproximação do alemão, sendo muito tarde para evitar o encontro com o piloto.
Max Verstappen é o pole do GP da Austrália, após fazer um excelente volta no Circuito do Albert Park. O competidor fatura a terceira pole da temporada 2024.
Confira o grid de largada após a punição aplicada para Pérez
Sunday's starting grid in Melbourne 👀#F1 #AusGP pic.twitter.com/xjcGAkaUwS
— Formula 1 (@F1) March 23, 2024