A Red Bull anunciou oficialmente nesta quarta-feira (18) a saída de Sergio Pérez. O piloto mexicano tinha contrato com a equipe para o próximo ano, mas com o rendimento muito abaixo do esperado neste último campeonato, foi encerrada a parceria.
Pérez se juntou ao time austríaco em 2021, em um momento que a equipe passava por um turbilhão por conta dos seus competidores, já que tinha efetuado algumas trocas nas últimas temporadas por baixo rendimento de pilotos da sua academia. O mexicano chegou como uma peça importante, por ser um piloto mais experiente e que fosse capaz de suportar a pressão de guiar ao lado de Max Verstappen.
Em 2023, com a Red Bull contando com um carro muito superior, Pérez encerrou a temporada obtendo o vice-campeonato, embora Max Verstappen tenha realizado a maior parte do papel de ajudar a equipe a conquistar o Mundial de Construtores.
No entanto, foi em 2024 que ficou ainda mais visível a disparidade de desempenho de Pérez e Verstappen. Ao longo de toda a temporada o mexicano participou de apenas quatro pódios, fechando o campeonato apenas na 8ª posição, enquanto o holandês faturava o seu quarto título.
A Red Bull perdeu neste ano um dos títulos que eles sempre valorizaram muito: o Mundial de Construtores de 2024 foi vencido pela McLaren, em um duelo travado pelo time de Woking e pela Ferrari, já que a Red Bull perdeu terreno, ficando apenas com o terceiro lugar.
O baixo desempenho de Pérez ao longo do ano foi constate. O piloto ainda conseguiu uma renovação de contrato por duas temporadas, comunicada no meio da temporada, com a Red Bull acreditando que era possível contornar os problemas ao longo das provas.
“Estou extremamente grato pelos últimos quatro anos com a Red Bull Racing e pela oportunidade de correr com uma equipe tão incrível”, disse Pérez.
“Guiar pela Red Bull foi uma experiência inesquecível e sempre vou valorizar os sucessos que alcançamos juntos. Quebramos recordes, alcançamos marcos notáveis e tive o privilégio de conhecer tantas pessoas incríveis ao longo do caminho. Um grande obrigado a cada pessoa da equipe, desde a gerência, engenheiros e mecânicos, hospitalidade, cozinha, marketing e comunicações, assim como a todos em Milton Keynes. Desejo a todos o melhor para o futuro.”
“Também foi uma honra correr ao lado de Max como companheiro de equipe todos esses anos e compartilhar nosso sucesso. Um agradecimento especial aos fãs ao redor do mundo, e especialmente aos fãs mexicanos pelo seu apoio inabalável todos os dias. Nos encontraremos novamente em breve. E lembre-se… nunca desista.”
A pressão foi apenas aumentando, tanto da mídia, como dos fãs que não compreenderam a decisão do time austríaco. Embora a Red Bull e Pérez tenha confirmado ao longo do ano que permaneceriam juntos para o próximo ano, as coisas mudaram com o encerramento do campeonato.
Ainda em Abu Dhabi, após o encerramento da temporada 2024, Christian Horner e Pérez conversavam para decidir o que era melhor para a equipe. O time informou que a decisão foi tomada em comum acordo, embora nas últimas semanas, Pérez e sua família estavam certas que o mexicano estava garantido para o próximo campeonato.
“Gostaria de agradecer a Checo por tudo o que ele fez pela Red Bull Racing nas últimas quatro temporadas. Desde o momento em que ele entrou em 2021, ele provou ser um competidor extraordinário, nos ajudando a ganhar dois títulos de construtores e nossa primeira dobradinha no campeonato de pilotos. Suas cinco vitórias, todas em circuitos de rua, também foram uma marca espetacular de sua determinação em sempre ir até o limite. Embora Checo não corra pela equipe na próxima temporada, ele sempre será um membro extremamente popular da equipe e uma parte preciosa de nossa história. Obrigado, Checo”, comentou Christian Horner sobre Pérez.
Ao longo do seu percurso com a Red Bull, Pérez garantiu cinco vitórias, incluindo uma em Mônaco, fez 90 largadas com a equipe e ajudou o time na conquista dos títulos de construtores em 2022 e 2023.
Pérez não estará no grid da F1 no próximo campeonato, mas ainda não é certo se ele tentará uma vaga para 2026.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.