O segundo dia de testes no Bahrein foi bem produtivo. Após o problema com a pista pela manhã, os competidores tiveram cinco horas no período vespertino para dar continuidade a coleta de dados.
Os pneus médios foram os compostos mais usados ao longo da atividade, pois este é o conjunto que os times têm em maior quantidade, no entanto, os pneus macios C4 também foram avaliados por alguns competidores. Foi o caso de Carlos Sainz que registrou a sua melhor volta com os pneus de faixa vermelha, cravando 1m29s921.
As avaliações com os pneus macios foram resumidas basicamente a um giro rápido, retornando aos boxes na sequência, diferente da avaliação realizada com os pneus médios e duros.
Internamente a Ferrari completou mais de 100 voltas neste segundo dia de testes. Leclerc tinha 54 giros em seu nome, antes de ceder o carro para Sainz, o espanhol chegou à marca de 84 giros, trabalhando stints longos com pneus médios e duros.
Sozinho no comando da Red Bull, Sergio Pérez que enfrentou problemas pela manhã, chegou à marca de 129 giros, ficando um pouco abaixo da marca obtida por Verstappen no primeiro dia da pré-temporada. Lewis Hamilton também ultrapassou a marca de 100 voltas, com os 123 giros completados no circuito do Sakhir.
A Williams tentou superar a dificuldade do primeiro dia de testes, Logan Sargeant teve o carro todo para ele nesta quinta-feira e chegou à marca das 117 voltas, mas o equipamento apresentou um dano no final da atividade, tirando a oportunidade de o piloto retornar ao traçado.
A dupla da Haas tem trabalhado em obter uma boa quilometragem e melhorar o seu gerenciamento de pneus. Magnussen sozinho quase chegou a marca de 100 voltas no traçado.
Na tabela de tempos, Sainz foi o piloto que obteve a melhor marca, o espanhol cravou 1m29s921 com os pneus macios. Sergio Pérez ocupou a segunda posição na tabela de tempos com 1m30s679, obtida com os pneus médios, o piloto escalou a tabela de tempos no final da sessão. Lewis Hamilton foi o terceiro colocado com 1m31s066, seguido por Lando Norris com 1m31s256 e Daniel Ricciardo que fechou o top-10 com 1m31s361.
A confiabilidade chama a atenção, novamente passamos mais um dia sem paralisações provocadas por quebras de carros.
Tarde
Após a sessão da manhã ser encerrada antes do previsto, os pilotos e equipes tiveram pouco mais de cinco horas para realizar a verificação dos carros, compensando o tempo perdido. Uma grelha usada para a drenagem d’água do traçado se soltou com a passagem de Lewis Hamilton e Charles Leclerc. A pista precisou passar por uma verificação completa.
Com a chegada da atividade vespertina, os times promoveram mudanças dos seus pilotos, estavam na pista: Sainz, Norris, Bottas, Hamilton, Stroll, Sargeant, Pérez, Ricciardo, Ocon e Magnussen. Com o tempo perdido a Red Bull tentou compensar Pérez, mantendo o mexicano durante todo o dia no carro.
Algumas equipes, como foi o exemplo da Ferrari, permitiu que Charles Leclerc retornasse ao carro antes de fornecê-lo para Carlos Sainz. O monegasco atingiu as 54 voltas antes de passar o seu equipamento para o companheiro de equipe. No entanto, isso envolveu um tempo perdido na pista, pois o carro precisa ser ajustado ao outro competidor.
Os testes de pré-temporada permitem apenas o uso de um carro por equipe, desta forma os times precisam estabelecer os cronogramas e determinar se é melhor ou não realizar a troca da sua dupla de pilotos todos os dias, ou fornecer um dia completo para cada de uma vez e promover uma alteração apenas em um dos dias dos treinos.
Na Aston Martin o time está trabalhando para obter os melhores dados que sejam capazes de ajudar na otimização do carro. “Estamos tentando obter todos os dados de que precisamos não apenas para otimizar o carro, mas também para desenvolvê-lo. Colocamos os aero rakes para medir as pressões, sempre evoluindo enquanto você trabalha para otimizar o desempenho”, afirmou Tom McCullough, diretor de desempenho da Aston Martin.
Yuki Tsunoda e Logan Sargeant utilizaram os pneus macios para algumas verificações, a equipe desses pilotos não descartou o uso desses compostos no Bahrein, porém, o foco principal é realmente obter dados com os pneus médios.
A Ferrari demonstra mais confiança com o carro, principalmente na questão do gerenciamento dos pneus. A equipe sofreu com a degradação dos compostos no ano passado e espera ter resolvido a questão para 2024.
O time italiano foi forçado a realizar a troca do assoalho do carro, depois do dano sofrido pela grelha d’água. Após as mudanças a coleta de dados seguiu. Enrico Cardile, responsável pela área de engenharia de chassisi ainda afirmou que os feedbacks de Sainz e Leclerc estão bem alinhados.
Restando ainda três horas para o encerramento da atividade, Carlos Sainz superou a marca de Charles Leclerc ao anotar 1m31s397 e passou para a primeira posição da tabela de tempos. Não demorou muito para Carlos Sainz instalar os pneus macios – C4 e buscar uma volta rápida no circuito, o piloto espanhol melhorou a sua marca para 1m30s686 – completando apenas três voltas com esse pneu, retornou aos boxes. Lando Norris por sua vez superou a marca de Charles Leclerc usando os pneus médios C3.
The Smooth Operator sends it to the top spot of testing with a speedy time of 1:30.686 on the C4 tyres 😮💨😎
Vamos Carlos! 🌶️#F1Testing #F1 pic.twitter.com/TiXJck9shB
— Formula 1 (@F1) February 22, 2024
Cerca de nove minutos depois, Sergio Pérez que tinha completado 80 voltas com o seu equipamento, começou a andar lentamente no traçado apresentando algum problema no equipamento. O piloto mexicano conseguiu encaminhar o carro para os boxes. O volante do carro tinha apagado, mas o problema não foi tão sério, pois logo o competidor pode retornar ao traçado.
Thankfully for Red Bull, Checo rolls slowly back into the pit lane!
He's wheeled into the garage as the team begins their investigation on the car's potential issue #F1Testing #F1 pic.twitter.com/Dw2a0pfhTW
— Formula 1 (@F1) February 22, 2024
A vaga de Pérez está sendo disputada pelo mexicano, além de Ricciardo e Tsunoda. O mexicano terá um desafio grandioso se não conseguir entregar com esse carro.
Em mais uma exibição de voltas rápidas, Sainz chegou à casa de 1m29s921 com os pneus C4 macios – utilizando mais um jogo novo deste composto.
Restando duas horas para o final da atividade, o entardecer no Bahrein marcou a atividade, sendo um momento significativo para a coleta de dados, pois se assemelha a condição que as equipes vão enfrentar no próximo fim de semana quando a primeira prova do ano for disputada. O vento era presente na sessão, mas os carros de Red Bull e Ferrari demonstraram um bom comportamento. Hamilton estava quase na casa das 100 voltas, assim como Sergio Pérez. Apenas Carlos Sainz e Lando Norris completaram menos de 30 voltas depois de assumir o carro que foi guiado pelos companheiros de equipe pela manhã.
Sergio Pérez tinha apenas em uma pequena área do assoalho o flow-vis, o piloto conduzia uma verificSação aerodinâmica para a Red Bull, enquanto os pneus médios estavam instalados em seus carros.
Stints maiores eram trabalhados pelos competidores, explorando o trabalho com os pneus médios, com jogos até já usados.
Pérez e Bottas se enfrentaram em um pequeno duelo na pista, quando o piloto mexicano buscou a ultrapassagem. Com cerca de 1h40 para o final, a pista estava mais cheia. Sainz trabalhava em um stint mais longo, assim como Sargeant e Ricciardo. O piloto da Williams completou 18 voltas com os pneus médios, antes de instalar um jogo de pneus duros. O australiano focou em um stint de 16 voltas. Pérez realizou a sua simulação de corrida em 8 giros, antes de retornar aos boxes.
Com a aproximação da última hora de atividades, algumas marcas começaram a melhorar, como Ricciardo que anotou 1m32s412 e Ocon obteve 1m32s566, oupando a nona e a décima posição, respectivamente. Os pilotos instalaram um novo jogo de pneus médios – C3.
Ao adentrar na última hora de avaliações, os dez primeiros eram: Sainz, Norris, Pérez, Leclerc, Stroll, Bottas, Hamilton, Piastri, Ricciardo e Ocon. Pérez atingiu as 114 voltas, enquanto Hamilton tinha 115 e Sargeant 117. Sainz ultrapassou o número de voltas de Leclerc, chegando a marca de 59 giros no circuito do Bahrein. Bottas tinha uma boa quilometragem, foram 77 voltas obtidas, enquanto Stroll e Magnussen estavam empatados em 75 giros.
Night mode, activated 🌌
Less than 46 minutes left of Day 2 for our pre-season test! #F1Testing #F1 pic.twitter.com/F9eZquWPDS
— Formula 1 (@F1) February 22, 2024
A Williams superou os problemas do primeiro dia de testes e realizou um melhor trabalho no segundo dia de coleta de dados.
Hamilton subiu na tabela de tempos ao anotar 1m31s066 com um jogo novo de pneus médios, o piloto completou apenas três giros e retornou aos boxes.
Os pneus macios também foram avaliados por Daniel Ricciardo, que saltou para o quinto lugar com a marca de 1m31s411. Restando quase 30 minutos para o final, Ricciardo instalou mais um jogo de pneus macios e melhorou a sua marca para 1m31s361, permanecendo na quinta posição.
Alguns problemas surgiram na fase final dos testes. Na McLaren o time investigou um vazamento de combustível, enquanto na Williams era um problema com o eixo de roda e uma peça solta que comprometeu o retorno de Sargeant ao traçado.
Sainz ainda trabalhou com os pneus duros, fazendo um stint com mais de — voltas. Enquanto Pérez e Noris experimentaram outro jogo de pneus médios. A pista novamente estava bem movimentada próximo do encerramento da atividade.
Nos últimos 15 minutos de atividade a direção de prova testou os sistemas de Virtual Safety Car, Safety Car e bandeira vermelha, antes dos competidores serem liberados mais uma sequência de avaliações.
HERE. WE. GO 🔥
10 minutes to go for Day 2 of the pre-season test! #F1Testing #F1 pic.twitter.com/b8dTABCvPd
— Formula 1 (@F1) February 22, 2024
📻 K-MAG: "They're actually racing each other, ****** hell!" 😆
Unreal scenes to end our second day of testing 🤯#F1Testing #F1 pic.twitter.com/Ef4tswxki6
— Formula 1 (@F1) February 22, 2024
Com os carros juntos, a direção de prova também avaliou o início de uma prova com largada lançada, os pilotos trocaram posições e tentaram se defender dos ataques dos adversários. Na sequência foi uma largada parada no grid, igual a que geralmente os competidores fazem ao final dos treinos livres – com cada um praticando a saída individual. Logo um novo regime de bandeira vermelha foi instaurado.
🏁 DAY 2 TESTING CLASSIFICATION 🏁
Plenty of laps in the bag, and @Carlossainz55 on top! 🔝🌶️#F1Testing #F1 pic.twitter.com/PA40dw3ykp
— Formula 1 (@F1) February 22, 2024