Scott Dixon segue inabalável. O neozelandês teve mais uma atuação digna de hexacampeão e conquistou a vitória do GP de Long Beach da Fórmula Indy. O piloto da Ganassi combinou uma estratégia eficaz e uma aula de defesa de posição no circuito de rua da Califórnia.
Dixon largou da oitava posição e esteve em um ritmo tranquilo no começo da prova, até o momento em que teve bandeira amarela causada pelo acidente envolvendo Jack Harvey e Christian Rasmussen, Como a colisão aconteceu bem no começo do ciclo de paradas, alguns pilotos passaram a dividir suas estratégias. Como o piloto da Ganassi tinha parado antes de Will Power (que liderava a prova), o neozelandês ficou na frente do grupo que faria duas paradas.
Do grupo que parou três vezes, Josef Newgarden era o piloto mais rápido e vinha escalando o pelotão quando fazia sua parada Após o último ciclo de boxes, o piloto da Penske se colocou na segunda posição, com pneus mais novos e sem a necessidade de poupar combustível.
Entretanto, Newgarden tinha uma desvantagem em relação ao líder: tinha menos tempo de push to pass para usar, o que lhe dificultaria para fazer a manobra para a ultrapassagem. O piloto da Penske escoltou o rival da Ganassi por cerca de dez voltas, mas não encontrou espaço para tentar a ultrapassagem.
Com Dixon economizando combustível e Newgarden com dificuldades para passar, Colton Herta e Alex Palou se aproximaram e também entraram na briga pela vitória. Na freada do Hairpin da entrada da reta principal, Herta acertou a traseira do carro da Penske e Newgarden perdeu rendimento, caindo para quarto.
Então, foi a vez do piloto da Andretti partir para cima de Dixon. Todavia, o neozelandês conseguiu se desvencilhar dos retardatários e sempre deixava alguém entre ele e Herta. O estadunidense até conseguiu uma proximidade na penúltima volta, mas o piloto da Ganassi conseguia uma boa trajetória nas curvas e impediu qualquer chance de ataque para cruzar a bandeirada em primeiro.
Com a vitória, Dixon estendeu seu recorde na Indy de mais temporadas seguidas com, pelo menos, uma vitória, chegando a 20 temporadas consecutivas saindo vencedor de alguma prova.
A decepção da prova foi a McLaren, que não foi competitiva no fim de semana e ainda sofreu com o fogo amigo de Pato O’Ward acertando Alexander Rossi e furando o pneu do companheiro de equipe. De quebra, o mexicano ainda foi punido com um drive through pelo acidente. Rossi ainda conseguiu se recuperar e terminou em décimo, uma posição à frente de Theo Pourchaire, em sua corrida de estreia na Indy.
Já Pietro Fittipaldi teve mais uma jornada complicada. O brasileiro tentou seguir a estratégia de Dixon para avançar no grid, mas um problema na bomba de combustível o forçou a parar mais uma vez e sua corrida foi comprometida. Pietro terminou a prova na 24ª posição.
A próxima etapa da Fórmula Indy será no próximo domingo, com a primeira corrida oficial em circuito misto, no autódromo do Barber, no Alabama.
Classificação da prova:
Classificação do campeonato:
1 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 87
2 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 75
3 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 72
4 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 63
5 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 61
6 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 54
7 – Felix Rosenqvist (SUE) – Meyer Shank/Honda – 50
8 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 45
9 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Honda – 44
10 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 40
21 – Pietro Fittipaldi (BRA) – RLL/Honda – 21