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Sauber erra na estratégia e Bortoleto sofre as consequências em Ímola

O Safety Car quebrou as escolhas que a Sauber tinha traçado para a corrida de Bortoleto. As chances eram boas, mas as neutralizações da corrida custaram caro

Gabriel Bortoleto enfrentou mais uma corrida difícil na temporada 2025, o piloto e sua equipe foram pegos de surpresa com a neutralização da corrida quando o piloto já tinha realizado a sua primeira parada. Dessa forma o brasileiro perdeu terreno e ele terminou a prova na última posição.

Primeiramente a Sauber já admitiu que eles não estão conseguindo lidar bem com o carro. O time implementou algumas atualizações nas últimas corridas, mas ainda não compreendeu a operação delas no equipamento, dessa forma optou por pausar a produção de novas peças.

Bortoleto iniciou a corrida da 14ª posição, mas foi um dos competidores que o time optou por parar cedo, na volta 12. Sem levar em consideração os pneus macios disponíveis, quando Bortoleto iniciou a prova, contava com dois jogos de pneus duros e um composto médio.

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Com as três paradas realizadas, reagindo à presença do Virtual Safety Car e do Safety Car, o brasileiro precisou usar novamente o composto médio – aquele com que ele largou.

“Não foi uma corrida fácil para mim hoje. Como ponto positivo, nosso ritmo estava bom, especialmente com pneus duros, e fiquei feliz em ver isso. O primeiro trecho estava progredindo bem, mas o Safety Car Virtual infelizmente veio na hora errada para nós e nos custou muito”, comentou Bortoleto.

“Daquele ponto em diante, foi difícil aproveitar ao máximo as oportunidades que surgiram. É obviamente frustrante, porque estávamos praticamente no lugar errado na hora errada, durante a maior parte da corrida.”

Na primeira decisão da Sauber de parar Bortoleto, outros vários pilotos também estavam passando pela primeira troca de pneus cedo, como foi o caso de Charles Leclerc, Carlos Sainz, Fernando Alonso e Lance Stroll, além de George Russell e Oscar Piastri.

Depois ficou nítido que esse cenário colocou os competidores um tráfego pior, pois aqueles que largaram com os pneus médios, instalaram o jogo de duros muito cedo. Outra questão é: cinco pilotos já tinham começado a corrida com os pneus duros, então todo mundo ficou meio encaixotado.

O Virtual Safety Car provocado pelo abandono de Esteban Ocon, forçou os pilotos que estavam permanecendo mais tempo com os pneus médios parar, enquanto aqueles que tinham começado com os duros, aproveitaram a neutralização da corrida para cumprir a parada obrigatória. Aqui, algumas equipes entenderam que para melhorar as chances dos seus pilotos, era melhor parar uma segunda vez.

Um novo Safety Car pintou no final da corrida. O trabalho para retirar o carro de Andrea Kimi Antonelli, durou cerca de oito voltas. Como as equipes pararam logo que o SC foi sinalizado, eles não acreditavam que usar um jogo de pneus macios permitiria o competidor terminar a corrida.

Oscar Piastri e Charles Leclerc não fizeram uma nova troca de pneus nesse momento, enquanto a Sauber chamou Bortoleto aos boxes – para voltar aos pneus lá do início da corrida.

Como o Safety Car durou muitas voltas, talvez os pneus macios fossem realmente a melhor opção, mas não tinha como saber que o trabalho de pista e a liberação de Oliver Bearman (que estava atrás de Max Verstappen) demoraria tanto para acontecer.

Bortoleto estava feliz com o ritmo com os pneus duros, mas mesmo assim a equipe achou que era uma boa alternativa voltar para os pneus médios.

“Ainda assim, estou feliz com essa pequena melhora em termos de ritmo, mesmo que os resultados não mostrem isso. Agora, é hora de analisar e entender onde poderíamos ter ido melhor e partir para a próxima corrida em Mônaco, na próxima semana.”

Sobre a corrida de Bortoleto, Jonathan Wheatley, chefe de equipe da Sauber, disse: “Gabi largou em 14° e tínhamos grandes expectativas para a corrida. Infelizmente, demoramos para reagir à degradação dos pneus e tivemos que adotar uma estratégia de duas paradas, uma decisão pela qual pagamos o preço até o final da prova.”

“Fomos ainda mais impactados pela decisão de testar os pneus médios após a entrada do Safety Car, mas esse pneu não se mostrou à altura da demanda, e perdemos posições na pista como resultado, com Gabi terminando em 18°.”

Nico Hülkenberg, por sua vez, conseguiu flertar com o top-10, tentando buscar ao menos um pontinho para a Sauber, mas o competidor foi superado por Yuki Tsunoda.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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