A Sauber confirmou nesta quarta-feira (30) a contratação de Iñaki Rueda, como parte do seu processo de reestruturação para a chegada da Audi. O ex-chefe de estratégia de corrida da Ferrari, deixou o time italiano no final do ano passado e passou a enfrentar o período de quarentena até poder assumir um novo cargo na Fórmula 1.
Rueda foi contratado para substituir Beat Zehnder, desta forma assumirá o cargo de diretor esportivo da equipe de Hinwil em 2025. O espanhol cuidará de todas as atividades esportivas, incluindo o gerenciamento do relacionamento com a FIA e todos os assuntos relacionados a pista.
A contratação chama a atenção, já que a Ferrari enfrentou vários problemas estratégicos enquanto ele estava na equipe, problemas que afetaram o time principalmente em 2022, quando estavam disputando o título. Após a contratação de Fréderic Vasseur e a saída de Mattia Binotto, esperavam-se mudanças na equipe, como aquelas que envolviam o campo estratégico. O chefe de estratégia foi transferido para a fábrica, até deixar a Ferrari.
Zehnder que estava na Sauber desde a estreia da equipe na F1 em 1993, se tornará diretor de programas e operações de assinatura. Na sua nova função envolve garantir que “a rica herança da Sauber Motorsport continue a crescer, manter seus valores essenciais e liderar esforços para inovar e moldar seu futuro” em 2025. Ele também ajudará a supervisionar a transição da nova estrutura até a próxima temporada.
A equipe também confirmou a contratação de Giampaolo Dall’Ara, para a função recém-criada de chefe de engenharia de corrida. Em sua função ele se concentrará nas operações do departamento, tanto na fábrica de Hinwil, na Suíça, como na pista.
A Sauber providenciou essas mudanças para renovar a equipe, assim como fortalecer a organização enquanto eles se preparam para a entrada da Audi na categoria, se tornando uma equipe de fábrica.
Essas são as primeiras grandes mudanças que ocorrem desde a chegada de Mattia Binotto, para atuar como o CEO, substituindo Andreas Seidl. As contratações estavam travadas por conta de um conflito entre Seidl e Oliver Holffmann.
O time ainda não definiu qual piloto ocupará o segundo assento, depois de já ter anunciado Nico Hülkenberg para uma das vagas.
Atualmente a Sauber ocupa apenas a última posição do Mundial de Construtores, permanecendo zerada até a 20ª etapa do campeonato. O time tem se arrastado na pista, além de enfrentar vários problemas.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.