ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Sauber contrata Iñaki Rueda como diretor esportivo em meio ao processo de reestruturação

A Sauber promove mudanças internas, como a contratação de Rueda, ex-estrategista da Ferrari para reforçar o time de Hinwil

A Sauber confirmou nesta quarta-feira (30) a contratação de Iñaki Rueda, como parte do seu processo de reestruturação para a chegada da Audi. O ex-chefe de estratégia de corrida da Ferrari, deixou o time italiano no final do ano passado e passou a enfrentar o período de quarentena até poder assumir um novo cargo na Fórmula 1.

Rueda foi contratado para substituir Beat Zehnder, desta forma assumirá o cargo de diretor esportivo da equipe de Hinwil em 2025. O espanhol cuidará de todas as atividades esportivas, incluindo o gerenciamento do relacionamento com a FIA e todos os assuntos relacionados a pista.

A contratação chama a atenção, já que a Ferrari enfrentou vários problemas estratégicos enquanto ele estava na equipe, problemas que afetaram o time principalmente em 2022, quando estavam disputando o título. Após a contratação de Fréderic Vasseur e a saída de Mattia Binotto, esperavam-se mudanças na equipe, como aquelas que envolviam o campo estratégico. O chefe de estratégia foi transferido para a fábrica, até deixar a Ferrari.

Zehnder que estava na Sauber desde a estreia da equipe na F1 em 1993, se tornará diretor de programas e operações de assinatura. Na sua nova função envolve garantir que “a rica herança da Sauber Motorsport continue a crescer, manter seus valores essenciais e liderar esforços para inovar e moldar seu futuro” em 2025. Ele também ajudará a supervisionar a transição da nova estrutura até a próxima temporada.

A equipe também confirmou a contratação de Giampaolo Dall’Ara, para a função recém-criada de chefe de engenharia de corrida. Em sua função ele se concentrará nas operações do departamento, tanto na fábrica de Hinwil, na Suíça, como na pista.

A Sauber providenciou essas mudanças para renovar a equipe, assim como fortalecer a organização enquanto eles se preparam para a entrada da Audi na categoria, se tornando uma equipe de fábrica.

Essas são as primeiras grandes mudanças que ocorrem desde a chegada de Mattia Binotto, para atuar como o CEO, substituindo Andreas Seidl. As contratações estavam travadas por conta de um conflito entre Seidl e Oliver Holffmann.

O time ainda não definiu qual piloto ocupará o segundo assento, depois de já ter anunciado Nico Hülkenberg para uma das vagas.

Atualmente a Sauber ocupa apenas a última posição do Mundial de Construtores, permanecendo zerada até a 20ª etapa do campeonato. O time tem se arrastado na pista, além de enfrentar vários problemas.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo