AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula EPost

São Paulo realiza os preparativos para abertura da 11ª temporada da Fórmula E

As expectativas são altas para o recebimento da categoria elétrica no Brasil. Pela terceira vez a Fórmula E disputará uma prova no país

O Brasil receberá a abertura da 11ª temporada da Fórmula E, São Paulo receberá a etapa no dia 7 de dezembro de 2024, com prova sendo disputada no Sambódromo do Anhembi. Os preparativos para a etapa estão acontecendo e nesta terça-feira (10) foi realizada uma coletiva de imprensa na sede da Prefeitura de São Paulo, para comunicar os detalhes da abertura.

Neste ano o público terá a oportunidade de conhecer o Gen3 EVO, o carro realizará a sua estreia no Brasil e promete deixar as corridas ainda mais competitivas e entregar um desempenho inédito. Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1,86 segundos e atingindo velocidades de até 322 km/h, o novo modelo será colocado à prova em uma das retas mais rápidas e empolgantes do campeonato.

Alberto Longo, cofundador da Fórmula E, celebrou a escolha de São Paulo para sediar a abertura do campeonato, além da parceria com a cidade que vem viabilizando a realização da prova no Brasil.

“Estamos muito empolgados em retornar a São Paulo para mais uma corrida histórica. A cidade tem sido uma parceira incrível, e o Sambódromo do Anhembi oferecerá um circuito desafiador e emocionante para os pilotos, que terão o mais moderno monoposto de corrida elétrica já visto. São Paulo está consolidando sua posição no cenário internacional do automobilismo sustentável. Além da corrida, o evento movimenta a economia e promove a cidade globalmente”, disse Longo.

O Carnaval não acontece em uma data fixa, na realidade o cálculo é realizado levando em consideração a data da Páscoa daquele ano, que por sua vez é determinado pelo calendário lunar.

Tendo em vista que o Carnaval no próximo ano será celebrado no início de março, o Sambódromo precisa ser preparado para a realização dos desfiles. A Prefeitura de São Paulo providencia os ajustes necessários para a passagem dos carros alegóricos pelo Anhembi. Pouco mais de um mês é necessário para a preparação do Sambódromo para que o Carnaval aconteça.

No entanto, o espaço também é utilizado pelas escolas para a realização do ensaio técnico e últimos ajustes antes que o desfile realmente aconteça.

Como não seria possível deixar tudo preparado para a Fórmula E, ou seria necessário mudar muito o calendário da categoria, optaram por viabilizar a realização da prova em dezembro. Para a prova da categoria elétrica, o espaço também precisa ser preparado, com cerca de um mês de antecedência para o evento. Portanto, a Fórmula E volta a ter um campeonato realizado em dois anos.

O presidente da SPTUris, Gustavo Pires, ressaltou a importância de São Paulo ser o polo dos grandes eventos, assim como o recebimento da Fórmula 1 e WEC, além da NFL.

”Já mostramos nossa capacidade de realizar provas de grande porte com infraestrutura de primeira linha e a hospitalidade única de São Paulo. Eventos como esse não apenas impulsionam o turismo e geram empregos, mas também consolidam nossa posição como uma das capitais mais dinâmicas e inovadoras do mundo”.

O piloto Lucas di Grassi mais uma vez representará o Brasil em pista, o piloto estará no grid guiando o carro da ABT Lola e durante a coletiva expressou as suas expectativas para a abertura do campeonato.

“São Paulo passar a receber a etapa de abertura é como um upgrade dentro do calendário, pois a primeira etapa é sempre cercada de muita expectativa, com novos pilotos, trocas de equipe, novidades técnicas e a tensão pré-largada que todos os inícios de ano carregam com eles. É um privilégio abrir a temporada, pois é geralmente a etapa mais lembrada pelos fãs do mundo inteiro. Claro, isso é um benefício para a cidade-sede, que recebe uma divulgação e atenção enorme de todos que acompanham o campeonato.”

“E tem também o fato de os fãs brasileiros serem os primeiros a ver de perto e ao vivo tudo o que a categoria preparou na pré-temporada, o resultado de todo o trabalho de desenvolvimento, de testes, etc. Enfim, é uma espécie de apoteose em que se apresenta tudo o que um campeonato mundial do nível da Fórmula E trabalhou duro para colocar na pista e na disputa do título. Vai ser emocionante, como tem sido todos os anos. Quem for, vai concordar comigo com certeza”, completou o piloto.

Sergio Sette Câmara ainda não foi confirmado por nenhuma equipe para disputar o próximo campeonato, mas a presença do brasileiro é aguardada no grid.

O prefeito Ricardo Nunes ainda ressaltou o papel fundamental da Fórmula E em promover a sustentabilidade em São Paulo.

“A realização da Fórmula E em São Paulo reforça não só a vocação da cidade para sediar eventos internacionais como a nossa preocupação com a sustentabilidade. A gestão tem adotado medidas importantes com objetivo de reduzir o impacto do efeito estufa, como a renovação de parte da frota municipal por ônibus elétrico, além do decreto que prevê a desapropriação de mais 11% do território como de utilidade pública”.

Durante a coletiva, foram reveladas as novidades da corrida de abertura, que promete agitar a cidade e reforçar o compromisso com a mobilidade sustentável e o entretenimento. Além do e-Prix, os fãs terão a oportunidade de aproveitar diversas atrações no Allianz Fan Village, incluindo ações para todas as idades, shows ao vivo e sessões de autógrafos com os pilotos, como nas últimas edições. A expectativa de pública é de 20 mil pessoas, as atividades da Fórmula E são concentradas no sábado, proporcionando a oportunidade de tornar o evento um grande festival.

A 11ª temporada da Fórmula E contará com 17 corridas, enquanto a categoria visitará 11 cidades pelo mundo.

Ingressos e informações

Os ingressos já estão à venda, com preços a partir de R$ 167,50, e podem ser adquiridos pela plataforma Fever. Mais informações sobre o evento, programação e detalhes de acesso estão disponíveis no site oficial da Fórmula E.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo