Salas aproveita a pole e vence Corrida 1 da Stock Car no Velocitta

Mesmo com as investidas de Ricardo Zonta, Guilherme Salas vence a primeira corrida disputada no Velocitta

A Stock Car esteve no Velocitta neste domingo para disputar a 10 etapa, antepenúltima etapa da categoria antes do encerramento da temporada 2021. O clima instável marcou a primeira corrida, mas Guilherme Salas não deixou as condições climáticas interferirem no seu desempenho, desta forma o piloto venceu a primeira corrida do dia.

Foi uma grande disputa protagonizada entre Ricardo Zonta e Salas, os dois ocuparam a primeira fila quando a largada foi dada, mas o piloto da KTF fez valer a pole conquistada no sábado. Cesar Ramos completou o pódio da primeira prova.

Gabriel Casagrande que é o atual líder do campeonato, terminou a prova na 10ª posição, ganhando o direito de largar da pole na segunda corrida.

A Corrida 1 no Velocitta

Antes do início da corrida, a organização da Stock Car divulgou o nome dos pilotos que ganharam o fan push, por meio da votação poupar, foram eles: Tuka Antoniazi, Danilo Dirani (piloto que está substituindo Sergio Jimenez na etapa, pois testou positivo para o Covid-19), Lucas Foresti, o pole da corrida, Guilherme Salas, Marcos Gomes e Gustavo Frigotto que estava marcando o seu retorno depois de ficar fora de duas etapas.

O Safety Car acompanhou o pelotão na volta de apresentação, mas o grid não estava tão próximo como costuma acontecer. Os primeiros pingos de chuva começaram a cair pelo circuito, os pilotos se alinharam na reta, mas as luzes vermelhas não se apagaram, Gabriel Casagrande tinha saltado para as primeiras posições, mas abortaram o início da corrida e o Safety Car entrou mais uma vez na pista. Felipe Lapenna levou o carro para os boxes, para instalar os pneus de chuva. Enquanto Guga Lima tinha problemas e estava parado nos boxes também.

Mais uma volta foi dada no circuito, o tempo seguiu correndo, mas tiveram que realinhar o pelotão para termos uma nova largada. Salas começou bem, com Ricardo Zona e Cesar Ramos brigando pelas primeiras posições. Camilo tentou atacar o companheiro de equipe, mas teve que se defender dos ataques dos pilotos que estavam atrás dele, mas conseguia conservar o quarto lugar.

Com a proximidade do grid, as disputas foram ocorrendo. E na quarta volta Felipe Massa foi notificado para cumprir um drive-through por ter queimado a largada. Neste momento da corrida os pilotos ativavam os botões de ultrapassagem, tentando ganhar posições e até mesmo defender o seu lugar na pista.

Antes da janela da abertura dos boxes, Massa recolheu o carro abandonando a corrida. As paradas começaram na nona volta, quando restavam cerca de 16 minutos para o final.

Com a corrida avançando e as trocas também, Casagrande que fora ultrapassado por Campos, tentou retomar a posição, os pilotos se tocaram e alteram a posição, mas Campos permanecia à frente. Casagrande abandonou a briga em pista para trocar os seus pneus.

As trocas se encerram quando restavam 8 minutos para a finalização da prova. Um pedaço do carro de Galid Osman se soltou na reta e pouco depois Tony Kanaan acabou pegando o pedaço com a frente to carro.

Depois das paradas, Salas permanecia na liderança da corrida. Na volta 14 os dez primeiros eram: Salas, Zonta, Ramos, Nunes, Serra, Camilo, Khodair, Di Mauro, Campos e Casagrande. As posições foram mantidas até o encerramento da prova, desta forma Salas conquistou a segunda vitória na Stock Car, mas a primeira da temporada.

Tabela corrida 1 da Stock Car no Velocitta – Foto: reprodução
Sair da versão mobile