ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Sainz revela motivo de ausência na classificação e lamenta fim de semana “decepcionante” da Williams

Equipe de Grove participa da classificação com apenas Alexander Albon após falha técnica no FW48 de Carlos Sainz; espanhol enfrentou problemas no TL2, TL3 e Q1

O primeiro fim de semana da temporada 2026 da Fórmula 1, é marcado por alguns problemas para equipe Williams ao longo do evento. O time de Grove participou da classificação com apenas um dos carros em pista, após um problema identificado no equipamento guiado por Carlos Sainz.

O espanhol só conseguiu completar a primeira sessão de treinos livres do evento, finalizando a atividade na 12ª colocação. No TL2, um problema acometeu o seu carro no meio da atividade, forçando o competidor a abandonar. No TL3, Sainz até foi para pista, mas novamente abandou, por conta de uma perda de potência na primeira volta de saída, forçado a encostar o FW48 na entrada dos boxes.

As mesmas condições foram enfrentadas por Sainz na classificação, inviabilizando a sua participação na sessão. Como o time não conseguiu encontrar uma solução dentro do Q1, apesar da batida de Max Verstappen que atrasou o andamento da atividade, o time concluiu a classificação apenas com a participação de Alexander Albon.

“Tivemos um problema com o pacote ERS [Sistema de Recuperação de Energia] e não conseguimos resolvê-lo a tempo para a Classificação”, disse Sainz. “Sem voltas no TL2, sem voltas no TL3, sem voltas no Q1, então um primeiro fim de semana muito decepcionante com este conjunto de regulamentos.”

“Sem simulação de corrida longa no TL2, sem voltas no TL2 com pneus macios, sem voltas no TL3, sem Q1. Mesmo indo para a China no próximo fim de semana, não pude acumular quilometragem neste fim de semana e não poder fazer uma sessão de classificação pela primeira vez não é o ideal para começar o ano. Parece que teremos um longo ano pela frente, então espero que possamos começar a resolver nossos problemas.”

Alexander Albon iniciará o primeiro evento da temporada ocupando a 15ª colocação. O tailandês até tentou brigar por uma vaga no Q3, mas a saída de pista anulou a sua volta. Após o encerramento da classificação o piloto foi questionado se o erro foi o que realmente prejudicou a sua chance de avançar na sessão.

“Não. Tínhamos meio segundo de vantagem sobre o carro da frente, então o que podíamos fazer para conseguir esse tempo de volta? Considerando tudo, foi razoável. Acho que foi um resultado melhor do que esperávamos para o fim de semana.”

“Conseguimos superar um dos outros carros do pelotão intermediário, então vamos ver como as coisas se desenrolam. Foi um fim de semana muito, muito difícil – estivemos em desvantagem, com o Carlos obviamente perdendo muitas voltas. Da nossa parte, também tivemos muitos problemas técnicos. Estivemos apagando incêndios. Sabemos onde estão os tempos de volta, é meio óbvio para nós.”

“O desgaste dos pneus e a granulação parecem ser um problema para nós. Fizemos algumas alterações na configuração para tentar resolver isso. Quero chuva, mas isso não vai acontecer!”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading