AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Sainz brilha no Catar e assegura quinto lugar da Williams no Mundial de Construtores

Pódio no Catar confirma a melhor campanha da Williams em anos e coroa a evolução da equipe sob comando de James Vowles

A Williams confirmou matematicamente o quinto lugar no Campeonato de Construtores da Fórmula 1 com uma rodada de antecedência — um feito histórico para uma equipe que, até a temporada passada, lutava para sair das últimas posições. O resultado foi garantido graças ao terceiro lugar de Carlos Sainz no GP do Catar, seu segundo pódio do ano em corridas principais (e o terceiro considerando as Sprints).

O desempenho do espanhol assegurou que a Williams encerrasse seu campeonato como “melhor do resto”, terminando no topo do pelotão intermediário. O contraste com 2024 é impressionante: de 17 pontos e um modesto nono lugar, o time saltou para 137 pontos, abrindo 45 de vantagem sobre a Racing Bulls, antes da etapa final em Abu Dhabi.

“Matematicamente, está tudo resolvido. Isso supera nossas expectativas e espero que mostre ao mundo a direção que estamos seguindo e a confiança que temos no nosso futuro”, disse o chefe da equipe, James Vowles, após o Grande Prêmio do Catar.

“Ainda estamos aqui para ganhar campeonatos. Estamos muito longe disso, muito longe mesmo. Mas pelo menos agora o trabalho que estamos fazendo está começando a dar frutos.”

O espanhol teve um início sólido no Catar e ganhou outra posição durante a primeira rodada de pit-stops. Sua caminhada até o pódio também foi favorecida pela estratégia questionável da McLaren, que manteve seus dois carros na pista durante o Safety Car — decisão que acabou custando caro a Lando Norris.

Depois de um começo de temporada difícil por parte de Sainz, o piloto mostrou uma forte recuperação do meio para o final da temporada e conseguiu aproveitar esses momentos de sorte para levar bons resultados para o time de Grove.

A corrida no Catar não foi simples para Sainz, embora ele tenha observado o ritmo dos competidores que estavam por perto, o final da prova trouxe algumas surpresas, como explicou Vowles: “Perdemos cerca de oito graus de temperatura no pneu dianteiro direito e um pouco de downforce, tudo de uma vez, o que sugere que um pequeno componente falhou”.

“Mas, basicamente, nas curvas para a direita em que ele estava tendo dificuldades, ele se saiu brilhantemente. Ele levou o carro até o final da corrida com calma, então parabéns.”

“Excepcional. Uma atuação realmente fantástica de Carlos e da equipe quando importava, e cada detalhe faz a diferença. Subir ao pódio por milésimos de segundo é uma recompensa mais do que justa pelo trabalho incrível que toda a equipe vem realizando este ano.”

“Senti orgulho do Carlos e da equipe quando conquistamos nosso primeiro pódio em Baku; o segundo é a realização de um sonho, mas talvez ainda mais importante, foi em uma pista que foi quase a nossa pior no ano passado. E nós voltamos, nos reinventamos e o resultado está aí para todos verem.”

O espanhol deixou o Catar com pontos no Sprint e no GP, acumulando dois resultados seguidos dentro do top-5 — vindo de um quinto lugar em Las Vegas. Albon não pontuou, mas sua consistência ao longo da temporada foi determinante para o crescimento da equipe

“Para o Alex, vamos voltar a lutar em Abu Dhabi. Não conseguimos acertar tudo neste fim de semana, mas reitero que o desempenho dele ao longo da temporada é o motivo pelo qual garantimos o quinto lugar no Campeonato de Construtores hoje. E mais do que isso, o ritmo dele ainda está lá. Só precisamos juntar todas as peças”, concluiu Vowles.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading