Com uma atuação muito segura, Ryan Blaney foi mais eficiente entre os candidatos ao título da NASCAR Cup Series e sagrou-se campeão da temporada 2023 com o segundo lugar na etapa de Phoenix, na decisão da categoria. A corrida que encerrou o campeonato foi vencida por Ross Chastain.
A dupla da Hendrick que estava na disputa, Kyle Larson e William Byron bem que lutaram para ficar na posição de título, no entanto, os seus carros não tinham o mesmo desempenho ao Ford Mustang número 12 da Penske e não conseguiram se colocar em condição de brigar pelo título.
O quarto candidato ao caneco, Christopher Bell, nem conseguiu chegar ao final da prova. Ainda durante o segundo estágio, um problema nos freios fez o Toyota Camry número 20 ir ao muro, com danos sem conserto. Assim, o piloto da Joe Gibbs foi o único a deixar a disputa mais cedo.
Confira como foi a corrida:
No começo da disputa, William Byron, que largou na pole, manteve a liderança e dominou o primeiro estágio sem ser ameaçado e manteve a ponta no recomeço da prova. No entanto, o seu carro passou a perder rendimento com a sequência mais longa de voltas.
Quem chegou a liderar na sequência foi Kevin Harvick, que fazia a sua última corrida na carreira como piloto regular da NASCAR. O campeão de 2014 liderou por mais de 20 voltas até ser superado por Ross Chastain, que tinha o carro mais competitivo naquele momento.
Byron foi perdendo desempenho e viu os outros três postulantes ao título se aproximarem, especialmente Blaney, que aparentava ter um carro mais rápido. Porém, a disputa não durou muito tempo, pois os freios do carro de Bell falharam na reta e o piloto da Joe Gibbs acertou o muro. A sua equipe bem que tentou arrumar o carro, mas o dano era terminal.
A corrida recomeçou após o pit stop com Byron se mantendo na posição de título, mas Blaney logo conseguiu avançar e assumiu o lugar que lhe daria o campeonato ainda antes do fim do segundo estágio vencido por Chastain.
No terceiro segmento, Byron novamente se posicionou bem após a parada nos boxes, mas Blaney logo tomou a posição de título novamente. O piloto da Penske estava tão rápido que chegou a brigar pela liderança contra Chastain e Truex Jr, com o trio chegando a duelar lado a lado.
A disputa intensa pela primeira posição foi interrompida a 35 voltas para o fim com a última bandeira amarela da temporada, causada pela rodada de Kyle Busch. Nos boxes, Denny Hamlin e Erik Jones arriscaram colocar dois pneus e se posicionaram à frente.
Na relargada, Kyle Larson, o único dos postulantes ao título que já havia ganho o campeonato anteriormente, teve uma boa largada e se colocou na dianteira no confronto direto pelo título, apenas atrás de Chastain. Blaney ficou em terceiro e Byron em quarto, mas o piloto do carro número 24 não tinha ritmo e perdeu contato com os rivais.
Larson até tentou segurar, mas Blaney estava mais competitivo e, faltando 18 voltas para o fim, o piloto da Penske garantia o segundo lugar, resultado que lhe bastava para ser campeão.
Nas voltas finais, Blaney até se aproximou de Chastain, mas, diante do cenário do título, apenas manteve a vantagem para os seus rivais diretos até a bandeirada final. O piloto da Trackhouse celebrou a vitória, enquanto o representante da Penske celebrava o título da divisão principal da NASCAR pela primeira vez na carreira.
Larson terminou em terceiro e ficou com o vice-campeonato, enquanto Byron foi o quarto na prova e terceiro no campeonato, com Bell fechando o top-4. Na corrida de despedida, Harvick terminou em sétimo e fechou a temporada na 14ª posição.
A NASCAR Cup Series retorna em fevereiro de 2024. No dia 4, haverá o Clash realizado no Coliseu de Los Angeles, enquanto a abertura oficial da temporada será na semana do dia 18, com a realização da Daytona 500.
1 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
2 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
3 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
4 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
5 – Chris Buescher (RFK/Ford)
6 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
7 – Kevin Harvick (Stewart-Haas/Ford)
8 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
9 – Michael McDowell (Front Row/Ford)
10 – Bubba Wallace (23Xi/Toyota)