A edição de 2023 da Daytona 500 foi marcada pela zebra. Com os principais candidatos à vitória se atrapalhando na estratégia ou ficando pelo caminho em acidentes, Ricky Stenhouse Jr demonstrou habilidade para pilotar nos superspeedway e conquistou a vitória mais importante da sua carreira na NASCAR Cup Series.
Este foi o terceiro triunfo de Stenhouse na divisão principal, sendo todas em superovais. Ele também já havia vencido uma corrida em Talladega e outra em Daytona, mas a etapa de 400 milhas, que ocorre no meio do ano. Esta vitória acaba sendo a maior de sua trajetória, além de lhe garantir como o primeiro classificado para os playoffs da divisão principal, no fim da temporada.
Stenhouse fez uma corrida discreta no meio do pelotão e começou a se aproximar da liderança nas últimas 30 voltas, com uma estratégia eficiente. Na primeira prorrogação, o piloto da JTG Daugherty colou no carro de Joey Logano para conseguir a manobra que lhe garantiu a liderança quando um big one afetou 15 carros.
Oh my. #DAYTONA500 pic.twitter.com/QuYIVJjjtC
— FOX: NASCAR (@NASCARONFOX) February 19, 2023
Na última relargada, Stenhouse se posicionou na frente do pelotão e duelou pela dianteira com Logano, quando outro acidente múltiplo causou a bandeira amarela no meio da última volta. O atual campeão da Cup bem que tentou, mas o piloto do Chevrolet Camaro nº. 47 estava na ponta no momento do acionamento da bandeira amarela e foi declarado o vencedor.
RT to congratulate Ricky Stenhouse Jr. on his #DAYTONA500 win! pic.twitter.com/OstRwcdmFi
— FOX: NASCAR (@NASCARONFOX) February 19, 2023
A próxima corrida da NASCAR Cup Series será no próximo domingo, no oval do Auto Club Speedway, em Fontana, Califórnia.
Top-10 da Daytona 500:
1 – Ricky Stenhouse Jr (JTG Daugherty/Chevrolet)
2 – Joey Logano (Penske/Ford)
3 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
4 – Chris Buescher (RFK/Ford)
5 – Alex Bowman (Hendrick/Chevrolet)
6 – AJ Allmendinger (Kaulig/Cevrolet)
7 – Daniel Suárez (Trackhouse/Chevrolet)
8 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
9 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
10 – Riley Herbst (Rick Ware/Ford)