Ricardo Zonta surpreende a todos e não perde a chance de ter ao menos uma pole no ano, justo na ultima corrida que decide o campeão da temporada 2018 da Stock Car, Daniel Serra lidera o campeonato com folga para Felipe Fraga, contudo o piloto da Cimed cresceu nas ultimas etapas, criando possibilidades matemáticas para vencer Serra.
Zonta conseguiu o primeiro luga em uma volta perfeita sobe a volta de Julio Campos que já havia feito um giro sem erros, o tempo de volta dos dois competidores ficou com uma diferença de apenas cinco milésimos de segundo (0s005).
Enquanto os lideres do campeonato tiveram momentos distintos na classificação, Daniel Serra conseguiu chegar ao Q3 e vai posicionar neste domingo o seu carro na terceira colocação, enquanto que Felipe Fraga vai largar da décima oitava posição, cenário perfeito para o Daniel Serra sagrar-se campeão já nas melhores das hipóteses.
Felipe Fraga foi uma das vitimas da chuva em Interlagos, esta que não foi intensa o suficiente para manter a pista em condições iguais para todos os competidores, o que ocasionou a eliminação de quase todos os pilotos do Grupo A no Q1.
lll Q1 – Grupo A – Chuva fraca.
Uma garoa fina banhou a pista paulista na Zona Sul de São Paulo, os carros deixaram os boxes com um para-brisa especial, Daniel Serra mostrou que realmente deseja se manter na ponta, fazendo a marca de 1:44.133.
Logo, Daniel Serra e Casagrande disputaram a ponta, reduzindo cada volta um 1s entre eles, Átila Abreu também entrou na briga, porém ficou atrás de Serra, já Lucas di Grassi sobiu para segundo, porém foi caindo conforme a pista seguia melhorando nos momentos finais. Julio Campos foi o mais rápido com 1:43.054, seguido de Casagrande e Zonta, Max Wilson ficou na pior posição.
RESULTADO DO GRUPO A NO Q1 | ||||||||||||
POSIÇÃO | N.º | PILOTO | EQUIPE | VOLTA | GAP | GAP – 1º | S1 | BS1 | S2 | BS2 | S3 | BS3 |
1 | 4 | Julio Campos | Prati-Donaduzzi Racing | 1:43.054 | – | – | 40.649 | 40.407 | 32.025 | 32.025 | 30.700 | 30.489 |
2 | 83 | Gabriel Casagrande | Vogel Motorsport | 1:43.208 | 0.154 | 0.154 | 45.287 | 40.652 | 33.324 | 32.084 | 41.811 | 30.472 |
3 | 10 | Ricardo Zonta | Shell V-Power | 1:43.215 | 0.161 | 0.007 | 40.548 | 40.548 | 32.053 | 32.053 | 30.614 | 30.614 |
4 | 29 | Daniel Serra | Eurofarma RC | 1:43.276 | 0.222 | 0.061 | 40.556 | 40.556 | 32.038 | 31.953 | 30.865 | 30.553 |
5 | 0 | Cacá Bueno | Cimed Chevrolet Racing | 1:43.299 | 0.245 | 0.023 | 40.526 | 40.526 | 31.919 | 31.919 | 30.854 | 30.751 |
6 | 80 | Marcos Gomes | Cimed Chevrolet Racing | 1:43.315 | 0.261 | 0.016 | 40.579 | 40.579 | 31.929 | 31.929 | 30.829 | 30.657 |
7 | 11 | Lucas di Grassi | Hero Motorsport | 1:43.375 | 0.321 | 0.060 | 40.849 | 40.641 | 32.053 | 31.964 | 30.739 | 30.739 |
8 | 88 | Felipe Fraga | Cimed Chevrolet Racing | 1:43.400 | 0.346 | 0.025 | 40.735 | 40.513 | 32.138 | 32.070 | 30.997 | 30.803 |
9 | 51 | Átila Abreu | Shell V-Power | 1:43.553 | 0.499 | 0.153 | 40.588 | 40.588 | 32.293 | 32.060 | 30.969 | 30.804 |
10 | 111 | Rubens Barrichello | Full Time Sports | 1:43.788 | 0.734 | 0.235 | 40.861 | 40.828 | 32.213 | 32.213 | 30.714 | 30.500 |
11 | 30 | Cesar Ramos | Blau Motorsport | 1:43.859 | 0.805 | 0.071 | 41.016 | 40.981 | 32.135 | 32.135 | 30.938 | 30.719 |
12 | 21 | Thiago Camilo | Ipiranga Racing | 1:43.983 | 0.929 | 0.124 | 40.975 | 40.975 | 32.130 | 32.130 | 30.878 | 30.806 |
13 | 33 | Nelson Piquet Jr | Full Time Sports | 1:44.143 | 1.089 | 0.160 | 40.968 | 40.968 | 32.276 | 32.276 | 30.899 | 30.798 |
14 | 8 | Rafael Suzuki | Bardahl Hot Car | 1:44.174 | 1.120 | 0.031 | 41.018 | 40.938 | 32.391 | 32.035 | 31.289 | 30.999 |
15 | 65 | Max Wilson | Eurofarma RC | 1:44.356 | 1.302 | 0.182 | 41.056 | 40.941 | 32.300 | 32.300 | 31.180 | 31.059 |
lll Q1 – Grupo B – Pista meio a meio
Para o Grupo B que foi a pista logo depois, encontrou uma aliada pois a chuva diminuiu e garantiu um trilho melhor para se obter voltas mais rápidas. Lapenna abriu os trabalhos para o Grupo B, com a pista seca, os pilotos do Grupo 2, eliminaram a maioria do Grupo A.
Uma leve chuva deu uma reduzida no avanço dos pilotos do Grupo B sobre os pilotos do Grupo A e assim Julio Campos em 7º era o primeiro do Grupo A como intruso entre pilotos que se beneficiaram da pista mais seca. Daniel Serra se livrou da degola e pode disputar o Q2.
RESULTADO DO GRUPO B NO Q1 | ||||||||||||
POSIÇÃO | N.º | PILOTO | EQUIPE | VOLTA | GAP | GAP – 1º | S1 | BS1 | S2 | BS2 | S3 | BS3 |
1 | 44 | Bruno Baptista | Hero Motorsport | 1:42.329 | – | – | 44.110 | 40.072 | 35.234 | 31.711 | 49.693 | 30.546 |
2 | 544 | Gaetano di Mauro | Hero Motorsport II | 1:42.402 | 0.073 | 0.073 | 44.746 | 40.094 | 41.873 | 31.672 | 50.090 | 30.400 |
3 | 12 | Lucas Foresti | Cimed Chevrolet Racing Team | 1:42.585 | 0.256 | 0.183 | 42.058 | 40.240 | 34.046 | 31.612 | 48.406 | 30.572 |
4 | 1 | Antonio Pizzonia | Prati-Donaduzzi Racing | 1:42.663 | 0.334 | 0.078 | 40.471 | 40.096 | 36.948 | 31.816 | 56.571 | 30.748 |
5 | 90 | Ricardo Maurício | Full Time Sports | 1:42.671 | 0.342 | 0.008 | 58.032 | 40.387 | 47.993 | 32.020 | 48.552 | 30.264 |
6 | 9 | Guga Lima | Vogel Motorsport | 1:42.705 | 0.376 | 0.034 | 40.973 | 40.496 | 34.664 | 31.730 | – | 30.449 |
7 | 70 | Diego Nunes | Full Time Bassani | 1:42.745 | 0.416 | 0.040 | 40.297 | 40.297 | 33.235 | 31.860 | 57.604 | 30.488 |
8 | 110 | Felipe Lapenna | Cavaleiro Contuflex | 1:43.231 | 0.902 | 0.016 | 44.150 | 40.447 | 33.718 | 31.985 | 45.435 | 30.635 |
9 | 3 | Bia Figueiredo | Ipiranga Racing | 1:43.291 | 0.962 | 0.015 | 41.455 | 40.469 | 36.513 | 31.918 | – | 30.724 |
10 | 20 | Ricardo Sperafico | Bardahl Hot Car | 1:43.312 | 0.983 | 0.013 | 40.776 | 40.447 | 32.332 | 31.956 | – | 30.661 |
11 | 77 | Valdeno Brito | Eisenbahn Racing | 1:43.419 | 1.090 | 0.019 | 40.681 | 40.626 | 35.529 | 31.830 | – | 30.823 |
12 | 46 | Vitor Genz | Eisenbahn Racing | 1:43.461 | 1.132 | 0.042 | 41.397 | 40.635 | 33.476 | 32.058 | 31.650 | 30.682 |
13 | 18 | Allam Khodair | Blau Motorsport | 1:43.485 | 1.156 | 0.024 | 41.024 | 40.610 | 32.746 | 31.995 | 43.012 | 30.662 |
14 | 28 | Galid Osman | Cavaleiro Sports | 1:44.139 | 1.810 | 0.156 | 41.333 | 40.762 | 33.155 | 32.258 | 31.512 | 30.786 |
15 | 5 | Denis Navarro | Cavaleiro Sports | 1:44.194 | 1.865 | 0.020 | 40.953 | 40.809 | 32.382 | 32.149 | 31.789 | 31.128 |
16 | 31 | William Starostik | KTF Sports | 1:44.276 | 1.947 | 0.082 | 40.552 | 40.552 | 33.669 | 32.377 | 55.204 | 31.102 |
lll Q1 – A tensão da mudança de perfil da pista deixa pilotos e equipes tensas
Ricardo Mauricio apontou o seu carro já na saída dos boxes e fez a volta mais rápida 1:41.887, o sol dava o ar de sua graça porém poderia cobrar um preço caro, pois as mudanças eram sentidas.
Diego Nunes foi liberado com o cobertor da asa traseira, o que obrigou a retornar aos boxes, pois apesar de engraçado o carro correr com uma vela ou paraquedas o risco de acidente era grande.
Daniel Serra ficou em boa parte do Q2 no topo da tabela, porém Ricardo Zonta não poupou esforços para lhe toma a ponta e viu Julio Campos se colocar entre eles, Serra com tempo de 1:41.244 e Zonta na ponta com 1:41.143.
Bia Figueiredo foi a ultima a sair dos boxes e fazer o 12º tempo.
RESULTADO DO GRUPO B NO Q2 | ||||||||||||
POSIÇÃO | N.º | PILOTO | EQUIPE | VOLTA | GAP | GAP – 1º | S1 | BS1 | S2 | BS2 | S3 | BS3 |
1 | 10 | Ricardo Zonta | Shell V-Power | 1:41.143 | – | – | 39.569 | 39.550 | 36.728 | 31.217 | 52.139 | 30.376 |
2 | 4 | Julio Campos | Prati-Donaduzzi Racing | 1:41.244 | 0.101 | 0.101 | 39.883 | 39.464 | 39.511 | 31.310 | 52.928 | 30.470 |
3 | 29 | Daniel Serra | Eurofarma RC | 1:41.258 | 0.115 | 0.014 | 43.041 | 39.626 | 40.479 | 31.075 | 49.466 | 30.557 |
4 | 0 | Cacá Bueno | Cimed Chevrolet Racing | 1:41.729 | 0.586 | 0.471 | 39.799 | 39.799 | 31.476 | 31.116 | 31.078 | 30.802 |
5 | 83 | Gabriel Casagrande | Vogel Motorsport | 1:41.816 | 0.673 | 0.087 | 40.280 | 39.879 | 31.655 | 31.361 | 42.969 | 30.576 |
6 | 90 | Ricardo Maurício | Full Time Sports | 1:41.887 | 0.744 | 0.071 | 51.016 | 39.887 | 53.833 | 31.494 | 58.162 | 30.506 |
7 | 12 | Lucas Foresti | Cimed Chevrolet Racing Team | 1:42.303 | 1.160 | 0.416 | 40.571 | 39.936 | 32.027 | 31.549 | 45.034 | 30.818 |
8 | 44 | Bruno Baptista | Hero Motorsport | 1:42.426 | 1.283 | 0.123 | 40.375 | 40.080 | 38.490 | 31.691 | 49.085 | 30.655 |
9 | 1 | Antonio Pizzonia | Prati-Donaduzzi Racing | 1:42.551 | 1.408 | 0.125 | 40.773 | 40.080 | 34.336 | 31.715 | 49.578 | 30.756 |
10 | 70 | Diego Nunes | Full Time Bassani | 1:42.588 | 1.445 | 0.037 | 40.430 | 39.974 | 35.202 | 31.698 | 49.411 | 30.916 |
11 | 544 | Gaetano di Mauro | Hero Motorsport II | 1:42.644 | 1.501 | 0.056 | 40.455 | 39.969 | 32.392 | 32.003 | 31.239 | 30.672 |
12 | 3 | Bia Figueiredo | Ipiranga Racing | 1:42.948 | 1.805 | 0.304 | 40.427 | 40.427 | 31.612 | 31.612 | 30.909 | 30.909 |
13 | 20 | Ricardo Sperafico | Bardahl Hot Car | 1:43.166 | 2.023 | 0.218 | 42.593 | 40.402 | 42.247 | 31.868 | 50.645 | 30.863 |
14 | 9 | Guga Lima | Vogel Motorsport | 1:43.407 | 2.264 | 0.241 | 41.038 | 40.325 | 47.661 | 32.203 | 46.763 | 30.815 |
15 | 110 | Felipe Lapenna | Cavaleiro Contuflex | 1:43.415 | 2.272 | 0.008 | 48.114 | 40.407 | 44.415 | 32.074 | – | 30.932 |
lll Q3 – Briga de gente grande
Ricardo Mauricio não perdeu tempo e saiu na frente, dos boxes, conseguindo obter volta em 1:39.534, Casagrande que vinha forte no final de semana inteiro, tendo liderado o segundo treino livre de sexta, errou e sai no S do Senna, tendo a volta prejudicada e precisando retornar aos boxes.
Caca Bueno buscou obter o melhor resultado para a equipe Cimed e Daniel Serra apresentou as suas credenciais registrando 1:37.398, com todos os setores rápido, algo raro em uma única volta,
Julio campos ameaçou e conseguiu abaixar o tempo para 1:37.319, já Zonta pegou gosto pela brincadeira e não respirou e nem piscava o olho para ganhar a pole em 1:37.314,.
RESULTADO DO GRUPO B NO Q3 | ||||||||||||
POSIÇÃO | N.º | PILOTO | EQUIPE | VOLTA | GAP | GAP – 1º | S1 | BS1 | S2 | BS2 | S3 | BS3 |
1 | 10 | Ricardo Zonta | Shell V-Power | 1:37.314 | – | – | 47.941 | 38.239 | – | 29.742 | – | 29.333 |
2 | 4 | Julio Campos | Prati-Donaduzzi Racing | 1:37.319 | 0.005 | 0.005 | 44.420 | 38.266 | 33.194 | 29.564 | – | 29.489 |
3 | 29 | Daniel Serra | Eurofarma RC | 1:37.398 | 0.084 | 0.079 | 43.642 | 38.539 | 32.382 | 29.467 | – | 29.392 |
4 | 0 | Cacá Bueno | Cimed Chevrolet Racing | 1:38.338 | 1.024 | 0.940 | 54.557 | 38.616 | 34.252 | 29.740 | – | 29.982 |
5 | 90 | Ricardo Maurício | Full Time Sports | 1:39.534 | 2.220 | 1.196 | 46.122 | 39.152 | 33.031 | 30.346 | – | 30.036 |
6 | 83 | Gabriel Casagrande | Vogel Motorsport | – | – | – | 52.578 | 52.578 | 33.257 | 31.833 | – | 30.280 |
ll Confira as possibilidades de título para os dois pilotos em Interlagos:
CONFIRA A CAMPANHA DOS FINALISTAS AO TÍTULO DE 2018 DA STOCK CAR | ||
SERRA |
| FRAGA |
CORRIDA DE DUPLAS | ||
20 | Vs. | 0 |
CURITIBA | ||
29 | Vs. | 30 |
VELOPARK | ||
31 | Vs. | 27 |
LONDRINA | ||
36 | Vs. | 17 |
SANTA CRUZ DO SUL | ||
36 | Vs. | 16 |
CORRIDA DO MILHÃO | ||
13 | Vs. | 25 |
CAMPO GRANDE | ||
26 | Vs. | 30 |
CASCAVEL | ||
0 | Vs. | 32 |
VELO CITTÀ | ||
43 | Vs. | 38 |
LONDRINA | ||
36 | Vs. | 19 |
GOIÂNIA | ||
27 | Vs. | 36 |
TOTAL | ||
297 | Vs. | 270 |
VEJA A MATEMÁTICA PARA O TÍTULO DA STOCK CAR 2018 | ||||
POSSIBILIDADES: SERRA CAMPEÃO | ||||
PONTOS | SE FRAGA | Vs. | SERRA SÓ PRECISA DE UM | PONTOS |
332 | VENCER | & | 4º LUGAR | 335 |
324 | 2º LUGAR | & | 6º LUGAR | 327 |
316 | 3º LUGAR | & | 8º LUGAR | 319 |
310 | 4º LUGAR | & | 10º LUGAR | 311 |
306 | 5º LUGAR | & | 11º LUGAR | 307 |
302 | 6º LUGAR | & | 13º LUGAR | 303 |
298 | 7º LUGAR | & | 15º LUGAR | 299 |
294 | 8º OU PIOR | & | CAMPEÃO | 297 |
POSSIBILIDADES: FRAGA CAMPEÃO | ||||
PONTOS | FRAGA SERÁ CAMPEÃO | Vs. | SERRA NÃO PODE PASSAR DE | PONTOS |
332 | VENCER | & | 5º LUGAR | 331 |
324 | 2º LUGAR | & | 7º LUGAR | 323 |
316 | 3º LUGAR | & | 9º LUGAR | 315 |
310 | 4º LUGAR | & | 11º LUGAR | 307 |
306 | 5º LUGAR | & | 12º LUGAR | 305 |
302 | 6º LUGAR | & | 14º LUGAR | 301 |
298 | 7º LUGAR | & | NÃO PONTUAR | 297 |
lll Capa: Fernanda Freixosa/Stock Car