Ricardo Zonta aproveita o pior dos cenários e crava a pole, Serra e Fraga tem momentos distintos no qualy

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Ricardo Zonta surpreende a todos e não perde a chance de ter ao menos uma pole no ano, justo na ultima corrida que decide o campeão da temporada 2018 da Stock Car, Daniel Serra lidera o campeonato com folga para Felipe Fraga, contudo o piloto da Cimed cresceu nas ultimas etapas, criando possibilidades matemáticas para vencer Serra.

Zonta conseguiu o primeiro luga em uma volta perfeita sobe a volta de Julio Campos que já havia feito um giro sem erros, o tempo de volta dos dois competidores ficou com uma diferença de apenas cinco milésimos de segundo (0s005).

Enquanto os lideres do campeonato tiveram momentos distintos na classificação, Daniel Serra conseguiu chegar ao Q3 e vai posicionar neste domingo o seu carro na terceira colocação, enquanto que Felipe Fraga vai largar da décima oitava posição, cenário perfeito para o Daniel Serra sagrar-se campeão já nas melhores das hipóteses. 

Felipe Fraga foi uma das vitimas da chuva em Interlagos, esta que não foi intensa o suficiente para manter a pista em condições iguais para todos os competidores, o que ocasionou a eliminação de quase todos os pilotos do Grupo A no Q1.

lll  Q1 – Grupo A – Chuva fraca.

Uma garoa fina banhou a pista paulista na Zona Sul de São Paulo, os carros deixaram os boxes com um para-brisa especial, Daniel Serra mostrou que realmente deseja se manter na ponta, fazendo a marca de 1:44.133.

Logo, Daniel Serra e Casagrande disputaram a ponta, reduzindo cada volta um 1s entre eles, Átila Abreu também entrou na briga, porém ficou atrás de Serra, já Lucas di Grassi sobiu para segundo, porém foi caindo conforme a pista seguia melhorando nos momentos finais. Julio Campos foi o mais rápido com 1:43.054, seguido de Casagrande e Zonta, Max Wilson ficou na pior posição.

RESULTADO DO GRUPO A NO Q1

POSIÇÃO

N.º

PILOTO

EQUIPE

VOLTA

GAP

GAP – 1º

S1

BS1

S2

BS2

S3

BS3

1

4

Julio Campos

Prati-Donaduzzi Racing

1:43.054

40.649

40.407

32.025

32.025

30.700

30.489

2

83

Gabriel Casagrande

Vogel Motorsport

1:43.208

0.154

0.154

45.287

40.652

33.324

32.084

41.811

30.472

3

10

Ricardo Zonta

Shell V-Power

1:43.215

0.161

0.007

40.548

40.548

32.053

32.053

30.614

30.614

4

29

Daniel Serra

Eurofarma RC

1:43.276

0.222

0.061

40.556

40.556

32.038

31.953

30.865

30.553

5

0

Cacá Bueno

Cimed Chevrolet Racing

1:43.299

0.245

0.023

40.526

40.526

31.919

31.919

30.854

30.751

6

80

Marcos Gomes

Cimed Chevrolet Racing

1:43.315

0.261

0.016

40.579

40.579

31.929

31.929

30.829

30.657

7

11

Lucas di Grassi

Hero Motorsport

1:43.375

0.321

0.060

40.849

40.641

32.053

31.964

30.739

30.739

8

88

Felipe Fraga

Cimed Chevrolet Racing

1:43.400

0.346

0.025

40.735

40.513

32.138

32.070

30.997

30.803

9

51

Átila Abreu

Shell V-Power

1:43.553

0.499

0.153

40.588

40.588

32.293

32.060

30.969

30.804

10

111

Rubens Barrichello

Full Time Sports

1:43.788

0.734

0.235

40.861

40.828

32.213

32.213

30.714

30.500

11

30

Cesar Ramos

Blau Motorsport

1:43.859

0.805

0.071

41.016

40.981

32.135

32.135

30.938

30.719

12

21

Thiago Camilo

Ipiranga Racing

1:43.983

0.929

0.124

40.975

40.975

32.130

32.130

30.878

30.806

13

33

Nelson Piquet Jr

Full Time Sports

1:44.143

1.089

0.160

40.968

40.968

32.276

32.276

30.899

30.798

14

8

Rafael Suzuki

Bardahl Hot Car

1:44.174

1.120

0.031

41.018

40.938

32.391

32.035

31.289

30.999

15

65

Max Wilson

Eurofarma RC

1:44.356

1.302

0.182

41.056

40.941

32.300

32.300

31.180

31.059

lll  Q1 – Grupo B – Pista meio a meio

Para o Grupo B que foi a pista logo depois, encontrou uma aliada pois a chuva diminuiu e garantiu um trilho melhor para se obter voltas mais rápidas. Lapenna abriu os trabalhos para o Grupo B, com a pista seca, os pilotos do Grupo 2, eliminaram a maioria do Grupo A.

Uma leve chuva deu uma reduzida no avanço dos pilotos do Grupo B sobre os pilotos do Grupo A e assim Julio Campos em 7º era o primeiro do Grupo A como intruso entre pilotos que se beneficiaram da pista mais seca. Daniel Serra se livrou da degola e pode disputar o Q2.

RESULTADO DO GRUPO B NO Q1
POSIÇÃO

N.º

PILOTO

EQUIPE

VOLTA

GAP

GAP – 1º

S1

BS1

S2

BS2

S3

BS3

1

44

Bruno Baptista

Hero Motorsport

1:42.329

44.110

40.072

35.234

31.711

49.693

30.546

2

544

Gaetano di Mauro

Hero Motorsport II

1:42.402

0.073

0.073

44.746

40.094

41.873

31.672

50.090

30.400

3

12

Lucas Foresti

Cimed Chevrolet Racing Team

1:42.585

0.256

0.183

42.058

40.240

34.046

31.612

48.406

30.572

4

1

Antonio Pizzonia

Prati-Donaduzzi Racing

1:42.663

0.334

0.078

40.471

40.096

36.948

31.816

56.571

30.748

5

90

Ricardo Maurício

Full Time Sports

1:42.671

0.342

0.008

58.032

40.387

47.993

32.020

48.552

30.264

6

9

Guga Lima

Vogel Motorsport

1:42.705

0.376

0.034

40.973

40.496

34.664

31.730

30.449

7

70

Diego Nunes

Full Time Bassani

1:42.745

0.416

0.040

40.297

40.297

33.235

31.860

57.604

30.488

8

110

Felipe Lapenna

Cavaleiro Contuflex

1:43.231

0.902

0.016

44.150

40.447

33.718

31.985

45.435

30.635

9

3

Bia Figueiredo

Ipiranga Racing

1:43.291

0.962

0.015

41.455

40.469

36.513

31.918

30.724

10

20

Ricardo Sperafico

Bardahl Hot Car

1:43.312

0.983

0.013

40.776

40.447

32.332

31.956

30.661

11

77

Valdeno Brito

Eisenbahn Racing

1:43.419

1.090

0.019

40.681

40.626

35.529

31.830

30.823

12

46

Vitor Genz

Eisenbahn Racing

1:43.461

1.132

0.042

41.397

40.635

33.476

32.058

31.650

30.682

13

18

Allam Khodair

Blau Motorsport

1:43.485

1.156

0.024

41.024

40.610

32.746

31.995

43.012

30.662

14

28

Galid Osman

Cavaleiro Sports

1:44.139

1.810

0.156

41.333

40.762

33.155

32.258

31.512

30.786

15

5

Denis Navarro

Cavaleiro Sports

1:44.194

1.865

0.020

40.953

40.809

32.382

32.149

31.789

31.128

16

31

William Starostik

KTF Sports

1:44.276

1.947

0.082

40.552

40.552

33.669

32.377

55.204

31.102

lll  Q1 – A tensão da mudança de perfil da pista deixa pilotos e equipes tensas

Ricardo Mauricio apontou o seu carro já na saída dos boxes e fez a volta mais rápida 1:41.887, o sol dava o ar de sua graça porém poderia  cobrar um preço caro, pois as mudanças eram sentidas.

Diego Nunes foi liberado com o cobertor da asa traseira, o que obrigou a retornar aos boxes, pois apesar de engraçado o carro correr com uma vela ou paraquedas o risco de acidente era grande.

Daniel Serra ficou em boa parte do Q2 no topo da tabela, porém Ricardo Zonta não poupou esforços para lhe toma a ponta e viu Julio Campos se colocar entre eles, Serra com tempo de 1:41.244 e Zonta na ponta com 1:41.143.

Bia Figueiredo foi a ultima a sair dos boxes e fazer o 12º tempo.

RESULTADO DO GRUPO B NO Q2
POSIÇÃO

N.º

PILOTO

EQUIPE

VOLTA

GAP

GAP – 1º

S1

BS1

S2

BS2

S3

BS3

1

10

Ricardo Zonta

Shell V-Power

1:41.143

 –

39.569

39.550

36.728

31.217

52.139

30.376

2

4

Julio Campos

Prati-Donaduzzi Racing

1:41.244

0.101

0.101

39.883

39.464

39.511

31.310

52.928

30.470

3

29

Daniel Serra

Eurofarma RC

1:41.258

0.115

0.014

43.041

39.626

40.479

31.075

49.466

30.557

4

0

Cacá Bueno

Cimed Chevrolet Racing

1:41.729

0.586

0.471

39.799

39.799

31.476

31.116

31.078

30.802

5

83

Gabriel Casagrande

Vogel Motorsport

1:41.816

0.673

0.087

40.280

39.879

31.655

31.361

42.969

30.576

6

90

Ricardo Maurício

Full Time Sports

1:41.887

0.744

0.071

51.016

39.887

53.833

31.494

58.162

30.506

7

12

Lucas Foresti

Cimed Chevrolet Racing Team

1:42.303

1.160

0.416

40.571

39.936

32.027

31.549

45.034

30.818

8

44

Bruno Baptista

Hero Motorsport

1:42.426

1.283

0.123

40.375

40.080

38.490

31.691

49.085

30.655

9

1

Antonio Pizzonia

Prati-Donaduzzi Racing

1:42.551

1.408

0.125

40.773

40.080

34.336

31.715

49.578

30.756

10

70

Diego Nunes

Full Time Bassani

1:42.588

1.445

0.037

40.430

39.974

35.202

31.698

49.411

30.916

11

544

Gaetano di Mauro

Hero Motorsport II

1:42.644

1.501

0.056

40.455

39.969

32.392

32.003

31.239

30.672

12

3

Bia Figueiredo

Ipiranga Racing

1:42.948

1.805

0.304

40.427

40.427

31.612

31.612

30.909

30.909

13

20

Ricardo Sperafico

Bardahl Hot Car

1:43.166

2.023

0.218

42.593

40.402

42.247

31.868

50.645

30.863

14

9

Guga Lima

Vogel Motorsport

1:43.407

2.264

0.241

41.038

40.325

47.661

32.203

46.763

30.815

15

110

Felipe Lapenna

Cavaleiro Contuflex

1:43.415

2.272

0.008

48.114

40.407

44.415

32.074

30.932

lll  Q3 – Briga de gente grande

Ricardo Mauricio não perdeu tempo e saiu na frente, dos boxes, conseguindo obter  volta em 1:39.534, Casagrande que vinha forte no final de semana inteiro, tendo liderado o segundo treino livre de sexta, errou e sai no S do Senna, tendo a volta prejudicada e precisando retornar aos boxes. 

Caca Bueno buscou obter o melhor resultado para a equipe Cimed e Daniel Serra apresentou as suas credenciais registrando 1:37.398, com todos os setores rápido, algo raro em uma única volta, 

Julio campos ameaçou e conseguiu abaixar o tempo para 1:37.319, já Zonta pegou gosto pela brincadeira e não respirou e nem piscava o olho para ganhar a pole em 1:37.314,.

RESULTADO DO GRUPO B NO Q3
POSIÇÃO

N.º

PILOTO

EQUIPE

VOLTA

GAP

GAP – 1º

S1

BS1

S2

BS2

S3

BS3

1

10

Ricardo Zonta

Shell V-Power

1:37.314

47.941

38.239

29.742

29.333

2

4

Julio Campos

Prati-Donaduzzi Racing

1:37.319

0.005

0.005

44.420

38.266

33.194

29.564

29.489

3

29

Daniel Serra

Eurofarma RC

1:37.398

0.084

0.079

43.642

38.539

32.382

29.467

29.392

4

0

Cacá Bueno

Cimed Chevrolet Racing

1:38.338

1.024

0.940

54.557

38.616

34.252

29.740

29.982

5

90

Ricardo Maurício

Full Time Sports

1:39.534

2.220

1.196

46.122

39.152

33.031

30.346

30.036

6

83

Gabriel Casagrande

Vogel Motorsport

52.578

52.578

33.257

31.833

30.280

ll Confira as possibilidades de título para os dois pilotos em Interlagos:

CONFIRA A CAMPANHA DOS FINALISTAS AO TÍTULO DE 2018 DA STOCK CAR
SERRA

  

FRAGA

CORRIDA DE DUPLAS
20

Vs.

0

CURITIBA
29

Vs.

30

VELOPARK
31

Vs.

27

LONDRINA
36

Vs.

17

SANTA CRUZ DO SUL
36

Vs.

16

CORRIDA DO MILHÃO
13

Vs.

25

CAMPO GRANDE
26

Vs.

30

CASCAVEL
0

Vs.

32

VELO CITTÀ
43

Vs.

38

LONDRINA
36

Vs.

19

GOIÂNIA
27

Vs.

36

TOTAL
297

Vs.

270

  
VEJA A MATEMÁTICA PARA O TÍTULO DA STOCK CAR 2018
POSSIBILIDADES: SERRA CAMPEÃO
PONTOS

SE FRAGA

Vs.

SERRA SÓ PRECISA DE UM

PONTOS

332

VENCER

&

4º LUGAR

335

324

2º LUGAR

&

6º LUGAR

327

316

3º LUGAR

&

8º LUGAR

319

310

4º LUGAR

&

10º LUGAR

311

306

5º LUGAR

&

11º LUGAR

307

302

6º LUGAR

&

13º LUGAR

303

298

7º LUGAR

&

15º LUGAR

299

294

8º OU PIOR

&

CAMPEÃO

297

POSSIBILIDADES: FRAGA CAMPEÃO
PONTOS

FRAGA SERÁ CAMPEÃO

Vs.

SERRA NÃO PODE PASSAR DE

PONTOS

332

VENCER

&

5º LUGAR

331

324

2º LUGAR

&

7º LUGAR

323

316

3º LUGAR

&

9º LUGAR

315

310

4º LUGAR

&

11º LUGAR

307

306

5º LUGAR

&

12º LUGAR

305

302

6º LUGAR

&

14º LUGAR

301

298

7º LUGAR

&

NÃO PONTUAR

297

lll PROGRAMAÇÃO ÀS HERO SUPER FINAL
DOMINGO, 9 DE DEZEMBRO
08:00 – Abertura dos portões ao público;
08:15 – Corrida 2 Brasileiro de Marcas;
09:00 às 10:00 – VISITAÇÃO AOS BOXES;
11:00 – Largada Stock Car às Hero Super Final;
12:45 – Largada Stock Light.

lll Capa: Fernanda Freixosa/Stock Car

Rubens Gomes Passos Netto

“Netto”, popularmente conhecido entre os imigrantes Guaxupeanos que tocam a zueira no pequeno município de São Paulo, gosta de comprar livros e outras bugigangas que orbitam o universo da Fórmula 1, já semeava a discórdia ao aceitar o rótulo de “nerd”, quando em terras tropicais, tal rotulo era algo, um tanto quanto pejorativo aos descendentes de primatas residentes nas regiões montanhosas produtoras de café, o que julgava ser maravilhoso, ainda mais sendo um apaixonado pela Fórmula 1, fã da McLaren por paixão e pela Ferrari por criação, já que nasceu em uma família descente de italianos produtores de café e não fabricantes de macarrão, na sua pacata opinião a melhor temporada foi a 2008, já que por um infortúnio reprodutivo de seus pais não conseguiu assistir a temporada de 1986, admira e muito o Emerson Fittipaldi, tem como o carro dos sonhos o McLaren MP4/4 e sonha em um dia ou noite pilotar em Spa e provar que as teorias que não levam a humanidade a lugar algum dos quais ele defende são mais úteis que um relógio digital, salvo se for para comer um pastel de camarão acompanhado de um chopp escuro.