ColunistasDestaquesFórmula 2Post

Fórmula 2 – Em corrida movimentada e marcada pela chuva, Vesti vence Sprint em Barcelona

Frederik Vesti aproveita grid invertido para começar prova da 3ª posição, para vencer prova Sprint. O piloto somou pontos importantes para a disputa do título

Frederik Vesti fez uma corrida precisa em Barcelona neste sábado (03) para faturar a vitória. O piloto da Prema começou a corrida da terceira posição, mas com um erro de Amaury Cordeel e o abandono de Jak Crawford, Vesti faturou a ponta.

Théo Pourchaire ficou com a segunda posição e segue perseguindo Vesti no duelo pelo Campeonato. A ART Grand Prix conseguiu colocar dois pilotos no pódio, Pourchaire precisou ultrapassar Victor Martins para faturar o segundo lugar, deixando o companheiro de equipe na terceira posição.

Jack Doohan foi o quinto colocado, seguido por Richard Verschoor, Oliver Bearman e Ayumu Iwasa. Os oito pilotos que receberam pontos na etapa. Athur Leclerc e Enzo Fittipaldi completaram o Top-10.

A Fórmula 2 retorna neste domingo às 6h25 para a realização da Corrida Principal na Espanha.

Saiba como foi a Corrida Sprint da Fórmula 2 na Espanha

Frederik Vesti faturou a pole na sexta-feira, mas por conta da inversão do grid, o piloto da Prema vai começar a corrida da 10ª posição. Amaury Cordeel ganhou o direito de começar a prova da primeira posição.

Por conta da chuva que de fato lavou o circuito, os pilotos realizaram a largada em movimento. A confusão foi instaurada, com vários toques acontecendo pelo traçado. Crawford acabou com o carro danificado, depois do toque com Frederik Vesti e na sequência abandonou a prova. O piloto da Prema se manteve na segunda posição. Enzo Fittipaldi também se envolveu em um incidente e com isso caiu para a 9ª posição.

Após a segunda volta, os dez primeiros eram: Cordeel, Vesti, Martins, Hauger, Doohan, Pourchaire, Bearman, Verschoor, Fittipaldi e Iwasa. A liderança de Cordeel não durou por muito tempo, antes da segunda volta ser concluída, o piloto da Carlin extravasou os limites de pista após um erro, desta forma Vesti saltou para a ponta.

Mesmo com a baixa visibilidade por conta do spray que se formava com a passagem dos carros, alguns duelos aconteciam pelo traçado. Martins não demorou para atacar Cordeel e no quarto giro, o piloto da ART Grand Prix assumiu o segundo lugar. Théo Pourchaire que foi punido no grid de largada e começou a corrida da nona posição, era o sexto colocado, o francês fez uma boa largada para ter a chance de faturar alguns pontos no sábado.

Benavides foi mais um piloto que extravasou os limites de pista, depois que arriscou um ataque em Boschung. Os pilotos estavam brigando pela 20ª posição. Outro duelo acontecia entre Ayumu Iwasa e Fittipaldi, com o competidor da Dams buscando o 9º lugar e por consequência um ponto extra.

Durante a oitava volta, Iwasa concluiu a ultrapassagem em Fittipaldi. O brasileiro tentou defender a posição e até atacar o adversário em uma última oportunidade, mas não obteve sucesso.

 

No duelo que aconteceu na décima primeira volta, Pourchaire atacou Doohan e saltou para o 5º lugar. Os pilotos estavam reclamando do nível de degradação dos pneus, se tornando cada vez mais complicado permanecer no traçado e manter um controle do carro.

Com doze voltas os dez primeiros eram: Versti, Martins, Cordeel, Hauger, Pourchaire, Doohan, Bearman, Verschoor, Iwasa e Fittipaldi. Cordeel cometeu um novo erro e caiu para o sexto lugar.

Sem a chuva caindo pelo traçado, o spray reduziu e os pilotos se aproximaram, para os duelos se intensificarem cada vez mais. Iwasa por sua vez tentou atacar Verschoor, enquanto Enzo Fittipaldi se aproveitou do duelo que acontecia à frente para se aproximar dos competidores. Stanek, por sua vez estava realizado a ultrapassagem em Correa, mas foi tocado pelo piloto da Van Amersfoort Racing. Stanek rodou e foi parar na 20ª posição.

A pista estava secando e com isso, Daruvala, Maini e Maloney se dirigiram ao pit-lane para substituir os pneus de chuva, pelos compostos macios, direcionados para a pista seca. Cordeel foi punido com 5 segundos pelos limites de pista.

Correia e Benavides fizeram as suas trocas na volta 19, arriscando tudo no final da prova. No entanto, os pneus slick ainda eram muito lentos por conta das condições de pista. As trocas seguiram e na sequência, Novalak, Nissany e Boschung fizeram as suas trocas.

Quando os pneus macios começaram a pegar mais velocidade, o Virtual Safety Car pintou na pista pelo abandono de Correia. Assim que o VSC foi ativo, Théo Pourchaire estava nos boxes.

Durante a volta 21, a movimentação nos boxes ficou ainda mais intensa e os pilotos que ainda estavam com os pneus chuva, abandonaram os compostos por pneus macios. O grid foi reorganizado e os dez primeiros eram: Vesti, Martins, Hauger, Pourchaire, Doohan, Verschoor, Bearman, Cordeel, Iwasa e Fittipaldi. A parada de Pourchaire funcionou e o piloto saltou para a quarta posição.

O Safety Car deixou a pista ao final da volta 23, para que o ritmo normal da corrida fosse reestabelecido.

Largada autorizada, Vesti foi controlando a ponta para não perder a vitória. Hauger comeu um erro e foi atacado por Pourchaire, o piloto da ART assumiu a terceira posição. Na sequência o duelo era doméstico, Pourchaire atacou Martins e saltou para o segundo lugar. Fittipaldi foi ultrapassado por Leclerc e caiu para a décima primeira posição

A corrida foi encerada por tempo, mas os pilotos completaram as 26 voltas. Martins tinha uma performance ruim, mas tentou se defender no terceiro lugar para celebrar um pódio duplo da ART Grand Prix.

A prova foi encerrada com Vesti na liderança, o piloto da Prema venceu a corrida, foi acompanhado por Pourchaire e Martins no pódio. Cordeel era investigado por não ter cumprido a punição corretamente. Nissany bateu em Daruvala, enviando o piloto da MP Motorsport para a brita, instantes antes da atividade ser encerrada.

Resultado da Corrida Sprint da Fórmula 2 em Barcelona – Foto: reprodução
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo