AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Renault nomeia Duncan Minto como CEO interino

Renault nomeia Duncan Minto como CEO interino em meio à revisão de metas e corte de custos

A Renault anunciou nesta semana o nome do novo CEO Interino, Duncan Minto passa a ocupar o cargo, deixado por Luca di Meo. O novo nome vem acompanhado de uma medida de corte de custos.

Atuando como diretor financeiro do Grupo Renault, Minto ficará responsável pela gestão diária da empresa ao lado de Jean-Dominique Senard, que ocupará o cargo de Presidente da Renault S.A.A, a empresa operadora do Grupo, durante este período.

Com uma trajetória consolidada dentro do Grupo Renault, Duncan Minto traz uma bagagem de quase três décadas na companhia. Formado pela Universidade de St. Andrews, na Escócia, ele ingressou na Renault em 1997 e ocupou diversos cargos estratégicos em países como França, Portugal, Irlanda e no mercado asiático. Em 2025, assumiu o cargo de Diretor Financeiro do Grupo Renault, antes de ser nomeado CEO, consolidando-se como uma liderança com profundo conhecimento da estrutura global da empresa.

A Renault ainda está realizando um processo de seleção para definir o novo Diretor Executivo da Renault S.A, sendo supervisionado pelo Comitê de Governança e Remuneração do Conselho de Administração.

A mudança na liderança ocorre em meio à revisão para baixo das previsões de desempenho financeiro da companhia. A Renault informou que seu fluxo de caixa livre no primeiro semestre será de apenas 47 milhões de euros, afetado por atrasos no faturamento e por uma necessidade de capital de giro negativa de cerca de 900 milhões de euros. A empresa também reduziu sua meta de margem operacional anual de pelo menos 7% para 6,5%, além de revisar a previsão de fluxo de caixa livre para 1 a 1,5 bilhão de euros, abaixo dos mais de 2 bilhões estimados anteriormente.

Minto destacou que o mercado europeu segue fraco, especialmente no varejo, com pouca margem para ajustes de preço e aumento da competitividade — um cenário agravado pela pressão da concorrência chinesa em veículos elétricos e híbridos.

A expectativa é que a Renault apresente medidas concretas de corte de custos e de reversão do capital de giro em dia 31 de julho, quando publicará os seus resultados semestrais. Enquanto isso, nomes como Denis Le Vot, chefe da marca Dacia, e Maxime Picat, ex-Stellantis, surgem entre os cotados para assumir o comando definitivo da companhia.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo