Nesta última quinta-feira (17) aconteceu a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, presidida por Mohammed Ben Sulayem. Nela foram apresentadas várias resoluções para as categorias de chancela da FIA, inclusive a Fórmula 1.
Na reunião foram apresentadas “atualizações significativas” para os regulamentos de 2026, incluindo o que a FIA trata como “uma reorganização da forma como os regulamentos são dispostos, que será dividida em seções temáticas para maior clareza e consistência”, sendo concluída “nos próximos meses”.
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O Regulamento Técnico de 2026, foi aprovado em junho, mas está passando por uma “ampla melhoria”, por conta da necessidade de refinar os conceitos aerodinâmicos, depois de uma longa colaboração entre a FIA, a FOM e suas equipes. Estes ajustes são para manter a competitividade da categoria, algo que tem se tornado o foco principal da competição, além de extrair um melhor desempenho dos equipamentos que serão criados neste regulamento.
No entanto, é sentida uma certa demora para a definição de alguns desses termos, já que a Pirelli precisa preparar os pneus de 2026, mas sem saber exatamente como as cargas aerodinâmicas vão operar, fica um pouco mais complicado de chegar na gama ideal.
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Os regulamentos esportivos, também passaram por uma atualização significativa para “simplificar e modernizar sua estrutura”. Foram acrescentadas medidas para regular o gerenciamento de energia das unidades de potência, bem como o gerenciamento da aerodinâmica móvel.
Na reunião também foi falado sobre o regulamento financeiro para 2026, que vem sendo aprimorado desde a sua introdução em 2021. Também foi necessário simplificar este regulamento.
A pré-temporada de 2026, serão realizados três testes, com três dias cada, para ajudar os fornecedores de motores e contabilizar esse trabalho, já que um dos focos principais nesta campanha é voltado para a unidade de potência.
As discussões sobre o regulamento de 2026 continuam acontecendo e novamente o Conselho Mundial será submetido aos elementos complementares.
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