Post

Red Bull reestrutura a base reorganizando pilotos na Fórmula 2

As mudanças na Fórmula 2 foram agitadas nesta sexta-feira (14), principalmente para os pilotos que fazem parte da academia da Red Bull. Liam Lawson deixará a Hitech Grand Prix para correr com a Carlin em 2022, o piloto será companheiro de Logan Sargeant, que faz parte do programa da Williams.

O neozelandês deixará a Carlin após disputar um temporada bem-sucedida com o time. Lawson terminou a temporada na nona posição do campeonato, mas começou o ano conquistando uma vitória no Bahrein, além de estar no pódio da corrida principal. Junto com a temporada de etapas espaçadas da F2, Lawson também esteve competindo na DTM, onde se tornou vice-campeão.

Liam Lawson correrá por mais uma temporada na Fórmula 2, mas agora estará na Carlin – Foto: reprodução F2

Com o encerramento da temporada 2021 da Fórmula 1, o neozelandês testou com a AlphaTauri, guiando o carro como parte do seu aprendizado e preparação.

“Estou super empolgado com a nova oportunidade deste ano”, disse Lawson. “O teste de pré-temporada correu muito, muito bem. Foi uma experiência completamente diferente do que eu estava acostumado. Toda a equipe está realmente focada nas coisas certas e supermotivados para a temporada. O segundo ano é sempre um bom passo, tendo feito um ano e aprendendo muito, então levar tudo isso para uma nova equipe é uma ótima maneira de começar.”

Dennis Hauge e Jehan Daruvala que também são membros da academia de jovens pilotos da Red Bull tiveram os seus destinos resolvidos, os dois são a dupla da Prema para a temporada 2022.

LEIA MAIS: Prema terá Hauger e Daruvala como a dupla que vai competir o campeonato de 2022 da F2

Outro piloto que também faz parte da academia dos taurinos é Jüri Vips, o piloto permanecerá na F2 correndo com a Hitech Grand Prix pela segunda temporada. Vips entrou na categoria na temporada de 2020, mas assumiu a vaga na Dams apenas no GP da Bélgica.

“Estou entusiasmado por me juntar à Hitech por mais um ano”, disse Vips. “Construímos um forte relacionamento em 2021, o que me permitiu conhecer o carro e trabalhar em estreita colaboração com a equipe para garantir que demos o nosso melhor ao longo da temporada.

Ayumu Iwata correrá com a Dams ao lado de Roy Nissany, o piloto estava na Fórmula 3 em 2021, terminando na décima segunda posição do campeonato com a Hitech Grand Prix. Assim como os demais pilotos, ele também faz parte da academia da Red Bull, mas também está no programa da Honda.

Ayumu Iwata deixará a Fórmula 3 para fazer a sua primeira temporada na Fórmula 2 – Foto: reprodução F2

“Estou muito animado para enfrentar meu primeiro ano de F2 com a DAMS”, disse Iwata. “Trabalhamos juntos no teste em dezembro e aprendi muito sobre o carro e a equipe. Coletamos muitos dados, que será útil antes dos testes de pré-temporada.”

“Vou correr em novas pistas este ano, o que será um desafio, mas estou ansioso para desenvolver minhas habilidades ao longo da temporada. Eu morava em Le Mans quando corria na F4 francesa, então é ótimo competir na F2 com uma equipe baseada na área. Mal posso esperar para chegar ao Bahrein e voltar aos trilhos com o Dams para testes de 2 a 4 de março.”

O piloto japonês conquistou o título na Fórmula 4 francesa em 2020, com nove vitórias e quinze pódios. Em 2021 ele competiu no campeonato de F3 Asiática, onde pilotos como Guanyu Zhou, Jehan Daruvala e Roy Nissany também correram.

Para competir na Fórmula 3 em 2022, a Red Bull contará com Jak Craford, na Prema, enquanto Jonny Edgar correrá pela Trident. Isack Hadjar ocupa uma vaga na Hitech para disputar o próximo campeonato.

A Red Bull está concentrando uma grande quantidade de pilotos na sua base para não necessitar de pilotos de fora no futuro. Contanto com os talentos da sua base para formar as duplas dos próximos anos.

Na temporada de 2022 o grid da F1 ainda terá vários pilotos que estão ou passaram pela Red Bull. Max Verstappen é o atual campeão, Sergio Pérez guiará por mais uma temporada com o time austríaco, enquanto Pierre Gasly e Yuki Tsunoda são a dupla da AlphaTauri de 2022. Sebastian Vettel (Aston Martin) conquistou quatro títulos pela Red Bull e defenderá a equipe atual por mais uma temporada. Daniel Ricciardo está na McLaren, enquanto Carlos Sainz segue na Ferrari. Alexander Albon retornará ao grid com a Williams.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo