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O retorno triunfal da lendária Isotta Fraschini com o esportivo Tipo 6 LMH Strada, avaliado em R$ 17 milhões

Símbolo de prestígio e velocidade, a marca italiana ressurge com um modelo baseado em carros de competição, mantendo seu legado de excelência e exclusividade

Desde sua fundação modesta em Milão no ano de 1900, a Isotta Fraschini conquistou um lugar distinto no universo do luxo automotivo italiano, transcendendo fronteiras geográficas e temporais. Com uma fusão única de artesanato meticuloso, inovação técnica e design elegante, a marca firmou-se como uma das mais respeitadas e desejadas ao redor do globo.

Ao longo de sua rica história, a Isotta Fraschini não apenas estabeleceu padrões de excelência, mas também deixou uma marca indelével na indústria automotiva, representando o eterno espírito italiano pela beleza e desempenho.

Uma vez símbolo de prestígio e luxo nas primeiras décadas do século 20, transportando líderes religiosos, monarcas e estrelas de cinema, a Isotta Fraschini agora ressurge fiel ao seu espírito original. De volta às ruas está o modelo Tipo 6 LMH Strada, uma máquina que emana exclusividade e poder, pronta para acelerar nas pistas e impressionar os entusiastas de automobilismo.

A História da Montadora Isotta Fraschini: Elegância Italiana em Movimento

Fundada em 1900 por Cesare Isotta e Vincenzo Fraschini, em Milão, Itália, a Isotta Fraschini rapidamente se tornou uma das marcas mais reconhecidas e respeitadas no mundo automotivo. Seu legado é marcado por uma combinação única de artesanato, inovação técnica e design sofisticado.

Os Primeiros Passos

Os visionários Cesare Isotta e Vincenzo Fraschini estabeleceram a empresa com o propósito de criar carros de luxo e motores marítimos. Desde o início, a Isotta Fraschini destacou-se pela qualidade superior de seus produtos. Seus primeiros automóveis eram notáveis não apenas por sua potência e desempenho, mas também por seu requinte e estilo.

Inovação e Prestígio

Nos anos seguintes, a Isotta Fraschini continuou a inovar, lançando modelos que estabeleceram novos padrões de excelência na indústria automobilística. Em 1907, o modelo Isotta Fraschini Tipo D foi pioneiro ao apresentar um motor de seis cilindros em linha, representando um avanço significativo para a época.

O Apogeu do Luxo

Durante as décadas de 1920 e 1930, a Isotta Fraschini atingiu seu ápice, produzindo alguns dos carros mais luxuosos e elegantes do mundo. Suas criações eram frequentemente encomendadas por aristocratas, líderes mundiais e celebridades, solidificando a reputação da marca como um símbolo definitivo de status e sofisticação.

O Impacto da Guerra e a Diversificação

No entanto, como muitas outras montadoras, a Isotta Fraschini foi afetada pela Segunda Guerra Mundial, interrompendo temporariamente a produção de seus automóveis de luxo. Após o conflito, a empresa diversificou suas atividades, expandindo-se para a fabricação de motores para navios, trens e aeronaves, mantendo sua reputação de excelência técnica.

Legado Duradouro

Apesar dos desafios enfrentados ao longo de sua história, a Isotta Fraschini deixou um legado duradouro na indústria automotiva. Seus carros continuam a ser altamente valorizados por colecionadores e entusiastas de veículos clássicos, refletindo a beleza atemporal e a qualidade excepcional que sempre foram características da marca.

O Renascimento Moderno

Embora a produção de automóveis pela Isotta Fraschini tenha cessado décadas atrás, a marca não foi esquecida. No início do século XXI, esforços foram feitos para reviver a marca, com projetos para lançar novos modelos inspirados no legado de elegância e inovação da empresa. Estes esforços visam capturar a essência da Isotta Fraschini para uma nova geração de entusiastas de carros de luxo.

Tipo 6 LMH Strada
© ISOTTA FRASCHINI

O Tipo 6 LMH Strada é um hypercar baseado no LMH Competizione, com o qual a fábrica italiana competirá no Mundial de Endurance 2024, na categoria principal de protótipos. Este modelo excepcional apresenta um chassi monocoque em fibra de carbono, envolvido por uma carroceria também em fibra de carbono, projetada para máxima eficiência aerodinâmica.

© ISOTTA FRASCHINI

Sob o capô, encontra-se um motor V6 3.0 turbo, originário da HWA/Mercedes, trabalhando em conjunto com uma unidade híbrida montada no eixo dianteiro, proporcionando tração integral quando ativada. Com impressionantes 1.020 cavalos de potência, este esportivo atinge uma velocidade final de 370 km/h, sem as restrições técnicas do regulamento do Mundial de Endurance, e pesando menos de uma tonelada.

© ISOTTA FRASCHINI

O câmbio, freios e suspensões são os mesmos da versão de competição, enquanto uma câmera na parte traseira substitui o retrovisor. Visualmente, a principal diferença em relação ao Tipo 6 LMH Competizione é a ausência da asa traseira, substituída por um elemento aerodinâmico menor.

O projeto e a construção ficam a cargo da Michelotto, uma parceira técnica da Ferrari por muitos anos, responsável pela fabricação das versões de competição dos modelos GT da scuderia.

© ISOTTA FRASCHINI

Este nível de exclusividade e desempenho, naturalmente, tem seu preço, acessível apenas para poucos privilegiados, a partir de 3,25 milhões de euros (cerca de R$ 17,3 milhões), podendo aumentar com opções de personalização. Além disso, o cockpit deste veículo oferece espaço apenas para o motorista, sem qualquer concessão ao conforto, refletindo sua essência de pista e desempenho extremo.

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Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

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