O primeiro treino livre em Silverstone será marcado pela presença dos jovens pilotos. Isack Hadjar também terá a chance de participar da sessão, o piloto foi escalado pela Red Bull para guiar o RB20 de Sergio Pérez.
O francês se junta à Franco Colapinto (Williams), Jack Doohan (Alpine) e Oliver Bearman (Haas) na sessão.
Hadjar é atualmente o vice-líder do campeonato da Fórmula 2, sendo uma campanha impressionante. O piloto Campos, conta com vitórias na Austrália e Ímola em corridas principais. Além dos pódios obtidos em Mônaco e no Red Bull Ring. Hadjar chegou à marca de 106 pontos, contra 117 de Paul Aron.
Em 2023, o competidor assumiu o carro da AlphaTauri (agora Racing Bulls) no México, enquanto guiou o da Red Bull em Abu Dhabi. Se tornando uma excelente escolha para a equipe, depois que Liam Lawson disputou algumas provas pela AlphaTauri no último ano e não se encaixa mais no perfil de novato.
Welcome back, Isack Hadjar 🤝
Our junior driver will be in Checo’s car for FP1 at Silverstone 🇬🇧#F1 || #BritishGP pic.twitter.com/Y6j9mycLJ5
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) July 4, 2024
Os regulamentos da Fórmula 1 cobram que as equipes disponibilizem os seus dois carros para jovens pilotos ao longo da temporada. Os competidores em questão precisam participar do TL1; essa é uma forma de aproximar os jovens competidores da categoria, sendo um momento para ter contato com o equipamento.
Silverstone é uma pista que os competidores têm contato desde a Fórmula 3, o conhecimento do traçado colabora para os pilotos ficarem mais seguros em uma participação na F1. Cada um dos pilotos segue um programa estabelecido pelas equipes, que ajuda também na coleta de dados.