O grande dilema de vários times no grid, está relacionado ao sobrepeso dos seus carros. Mesmo com o regulamento promovendo o aumento de peso dos carros, as equipes seguem tentando melhorar a performance dos seus equipamentos, eliminando o peso de diversas peças.
No começo do ano alguns times rasparam a tinta de várias partes do carro, mesmo conseguindo uma redução mínima. Outras alterações foram mais eficazes com a chegada de novas peças e a introdução de novos pacotes aerodinâmicos. A Red Bull foi uma das equipes com mais problemas e precisou fazer várias atualizações no RB18.
Os novos regulamentos permitiram carros 46 kg mais pesados, principalmente para que todos os equipamentos de segurança fossem comportados sem nenhum problema. O peso mínimo que originalmente era de 795 kg, aumentou para 798 kg por conta da reclamação de várias equipes.
Neste retorno das férias de verão, a Red Bull estaria providenciando um chassi mais leve para introduzir em seu carro. A informação é do site alemão, Auto Motor Und Sport. O novo chassi teria passado pelos testes de colisão da FIA para atestar a sua segurança após as alterações realizadas pela Red Bull.
Para passar por novos testes, a Red Bull pode ter alterado a estrutura do chassi e aproveitado para promover mudanças aerodinâmicas, visando o ganho.
Segundo o site alemão sobre os burburinhos no paddock, a Mercedes e a Red Bull são as equipes com mais problema de peso. A Mercedes estaria 8 kg acima do limite, enquanto a Red Bull está 7 kg acima.
Realizar a mudança de um chassi não é algo que os pilotos gostam muito de fazer, pois geralmente eles se adaptam aos seus equipamentos. A notícia também chama a atenção, principalmente em um momento do campeonato onde a Red Bull é a atual líder da competição e Max Verstappen tem plena chance de conquistar o bicampeonato.
Por outro lado, o time estaria buscando um pouco mais de velocidade, principalmente após as regras de rigidez do assoalho entrarem em vigor na Bélgica.
Notícias assim também levantam um ponto de atenção que já é recorrente no paddock: quanto do orçamento o time austríaco já comprometeu com atualizações – eles estariam próximos de atingir o teto orçamentário? Os times receberam uma pequena folga, para atender o período de inflação, mas para times grandes o valor é irrisório.
A partir de Spa-Francorchamps, os times não podem mais trabalhar com assoalhos flexíveis, então é esperado que só por essa alteração, o peso dos carros volte a subir, desta forma a Red Bull estaria tentando compensar a perda que o carro sofrerá, mesmo comprometendo ainda mais o seu orçamento.