A novela entre a Red Bull e Sergio Pérez ainda se arrasta. Na última segunda-feira foi realizada uma reunião entre o time austríaco e o mexicano, mas nenhuma outra informação foi divulgada. No entanto, se de fato acontecer esse rompimento, Liam Lawson ou Yuki Tsunoda são os cotados para a promoção.
A Red Bull começou o ano em uma melhor forma, Max Verstappen conseguiu salvar o título de pilotos para a equipe, mas os taurinos perderam o título de Construtores, pela performance ruim de Pérez. O mexicano conseguiu quatro pódios nos primeiros cinco GPs do ano, mas pelo restante da temporada fez classificações ruins e em várias provas lutou ao menos para chegar na zona de pontuação.
Com o crescimento de McLaren e Ferrari, ficou mais difícil para a Red Bull sustentar o posto de primeira equipe. Pérez marcou apenas 49 pontos entre a 7ª rodada e a 24ª prova do ano.
Mesmo com o desempenho ruim, Pérez renovou o contrato com a Red Bull em meados de junho, mas com o desempenho ruim, sua permanência na equipe foi contestada. A RBR ainda precisou reafirmar ao longo do campeonato que o piloto permaneceria com o time, mas as coisas parecem que mudaram.
Por muito menos a equipe já realizou mudanças com o andamento do campeonato, desta forma não faz muito sentido a permanência de Pérez. Embora o que alguns veículos trazem, é que por conta dos patrocinadores do mexicano, ficou um pouco mais complicado este rompimento.
Em última entrevista, o chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, deu a entender que Liam Lawson e Yuki Tsunoda podem ser os substitutos de Pérez para 2025. O piloto japonês ganhou a chance de guiar o carro da Red Bull durante os testes de pós-temporada em Abu Dhabi, depois de solicitar a chance de mostrar o seu desempenho com o carro da equipe principal.
Anteriormente, Tsunoda se quer era cogitado para a vaga, mas aparentemente agora é até considerado se uma mudança acontecer no time principal.
Lawson retornou para a Fórmula 1 com a temporada em andamento, quando a Racing Bulls optou por substituir o neozelandês por Daniel Ricciardo – que também não estava entregando. A desculpa do time foi avaliar Lawson para entender melhor o que fazer para 2025. A vaga ao lado de Tsunoda na RB ainda está em aberto.
“Acho que Liam, em circunstâncias desafiadoras, fez um trabalho muito bom. Se você analisar o que ele fez no tempo que teve e o ritmo de corrida que teve, acho que ele fez um bom trabalho. Acho que Yuki fez um bom trabalho, então, caso algo fosse decidido com Checo, eles seriam os candidatos que procuraríamos.”
Nas últimas semanas, até o nome de Franco Colapinto foi ventilado como um possível substituto, pois a Red Bull teria a oportunidade de preparar melhor Lawson para o futuro, além de não queimar mais um dos seus pilotos da base.
A equipe também poderia se acertar com a promoção ou de Lawson e Tsunoda e designar o outro assento para Isack Hadjar, vice-campeão da Fórmula 2 em 2024.
“Obviamente essas discussões acontecerão entre Checo e a equipe. Agora que [nós] terminamos a temporada, vamos sentar com ele e refletir sobre a temporada e, obviamente, onde deu errado e coletivamente trabalhar qual é o caminho certo e apropriado para seguir”, afirmou Horner.
“Checo tem sido um grande aliado para esta equipe, voltando a esta corrida [em Abu Dhabi] em 2021, a contribuição que ele fez, campeonatos de construtores de 2022 e 2023, cinco vitórias em corridas, segundo lugar no campeonato de pilotos do ano passado, então ele fez muito por esta equipe e vamos sentar e refletir sobre esta temporada e como seguiremos em frente.”
“Não há pressa imediata”, acrescentou Horner. “Temos todas as trocas disponíveis para nós internamente, então acho que a primeira coisa é sentar com Checo e ter essa conversa agora que a temporada está concluída. Sentado aqui agora, ele ainda é nosso piloto, então seria errado da minha parte especular sobre como será o próximo ano até que ele e eu nos conversarmos.”
A tendência é que o próximo ano seja ainda mais disputado, desta forma, Horner sabe que é necessário ter dois pilotos pontuando regularmente, para que a Red Bull não perca muito espaço no grid.
“A Ferrari estará forte com sua escalação no ano que vem, a McLaren tem uma formação forte, a Mercedes terá um piloto inexperiente em um de seus assentos”, disse Horner. “E então para nós é muito importante que ambos os nossos pilotos estejam entregando e não haja uma lacuna significativa.”
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