Neste sábado (06) os pilotos invadiram mais uma vez o circuito de Suzuka, agora para a finalização dos preparativos antes da classificação. Max Verstappen liderou o TL3, após anotar 1m29s563 com um jogo novo de pneus macios instalados próximo do encerramento da sessão.
Basicamente o TL3 foi usada para a verificação dos carros em simulação de corrida, aproveitando o máximo de tempo em pista seca, além de atestar a durabilidade dos pneus macios e médios em um traçado abrasivo.
Sergio Pérez ficou com a segunda posição, fechando a primeira fila para a Red Bull e demonstrando mais uma vez que a equipe é favorita para obter a pole neste traçado.
O que realmente impressionou nesta sessão, foi o trabalho realizado pela Mercedes, Lewis Hamilton passou parte da atividade na ponta. George Russell encaixou o carro na terceira posição, enquanto o heptacampeão mundial foi o quarto colocado.
Fernando Alonso ficou com o quinto lugar, seguido de perto por Lando Norris e Carlos Sainz. Oscar Piastri, Yuki Tsunoda e Charles Leclerc completaram o top-10.
A Fórmula 1 retorna às 3h pelo horário de Brasília, para a realização da classificação, atividade que definirá o grid de largada do GP do Japão.
Saiba como foi o TL3 do GP do Japão
A Aston Martin quebrou o toque de recolher nesta sexta-feira, para que conseguisse instalar as novas peças no carro de Fernando Alonso. Primeiramente apenas Lance Stroll teve contato com as atualizações, pois bateu na Arábia Saudita.
Quando a atividade deste início de sábado começou, a temperatura na pista estava na casa dos 25°C, com 17°C no ambiente.
Com o TL2 acometido pela chuva, os competidores quase não andaram, tentando poupar os pneus intermediários para o restante do fim de semana.
Com os boxes liberados, rapidamente a dupla da Red Bull e Sauber invadiram a pista. Max Verstappen e Sergio Pérez usavam os pneus médios, enquanto Valtteri Bottas e Zhou Guanyu estavam com os pneus macios instalados.
Os primeiros tempos começaram a surgir no cronômetro, enquanto Kevin Magnussen cometeu um erro na curva 11, perdendo a traseira do carro e com isso os pneus ficaram sujos.
Limits = found 😅
K-Mag has a little off-road moment at the hairpin but no damage done and he re-joins the session.
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Verstappen liderava com a marca de 1m30s265, acompanhado por Sergio Pérez com o tempo de 1m30s453. Na sequência, Lewis Hamilton surgiu na ponta usando os pneus macios cravando 1m30s065.
Fernando Alonso e Lance Stroll foram os únicos que usavam os pneus duros neste começo de atividade.
Após 15 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Hamilton, Verstappen, Pérez, Leclerc, Bottas, Alonso, Sainz, Zhou, Tsunoda e Ricciardo. Hamilton ainda era o líder com o tempo de 1m30s065, mas os competidores estavam focados nas voltas em modo de simulação de corrida e verificação da durabilidade dos pneus.
Logan Sargeant estava na pista normalmente, depois da Williams ter recuperado o seu carro. O piloto norte-americano perdeu o controle do carro no TL1 e foi parar na barreira de contenção. Nesta etapa Sargeant utiliza o carro recuperado que foi de Alex Albon.
Instantes depois foi a vez de Daniel Ricciardo cometer um erro e rodar, o piloto verificava os pneus macios quando perdeu o controle do carro.
You spin us right round, Daniel, right round 🥴
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Alguns pilotos chegavam na marca de sete giros antes de passar pelos boxes. George Russell era o último colocado da tabela, mas com 20 minutos de atividade já tinha completado 12 giros no traçado usando os pneus médios.
Após 30 minutos de atividade, o foco ainda era na simulação de corrida e verificação da durabilidade dos pneus. Os dez primeiros eram: Hamilton, Verstappen, Norris, Piastri, Pérez, Leclerc, Tsunoda, Bottas, Alonso e Sainz.
Como o TL2 foi prejudicado pela chuva, os times usaram o TL3 para compreender o desempenho dos carros e completar o máximo de voltas possíveis com o mesmo jogo de pneus. Desta forma a tabela de tempos ficou estagnada com a primeira melhor volta completada pelos pilotos no traçado.
A Fórmula 1 visita o Japão em uma época diferente do calendário, desta forma, por mais que seja um circuito muito bem conhecido pelos pilotos, as baixas temperaturas no asfalto tem impactado no desempenho dos carros e no seu comportamento.
Quando restavam cerca de 12 minutos para o final da sessão, os pilotos que fizeram uma breve pausa nos boxes, instalaram um jogo novo de pneus macios para realizar suas voltas em simulação de classificação.
Alexander Albon saltou para a sexta posição com o tempo de 1m30s533. Na sequência, George Russell estabeleceu a marca de 1m29s918, mas foi superado por Max Verstappen que obteve 1m29s563.
Os tempos começaram a melhorar rapidamente na tabela, com os pilotos abusando um pouco mais dos carros.
A dupla da Ferrari não esteve nas primeiras posições, Carlos Sainz ocupou a sétima posição, enquanto Charles Leclerc foi o décimo colocado.
Alguns erros foram observados na passagem pela nona curva do circuito, com os pilotos extravasando os limites de pista.
Com o cronômetro zerado, os pilotos que estavam pelo traçado aproveitaram para treinar a largada.
FP3 ✅
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