AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Red Bull anuncia Liam Lawson como substituto de Pérez na F1 2025

Rumores são encerrados e Lawson se tornará companheiro de Max Verstappen na próxima temporada da Fórmula 1

Nesta quinta-feira (19), a Red Bull confirmou a chegada de Liam Lawson como piloto titular para a temporada 2025 da Fórmula 1, ocupando o lugar deixado por Sergio Pérez. O jovem neozelandês, de 22 anos, foi promovido após a equipe principal optar pelo rompimento do contrato com o piloto mexicano.

A mudança ocorre após uma decisão conjunta entre a equipe austríaca e Pérez, que encerra sua passagem de quatro anos pela Red Bull. Lawson será o companheiro de Max Verstappen, e a escolha reflete a aposta do time em jovens talentos formados em sua academia de pilotos.

O piloto neozelandês já atuou como reserva do time e vem do programa de desenvolvimento da equipe. Lawson realizou a sua estreia no ano passado, quando substituiu o lesionado Daniel Ricciardo em 2023, guiando o carro durante cinco etapas. Lawson obteve os seus primeiros pontos na Fórmula 1, na segunda corrida que participou, no GP de Singapura.

“Ser anunciado como um piloto da Red Bull é um sonho de vida para mim, isso é algo que eu queria e trabalhei para alcançar desde os meus oito anos de idade. Tem sido uma jornada incrível até agora. Quero agradecer muito a toda a equipe da Racing Bulls pelo apoio, as últimas seis corridas desempenharam um papel importante na minha preparação para este próximo passo. Também quero agradecer a Christian, Helmut e toda a família Red Bull por acreditarem em mim e me darem esta oportunidade. Estou super animado para trabalhar ao lado de Max e aprender com um campeão mundial, não tenho dúvidas de que aprenderei com sua experiência. Mal posso esperar para começar!”, comentou Lawson após o anúncio.

A escolha de Liam Lawson como substituto de Pérez reflete essa tentativa de mais uma vez impulsionar a sua academia de pilotos, dando chance para novos competidores no time principal.

A transição para Lawson, é uma aposta que após anos de domínio de Verstappen e desempenhos mistos do mexicano, a equipe busca reforçar sua competitividade no Campeonato de Construtores, sendo um dos títulos que a equipe austríaca valoriza muito a conquista. Em 2024, a Red Bull ficou apenas em terceiro lugar, atrás de McLaren e Ferrari e precisa recuperar o terreno.

Lawson terá a difícil tarefa de se adaptar rapidamente à pressão de competir em uma equipe de ponta, especialmente ao lado de um tetracampeão mundial como Verstappen. Ainda assim, sua estreia é vista como uma renovação necessária para a equipe, que busca voltar ao topo da Fórmula 1 em 2025.

“Estou muito feliz em anunciar que Liam Lawson se juntará à equipe em 2025. As performances de Liam ao longo de suas duas passagens pela Racing Bulls demonstraram que ele não só é capaz de entregar resultados fortes, mas também é um verdadeiro piloto, sem medo de se misturar com os melhores e sair por cima. Sua chegada dá continuidade à longa história da equipe de promoção dentro do Red Bull Junior Programme e ele segue os passos de pilotos campeões e vencedores de corridas, como Sebastian Vettel e, claro, Max Verstappen. Não há dúvida de que correr ao lado de Max, um tetracampeão e, sem dúvida, um dos maiores pilotos já vistos na F1, é uma tarefa assustadora, mas tenho certeza de que Liam pode enfrentar esse desafio e entregar alguns resultados excelentes para nós no ano que vem”, afirmou Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull.

A trajetória de Liam Lawson reflete um trabalho consistente nas categorias de base do automobilismo, consolidando-o como um dos talentos mais promissores de sua geração. Na Fórmula 2, acumulou vitórias e pódios que evidenciaram seu potencial. Além disso, competiu no DTM, onde demonstrou habilidade em carros de turismo, e brilhou na Super Fórmula Japonesa, impressionando ao lutar pelo título em sua temporada de estreia.

Sua evolução constante e notável capacidade de adaptação a diferentes tipos de carros e campeonatos foram fundamentais para mantê-lo em evidência enquanto aguardava uma oportunidade na Fórmula 1.

@oficialboletimdopaddock

Deu ruim para o #checo e ele estará fora da F1 en 2025! Pois é, a #RedBull e o #SergioPerez confirmaram o rompimento do contrato! #F1noBP #F1 #Formula1 #Perez #RBE

♬ som original – BPCast


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo