ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Sauber apresenta pintura repaginada após saída da Alfa Romeo e colaboração de novos patrocinadores

Sauber apresenta novo layout para a temporada 2024, combinando o preto e verde da Stake / Kick

Dando sequência aos lançamentos, após a revelação do carro da Williams, a Stake Sauber também utilizou esta segunda-feira (05) para revelar o C44, equipamento que será guiado por Valtteri Bootas e Zhou Guanyu. A apresentação aconteceu em Londres, fugindo apenas do tradicional vídeo release e as imagens renderizadas.

A Sauber aparece com um novo layout para 2024, afinal, o time não conta mais com o patrocínio da Alfa Romeo e pode trabalhar um novo esquema de cores. O acordo foi rompido no final de 2023, pois a equipe optou por estabelecer um acordo com a Audi e neste momento está passando por uma fase de transição até a chegada da montadora alemã.

A pintura agora é combinada entre uma grande área em preto e o verde da Kick que está nas extremidades do carro, detalhes e em parte da lateral, seguindo a mesma escolha que foi realizada para os macacões dos competidores.

“Não é o carro habitual da F1: não é uma homenagem ao passado, mas um aceno para um futuro novo e emocionante, que incorpora tudo o que há de bom no nosso esporte e o eleva ao próximo nível”, disse a Sauber atráves de comunicado.

Com a nova combinação, isso significa que neste ano Bottas e Zhou não vão mais defender o nome “Alfa Romeo”. O time agora conta com o patrocínio da Stake e da Kick. Como tem ganhado cada vez mais mercado e apresentado um crescimento relevante nos últimos anos. A Stake é uma dessas plataformas de cassino online, enquanto a Kick se classifica como uma plataforma de streaming, ambas começaram a apoiar a Alfa Romeo / Sauber ainda em 2023 e viram a oportunidade de influenciar o nome da equipe e suas cores em 2024, quando a marca italiana deixou o grid da categoria.

Portanto, nas redes sociais a Sauber agora se apresenta como Stake Sauber, enquanto o chassi é batizado pela outra empresa, ficando como ‘Kick Sauber’ C44.

Ao longo da temporada 2023, enquanto Alfa Romeo, algumas pinturas diferentes foram experimentadas para celebrações. O time até mesmo teve tempo de dar um espaço maior para a Kick, correndo com um carro que continha o patrocínio em evidência e o verde neon presente.

“O novo carro que revelamos hoje, o C44, é uma homenagem ao trabalho realizado por James Key e pela equipe técnica, e a todos os homens e mulheres em Hinwil, que contribuíram para o carro que vemos hoje”, disse o representante da equipe, Alessandro. Alunni Bravi. “Testemunhar o lançamento de um novo carro é sempre um momento especial, ainda mais quando marca o início de uma nova era, a da Stake F1 Team.

“Temos uma nova identidade e estamos entusiasmados com tudo o que planejamos, dentro e fora da pista: hoje, porém, tudo gira em torno do C44 e do seu potencial. Estamos confiantes neste carro e na nossa equipe: não vamos falar de objetivos específicos, porque é sempre difícil se comprometer com números, mas os nossos objetivos são claros – melhorar o desempenho do nosso carro e do nosso pacote”, seguiu.

“Por pacote, quero dizer todas as áreas, desde a equipe de corrida até as operações na pista, os pit-stops, a estratégia: é mais do que apenas o desempenho do carro, e estamos comprometidos em todos os departamentos para dar este passo, este é o objetivo . Então, veremos onde estará a nossa posição à medida que a temporada avança: mas o objetivo principal é melhorar este ano e entregar um trabalho melhor do que o que fizemos em 2023.”

Foto: reprodução Sauber

Este será o terceiro ano de Valtteri Bottas e Zhou Guanyu trabalhando juntos. No entanto, fica cada vez mais difícil julgar o potencial dos pilotos, quando vemos nitidamente um regresso acontecendo com a Sauber.

Em 2022 quando os novos regulamentos entraram em vigor, o time não contava com o melhor carro, mas faturou a sexta posição no Mundial de Construtores, faturando 55 pontos, a mesma pontuação da Aston Martin que foi empurrada para o sétimo lugar. Ocorreu uma regularidade maior na conquista por pontos no início da temporada, mas conforme o campeonato foi seguindo o time perdeu a sua força.

A partir de 2023 a Sauber passou a encarar a temporada como uma fase de transição até a chegada da Audi, poucos recursos foram utilizados, isso se refletiu diretamente na pontuação, com o time obtendo apenas a nona posição do campeonato e 16 pontos.

A Sauber tinha informado que mesmo com a saída da Alfa Romeo, o time seguiria participando da competição normalmente, tentando batalhar por pontos e uma melhora, mas ficou nítido que eles estão se resguardando, para ter mais recursos quando de fato a Audi estiver no grid.

E acaba que é um momento frustrante, principalmente com basicamente, três/quatro equipes se arrastando no meio do pelotão, tentando chegar na nova era de motores, mas sem agregar algo para a competição. Desta forma fica difícil medir os esforços dos competidores, pois não existe muito para extrair do carro e eles acabam contando com a possibilidade da quebra dos outros adversários ou uma prova um pouco mais caótica para obter pontos.

Bottas é o piloto com mais experiência na equipe, mas no ano passado foi difícil enxergar a garra do finlandês. Dez pontos foram conquistados por Bottas, enquanto seis foram obtidos por Zhou.

Este é o segundo ano de Alessandro Alunni Bravi comandando a equipe, pois passou a gerenciar o time como chefe de equipe e CEO, após a saída de Frédéric Vasseur para a Ferrari.

Nesta fase de transição protagonizada pela Sauber, a Audi já deu início a compra das ações e continuará construindo a sua participação no time ao longo desses próximos anos.

Andreas Seidl permanece nos bastidores, trabalhando nesta transição para a entrada da Audi, enquanto Bravi atua supervisionando a equipe dentro e fora das pistas.

Veremos se com o novo carro a Sauber ao menos tem um ano um pouco melhor, mas é difícil de acreditar, principalmente por terem se afastado mais ainda da Ferrari, tentando ter um controle maior da produção de algumas peças chaves.

Durante a apresentação, o time mencionou é “uma mudança marcante em relação ao seu antecessor” e “uma série de mudanças foram introduzidas”. O equipamento passa por um ajuste significativo é a mudança de suspensão. O carro também apresenta atualizações com sidepod revisado, além de um novo assoalho.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo