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Pascal Wehrlein converte pole em vitória e domina e-Prix do México

Mesmo com um grid próximo, Wehrlein se destaca no e-Prix do México por ter dominado a corrida praticamente de ponta a ponta e obtém vitória com sobra

A Fórmula E deu início a 10ª temporada no Autódromo Hermanos Rodriguez neste sábado (13). Pascal Wehrlein conquistou a vitória, após faturar a pole. O alemão realizou uma excelente largada e logo estabeleceu uma boa vantagem para Sébastien Buemi.

Ao longo da prova tivemos um período de Safety Car que acabou aproximando os carros do grid mais uma vez, no entanto, logo depois da relargada, Wehrlein mais uma vez mostrou um excelente ritmo, recuperou a liderança da corrida e comandou o ritmo da prova até o final.

Enquanto pelotão se manteve bem próximo, Wehrlein abriu uma vantagem mais de 1s8 para Buemi. O piloto da Envision apertou o ritmo no final da corrida, para se aproximar do adversário, eles cruzaram a linha de chegada com 1s1 de distância entre eles.

Wehrlein faturou a sexta vitória na Fórmula E, em um dos circuitos que o competidor acaba se destacando. O alemão obteve a sua primeira vitória na categoria no México, tendo um excelente retrospecto neste traçado.

Nick Cassidy conseguiu levar a Jaguar ao pódio, começando o ano com uma disputa que já foi alimentada ao longo de todo 2023. Cassidy conseguiu superar Max Günther para obter este pódio para a equipe.

Ao final da prova, Mitch Evans fez o possível para se defender das investidas de Jean-Eric Vergne e evitar uma ultrapassagem do piloto da DS Penske. Jake Hughes faturou a sétima posição com a McLaren, enquanto Stoffel Vandoorne também pressionou o adversário até a linha de chagada.

Jake Dennis que começou a corrida ocupando a décima quarta posição, foi o oitavo colocado, enquanto Norman Nato ficou com o décimo lugar, obtendo mais alguns pontos para a Andretti.

A direção de prova terá algum trabalho ao final da etapa para investigar a infração técnica do carro de Wehrlein, além do equipamento Dennis. Norman Nato foi liberado da investigação que foi iniciada enquanto a corrida estava em desenvolvimento.

A Fórmula E retorna em duas semanas para a realização da rodada dupla em Diriyah.

Saiba como foi o e-Prix do México

Neste sábado a Fórmula E realizou o primeiro e-Prix da temporada 2024. Pascal Wehrlein conquistou a primeira pole do ano, após superar Sébastien Buemi no último duelo da sessão classificatória. Com a punição aplicada para Nick Cassidy e Mitch Evans, Max Günther começou a prova ocupando a terceira posição. Stoffel Vandoorne que também foi penalizado no TL1, começou a prova ocupando o oitavo lugar.

Jake Dennis, atual campeão da Fórmula E, não conseguiu realizar uma boa classificação. O piloto da Andretti não participou da fase de duelos da classificação e ficou apenas com o décimo quarto lugar.

Sergio Sette Câmara enfrentou um problema no carro quando estava se dirigindo para alinhar no grid de largada. O brasileiro ficará fora da primeira prova do ano.

A direção de prova determinou que o Modo Ataque para está prova será de 8 minutos, podendo ser trabalhado desta forma: 6+2, 2+6 ou 4+4.

Largada autorizada, Wehrlein manteve a ponta se defendendo de Buemi, enquanto o piloto da Envision era atacado pelo piloto da Maserati. Alguns duelos aconteciam logo depois da largada, rapidamente uma bandeira amarela sinalizava um problema, após Lucas di Grassi perder o controle do carro. O brasileiro caiu para a última posição.

A prova seguiu, destaque para a largada de Dennis que já era o nono colocado e tinha entrado na zona de pontuação. Por conta da excelente largada, Wehrlein tinha uma vantagem de mais de 0s800 para Buemi, enquanto o piloto da Envision ainda era atacado por Günther.

Durante a terceira volta, Müller e Da Costa se tocaram o que resultou no abandono do piloto da Porsche. Foi neste momento da corrida que alguns competidores já ativavam o Modo Ataque, eliminando o primeiro uso.

Com cinco voltas, dois carros estavam foram da prova. Wehrlein era o líder, seguido por Buemi, Günther, Cassidy, Evans, Hughes, Vandoorne, Dennis, Vergne e Nato. O pelotão ainda estava bem próximo, com os competidores tentando duelar entre eles.

Algumas investigações começavam a ser apresentadas pela direção de prova, incluindo uma infração técnica dos carros da Andretti. Por conta do Modo Ataque, durante o oitavo giro, Buemi assumiu a liderança da prova.

A Full Course Yellow foi ativada após uma batida de Robin Frijns na última curva do Foro Sol, o carro do piloto da Envision ficou atravessado na pista quase bloqueando a paragem dos competidores. Na sequência o diretor de prova autorizou a entrada do Safety Car no traçado.

Quando a prova foi neutralizada, os dez primeiros eram: Buemi, Wehrlein, Günther, Cassidy, Evans, Hughes, Vandoorne, Dennis, Nato e Vergne. A prova retomou o seu ritmo normal na 12ª volta.

A vantagem obtida por Wehrlein no começo da prova, logo foi recuperada após a relargada, pois o piloto alemão não seguiu as instruções da equipe e optou por realizar a ultrapassagem em Buemi.

Os competidores seguiram realizando a ativação do Modo Ataque, aproveitando a proximidade entre eles. Durante a pré-temporada era possível notar que o ritmo dos carros estava bem próximo e isso era confirmado no primeiro e-Prix do ano.

Com 20 voltas, os dez primeiros eram: Wehrlein, Buemi, Cassidy, Günther, Evans, Vegne, Hughes, Vandoorne, Dennis e Bird. Frijns e Mortara também seriam investigados por conta da colisão que tirou o piloto da Envision da prova.

Vergne manteve a sua perseguição em Evans, os pilotos batalhavam pela sétima posição durante a volta 24.

O piloto que estava desgarrado do grid era Wehrlein, o piloto obteve mais de 1s8 de vantagem para Buemi.

Com a prova se aproximando do final, a direção de prova abandonou a investigação entre Frijns e Mortara, optando por não tomar nenhuma ação, após o abandono do piloto da Envision.

A prova inicialmente teria a duração de 35 giros, mas com o período de Safety Car a direção de prova acrescentou mais dois giros.

Wehrlein abre a temporada 2024 com vitória, o alemão conduziu a corrida com maestria, mesmo com Buemi tentando uma ultrapassagem no final da prova. O pódio contou ainda com a presença de Nick Cassidy, com o piloto da Jaguar superando Max Günther.

Vergne e Vandoorne buscaram realizar a ultrapassagem em Evans e Hughes, respectivamente, mas os adversários resistiram bravamente.

Resultado do e-Prix do México – Foto: reprodução
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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