Rafaela Ferreira, destaque na F4 Brasil, competirá na F1 Academy em 2025 defendendo a equipe Racing Bulls, o anúncio aconteceu nesta quarta-feira (30) as vésperas do GP de São Paulo ser disputado.
Com passagem marcante na TMG Racing, Rafaela fez história ao se tornar a primeira mulher a vencer uma corrida no Campeonato Brasileiro de Fórmula 4. Agora, com o apoio da equipe Racing Bulls, a pilota catarinense foca em ampliar suas conquistas na principal categoria feminina de fórmula.
Atualmente em quarto lugar na F4 Brasil, a competidora tem impressionado, conquistando duas vitórias e mais cinco pódios neste ano. Rafaela está em sua segunda temporada na categoria, após realizar a sua estreia em 2023. Ferreira participou do pódio em Interlagos, durante a etapa de 2023, quando a categoria serviu de evento auxiliar a prova da Fórmula 1.
Antes disso, a carreira de Rafaela no kart, a fez se tornar a primeira mulher a conseguir uma pole na Copa Brasil de Kart em 2022, onde ela terminou em quarto lugar no campeonato.
“Estou extremamente feliz em pilotar para o Programa Visa Cash App RB Academy na F1 Academy em 2025. Esta oportunidade representa um grande passo na minha carreira e é um sonho realizado trabalhar com uma equipe que tem tanto talento. Estou determinada a dar o meu melhor e ir atrás de grandes resultados. Será algo novo para mim, mas estou confiante de que alcançaremos muito juntos. Já estou me preparando e animada para o próximo ano!”, disse Rafaela após o grande anúncio.
A Racing Bulls, assim como as outras nove equipes do grid da Fórmula 1, passaram a apoiar a F1 Academy em 2024. Para o próximo ano eles seguem apoiando mulheres no esporte, bem como a categoria feminina, além das competidoras, integram o Academy Programme, dedicado a empoderar e apoiar as mulheres no automobilismo.
“Todos na equipe estão muito animados em receber Rafaela na família VCARB. Rafaela é um talento brasileiro emergente excepcional, e estamos felizes em compartilhar esta plataforma global e fortalecedora para competir, correr e crescer juntos. A F1 Academy tem sido um grande sucesso nesta temporada, a exposição que ela gerou para o automobilismo feminino é revolucionária. Espero que possamos continuar a inspirar a próxima geração de talentos femininos no automobilismo, e estamos ansiosos para ver Rafaela crescer e florescer como piloto”, afirmou o chefe de equipe da Racing Bulls, Laurent Mekies.
Let’s do this, Rafaela 👊💙
🇧🇷 Vamos pra cima, Rafaela 👊💙#VCARB #F1Academy pic.twitter.com/htoBnDziaw
— Visa Cash App RB F1 Team (@visacashapprb) October 30, 2024
A gerente do programa da Red Bull Academy, Sarah Harrington: “Ficamos impressionados com o desempenho de Rafaela nesta temporada e estamos muito satisfeitos em recebê-la na equipe e trabalhar com ela na F1 Academy em 2025. Rafaela tem grande talento e potencial e já se consolidou como uma vencedora de corridas no Brasil. Estou ansiosa para apoiar seu desenvolvimento e estou animada para ver o que a próxima temporada trará.”
Rafaela encerrará a sua participação na F4 Brasil, buscando outros bons resultados na categoria. Além da etapa com a Fórmula 1, sendo disputada entre os dias 1 e 3 de novembro, a F4 Brasil ainda tem mais uma corrida em Goiânia (22 e 24 de novembro), além da final programada para Interlagos entre os dias 13 e 15 de dezembro.
Ferreira é a será a segunda brasileira no grid da F1 Academy, Aurelia Nobels estreou na competição com a ART Grand Prix e seu carro conta com a pintura da Puma.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.