ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Racing Bulls surge com layout ‘Toro Rosso’ para disputar a temporada 2024 da F1

Mesmo com nome novo, novos patrocinadores, Racing Bulls entrega novo carro com inspiração na Toro Rosso

Nesta quinta-feira (08) em um evento em Las Vegas a que agora se intitula Visa Cash App RB ou Racing Bulls divulgou o livery que será usado no VCARB02 ao longo da temporada 2024. O carro será guiado por Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo.

O time passou por uma reformulação, algo que já era planejado desde o final do último campeonato. Essa foi uma forma que a Red Bull encontrou para realizar uma reestruturação para a equipe e também buscar uma melhora no campeonato.

Com o novo nome, o time também ganha uma identidade visual completamente diferente, no entanto, o azul metálico da Toro Rosso foi resgatado com este novo equipamento. O time também optou por carregar a figura do touro na tampa do motor como em outros modelos. Os detalhes em branco e prateado contribuem para chamar a atenção para o novo layout adotado.

Diferente da última tendência do grid de vir com carros com pouca pintura e dando mais espaço para a fibra de carbono, o carro da Visa Cash App aposta em mais pintura, deixando o carro mais colorido.

O VCARB 01 contará com novos patrocinadores para a temporada 2024, como a Tudor, XMTrading e Piquadro. A Orlen segue com a equipe mesmo após a mudança do nome.

O time passou a operar como AlphaTauri em 2020, foi uma forma que a Red Bull encontrou de valorizar a sua marca de roupas e dar outra dimensão para a empresa. Desde a entrada dos novos regulamentos, o time italiano começou a perder força no grid e disputar as últimas posições, sofrendo para obter pontos.

Na temporada de 2022 a AlphaTauri foi a 9ª colocada no Mundial de Construtores, enquanto ocupou apenas o 8º lugar em 2023, mas obteve menos pontos do que no primeiro ano do regulamento. Em 2022 foram conquistados 35 pontos, em 2023 foram apenas 25. Ao longo da sua história, assim como a Toro Rosso, a equipe contou com apenas uma vitória, ela aconteceu no GP da Itália de 2020 pelas mãos de Pierre Gasly.

LEIA MAIS: Racing Bulls segue com reestruturação e anuncia reforço para o departamento técnico

A AlphaTauri correu o risco de ser a última colocada no Mundial do ano passado, mas os pontos obtidos na reta final do campeonato quando carro recebeu alguns upgrades, poupou o time de ficar atrás da Alfa Romeo e Haas – que terminaram o ano ficando várias rodadas sem adquirir pontos.

Para a temporada de 2023, com a saída de Pierre Gasly, o time optou por contratar Nyck De Vries. O holandês formou dupla com Yuki Tsunoda, mas enfrentou muita dificuldade para faturar pontos e apresentar um bom desempenho.

Após dez corridas a AlphaTauri fez o mesmo que a Toro Rosso já tinha executado no passado, encerrou o contrato com De Vries e colocou Daniel Ricciardo no carro. No entanto, no segundo fim de semana que o australiano guiaria pela equipe, Ricciardo se envolveu em um incidente com Oscar Piastri e por conta do punho machucado ficou afastado por cinco etapas, ao longo deste tempo Liam Lawson foi escalado para substituir Ricciardo.

Lawson apresentou um bom desempenho guiando pela AlphaTauri, faturou os seus primeiros pontos em Singapura, mas a equipe deu preferência para Ricciardo terminar a temporada e defender a equipe em 2024. Lawson segue nos bastidores aguardando uma oportunidade para retornar à Fórmula 1.

Yuki Tsunoda teve uma temporada regular, fazendo o possível para conquistar pontos para a equipe. Em diversos momentos o japonês bateu na trave para levar pontos para a AlphaTauri, mas era difícil superar os adversários em pista. Tsunoda travou batalhas importantes na pista e mostrou uma boa evolução ao longo do campeonato.

Antes da revelação do carro a Racing Bulls divulgou o macacão dos competidores, além de reforçar que Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo são os pilotos escolhidos para a temporada 2024 – Foto: reprodução Visa Cash App RB

A equipe optou por renovar o contrato com Tsunoda, mantendo o piloto japonês por mais uma temporada, enquanto Ricciardo seguirá com o time. O australiano retornou principalmente para ajudar no projeto de 2024, em uma tentativa da equipe de contar com a experiência adquirida por Ricciardo nos últimos anos, algo que o time precisava nesta fase de reestruturação.

Para 2024 o time contará com um novo chefe de equipe, Laurent Mekies deixou a Ferrari após um longo período com a equipe. O francês foi escolhido para substituir Franz Tost, que optou por não conduzir a equipe nesta temporada em todas as suas áreas e departamentos, mas atuará como consultor.

LEIA MAIS: Franz Tost deixa o cargo de chefe de equipe da AlphaTauri e vaga será ocupara por Laurent Mekies

Outra mudança ocorreu ainda com a temporada em andamento, Peter Bayer foi escolhido para ser o CEO do time italiano. Bayer por sua ver foi designado para supervisionar a direção estratégica da equipe em suas instalações em Faenza e no Reino Unido.

No final de janeiro a Racing Bull confirmou um reforço para a equipe, contratando Tim Goss como diretor técnico, enquanto Giullaume Cattelani se tornou o diretor técnico adjunto, se reportando diretamente para Jody Egginton. Alan Permane que deixou a Alpine recentemente foi contratado para atuar como diretor de corrida.

O time busca se recuperar no campeonato e voltar a brigar no meio do pelotão. A Racing Bulls contará com mais suporte da Red Bull, diferente do que aconteceu nas últimas duas temporadas.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo