AutomobilismoBlogColunistasDestaquesFórmula 1Post

Race Week – A Fórmula 1 retorna nesta semana com o GP dos Estados Unidos; saiba os horários

Para iniciar uma rodada dupla, a Fórmula 1 desembarca no Circuito das Américas

A Fórmula 1 retorna neste fim de semana para disputa do GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas (COTA) como 19ª etapa da temporada 2025.

A McLaren conquistou o 10° de Construtores em Singapura, podendo focar nesta reta final do ano em conquistar o título com um dos seus pilotos. Oscar Piastri segue na liderança, com 336 pontos, contra 314 pontos de Lando Norris, vendo a distância entre eles reduzir para menos de uma vitória – ficando em 22 pontos.

O time de Woking tem a missão de não errar e evitar novos problemas entre os seus pilotos. Em Singapura, Norris largou melhor e acabou se tocando com Piastri no começo da prova, jogando o australiano para a quarta posição.

A manobra do britânico provocou alguns rádios de descontentamento por parte do australiano, por conta da Regras Papayas – que solicita que os competidores evitem batidas entre eles. Ao longo da corrida de Singapura, Norris até tentou ultrapassar Max Verstappen, mas precisou se contentar com um terceiro lugar. Enquanto Piastri fez a sua corrida e cruzou a linha de chega em quarto.

As últimas corridas foram vencidas por Verstappen (Itália e Azerbaijão) e George Russell (Singapura), desta forma o neerlandês soma 273 pontos, contra 237 do britânico.

Correndo por fora, estão os pilotos da Ferrari, a dupla tem enfrentado uma dura temporada e agora não acredita em uma recuperação para os eventos finais. Charles Leclerc tem 173 pontos, seguido por Lewis Hamilton na sexta colocação com 125 pontos.

O desempenho da Red Bull nos últimos eventos despertou o interesse do grid, principalmente por conta da possibilidade de Max desafiar os pilotos da McLaren nesta reta final do campeonato pelo título.

Tudo pode acontecer no Circuito das Américas, essa é uma pista icônica que encontrou o seu espaço no calendário da F1, por conta do desafio que representa para os competidores e equipes. As mudanças de elevação e os bumps no asfalto, são um ponto de atenção para os times, tornando mais complicado para os engenheiros encontrarem a melhor configuração que permita esses carros de efeito solo, andarem rentes ao chão.

Sprint

Neste fim de semana nos Estados Unidos, a F1 encara o próximo evento Sprint, o 4° da temporada. Saiba o formato:

As equipes vão enfrentar duas classificações e duas corridas, mas em sessões combinadas.

A ideia é que os times possam trabalhar alterando a configuração dos carros, por conta de o evento contar com dois sistemas de parque fechado.

  • Na sexta-feira o dia começará com um TL1 (de 60 minutos), está será a única atividade avaliativa e preparatória para os competidores;
  • No final do primeiro dia será definido o grid de largada da prova Sprint;
  • O sábado por sua vez começa com a Sprint (prova de 100 km) – na Bélgica são 15 voltas;
  • Com a conclusão da primeira fase do fim de semana, os pilotos vão retornar ao traçado mais uma vez no sábado, agora para definir o grid de largada da corrida principal;
  • O domingo fica com a prova principal como tem acontecido desde a implementação deste formato.

Classificação Sprint

Na classificação para a prova Sprint, volta a obrigatoriedade do uso dos pneus.

  • Q1 e Q2, os competidores são obrigados a usar um conjunto de pneus médios novos – C3;
  • Q3 pneus macios – C4;
Horários do GP dos Estados Unidos – Programação – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading