AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Quem é Laurent Mekies, sucessor de Horner na Red Bull?

Francês assume o cargo de CEO e chefe de equipe após a saída imediata de Christian Horner, encerrando um ciclo de 20 anos na Red Bull

Laurent Mekies assume o comando da Red Bull após a saída imediata de Christian Horner. O engenheiro francês de 48 anos, que liderava a Racing Bulls desde 2024, foi promovido ao cargo de CEO e chefe de equipe no time austríaco.

Após 20 anos no cargo, Horner foi demitido da RBR. A notícia não é exatamente uma novidade, pois nos últimos meses circulavam rumores sobre a sua saída. No entanto, o que chama a atenção é o momento escolhido, pois os times estão próximos da estreia do novo regulamento aerodinâmico e de motores.

Laurent Mekies deixou a Ferrari em 2023 para assumir, no ano seguinte, o posto deixado por Franz Tost na Racing Bulls. No entanto, sua trajetória na Fórmula 1 começou bem antes: ele ingressou na categoria em 2000, logo após se especializar em engenharia com foco em aerodinâmica. Após uma passagem pela Asiatech na Fórmula 3, Mekies entrou para a equipe Arrows e, posteriormente, atuou como engenheiro de corrida na Minardi, onde trabalhou com pilotos como Mark Webber, Justin Wilson, Zsolt Baumgartner e Christijan Albers.

Quando o time foi adquirido pela Red Bull e renomeada como Toro Rosso para 2006, Mekies foi promovido ao cargo de engenheiro-chefe da equipe, permanecendo com a equipe por mais de uma década. Laurent então deixou a equipe de Faenza para trabalhar com a FIA em 2014, sendo nomeado diretor de segurança e em 2017 como vice-diretor de corrida da F1.

LEIA MAIS: Christian Horner deixa a Red Bull após 20 anos, decisão tem efeito imediato

Um ano depois, ele foi para a Ferrari, em setembro de 2018, para se tornar diretor esportivo da equipe, comandando o departamento de Pista e Desempenho em 2019, antes de ser nomeado vice-diretor de corrida da Ferrari em 2021.

Por fim, o francês retornou à Faenza, quando Franz Tost deixou o cargo de chefe de equipe.

“O último ano e meio foi um privilégio absoluto liderar a equipe com Peter [Bayer, CEO da Racing Bulls]”, comentou Mekies.

“Foi uma aventura incrível contribuir para o nascimento do Racing Bulls junto com todos os nossos talentosos profissionais. O espírito de toda a equipe é incrível, e acredito firmemente que isso é apenas o começo.”

“Alan é o homem perfeito para assumir agora e dar continuidade à nossa trajetória. Ele conhece a equipe de cabo a rabo e sempre foi um pilar fundamental do nosso sucesso inicial.”

Peter Bayer se juntou à AlphaTauri como diretor-executivo e CEO, no final da temporada 2023, um pouco antes da equipe ser renomeada para Racing Bulls no ano seguinte. Ele então supervisiona o time em sua direção estratégica.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo