Laurent Mekies assume o comando da Red Bull após a saída imediata de Christian Horner. O engenheiro francês de 48 anos, que liderava a Racing Bulls desde 2024, foi promovido ao cargo de CEO e chefe de equipe no time austríaco.
Após 20 anos no cargo, Horner foi demitido da RBR. A notícia não é exatamente uma novidade, pois nos últimos meses circulavam rumores sobre a sua saída. No entanto, o que chama a atenção é o momento escolhido, pois os times estão próximos da estreia do novo regulamento aerodinâmico e de motores.
Laurent Mekies deixou a Ferrari em 2023 para assumir, no ano seguinte, o posto deixado por Franz Tost na Racing Bulls. No entanto, sua trajetória na Fórmula 1 começou bem antes: ele ingressou na categoria em 2000, logo após se especializar em engenharia com foco em aerodinâmica. Após uma passagem pela Asiatech na Fórmula 3, Mekies entrou para a equipe Arrows e, posteriormente, atuou como engenheiro de corrida na Minardi, onde trabalhou com pilotos como Mark Webber, Justin Wilson, Zsolt Baumgartner e Christijan Albers.
Quando o time foi adquirido pela Red Bull e renomeada como Toro Rosso para 2006, Mekies foi promovido ao cargo de engenheiro-chefe da equipe, permanecendo com a equipe por mais de uma década. Laurent então deixou a equipe de Faenza para trabalhar com a FIA em 2014, sendo nomeado diretor de segurança e em 2017 como vice-diretor de corrida da F1.
LEIA MAIS: Christian Horner deixa a Red Bull após 20 anos, decisão tem efeito imediato
Um ano depois, ele foi para a Ferrari, em setembro de 2018, para se tornar diretor esportivo da equipe, comandando o departamento de Pista e Desempenho em 2019, antes de ser nomeado vice-diretor de corrida da Ferrari em 2021.
Por fim, o francês retornou à Faenza, quando Franz Tost deixou o cargo de chefe de equipe.
“O último ano e meio foi um privilégio absoluto liderar a equipe com Peter [Bayer, CEO da Racing Bulls]”, comentou Mekies.
“Foi uma aventura incrível contribuir para o nascimento do Racing Bulls junto com todos os nossos talentosos profissionais. O espírito de toda a equipe é incrível, e acredito firmemente que isso é apenas o começo.”
“Alan é o homem perfeito para assumir agora e dar continuidade à nossa trajetória. Ele conhece a equipe de cabo a rabo e sempre foi um pilar fundamental do nosso sucesso inicial.”
Peter Bayer se juntou à AlphaTauri como diretor-executivo e CEO, no final da temporada 2023, um pouco antes da equipe ser renomeada para Racing Bulls no ano seguinte. Ele então supervisiona o time em sua direção estratégica.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.