365 DiasDestaquesPostSéries
Tendência

Quem ama o feio, bonito lhe parece

Série 365: Quem ama o feio, bonito lhe parece - 02ª Temporada: dia 239 de 365 dias. Por: Eduardo Casola Filho

Antigamente, como as temporadas tinham um começo mais cedo e haviam mais testes, as equipes se apressavam em mostrar as novas máquinas para a temporada.

Em 1979, a nova coqueluche era o efeito-solo.

Imagem: Autosport.com

Todo mundo queria seguir o caminho do Lotus 79, apostando alto na aerodinâmica.

A Ferrari partiu para a mesma tendência, mesmo mantendo como base a sua série 312T, bem-sucedida nos campeonatos de 1975 e 1977.

O bólido projetado por Mauro Forghieri era mais estreito que seus antecessores, mas com as medidas limitadas pelo motor flat-12 usado pela montadora de Maranello.

Assim, nascia o quarto carro daquela família, o 312T4.

Lançado na manhã de 15 de janeiro de 1979, a primeira impressão não foi das melhores.

A aparência não agradou de primeira, mas provou ser eficiente – Imagem: Pinterest

O próprio Comendador, Enzo Ferrari, considerou aquele como o carro mais feio a sair das garagens de Maranello.

Porém, como vale lembrar, também muitos atribuem ao Comendador a célebre frase: “Carros bonitos são os que vencem corridas”.

E assim, o 312T4 deixou de ser um patinho feio e se virou um belo cisne nas pistas.

Estreando a partir do GP da África do Sul, terceira etapa, os carros vermelhos mostraram consistência.

Tanto Gilles Villeneuve como Jody Scheckter aproveitaram bem a confiabilidade do carro.

Apesar do domínio inicial da Ligier e do crescimento da Williams a partir da segunda metade, a equipe italiana foi a soberana de 1979.

Gilles entrou para a história pelos seus shows.

O desfile em três rodas, em Zandvoort, além da consagrada Batalha de Dijon são alguns dos exemplos.

Já o sul-africano foi mais consistente.

Com três vitórias (Zolder, Mônaco e Monza), Scheckter se consagrou campeão do mundo.

Uma conquista que se tornou eterna Imagem: F1 Destination

Uma marca que acabou sendo mais lembrada e duradoura do que se imaginava.

Afinal, a Ferrari esperou até o final do século XX para voltar a ver um piloto campeão.

Foram 21 anos vendo carros distintos, passando por várias eras: Turbo, Coca-Cola, Bico de Tubarão…

Muitos considerados até mais belos que 312T4.

Mas longe de ter a mesma eficiência nas pistas.

O próprio Comendador não voltou a ver algum empregado seu vencer o campeonato com as cores de Maranello.

Afinal, a beleza das pistas depende um ponto de vista.

Porém a vitória ajuda a embelezar o bólido campeão.

Fonte: 365 Days of Motoring e Stats F1

lll A Série 365 Dias Mais Importantes do Automobilismo, recordaremos corridas inesquecíveis, títulos emocionantes, acidentes trágicos, recordes e feitos inéditos através dos 365 dias mais importantes do automobilismo.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading