Neste fim de semana, o circuito de Barcelona estará bem movimentado. Além da Fórmula 1, Fórmula 2 e Fórmula 3 correndo no traçado, a F1 Academy também acompanhará o evento.
As pilotas do campeonato feminino vão disputar a terceira etapa do calendário. Depois de correr em março em Jeddah, na Arábia Saudita e em Miami, nos Estados Unidos, em maio; Barcelona é o terceiro desafio para as competidoras.
Por conta do pouco tempo disponível, o fim de semana será composto por um treino livre, seguido da classificação que estabelece as posições de largada para as duas corridas. A volta mais rápida obtida na classificação por cada uma das pilotas forma o grid da primeira prova, enquanto a segunda volta mais rápida é usada para compor o grid da corrida 2.
Abbi Pulling está dominando o campeonato até o momento. Depois de quatro corridas realizas em dois eventos, a pilota apoiada pela Alpine faturou três vitórias e chega aos 99 pontos. A performance de Pulling garantiu para a competidora 34 pontos de vantagem para Doriane Pin.
A francesa foi ao pódio três vezes, vencendo apenas uma das corridas. Maya Weug é a terceira colocada, com 51 pontos, contra 40 de Chloe Chambers. Bianca Bustamante obteve o seu primeiro pódio na segunda corrida em Miami, chegando em Barcelona com 39 pontos.
A espanhola Nerea Martí é a sexta colocada no campeonato, com 33 pontos.
As duas corridas deste fim de semana serão disputadas em 16 voltas.
Em abril as pilotas da F1 Academy participaram de testes coletivos em Zandvoort, na Holanda. A categoria feminina disputará a prova neste país entre os dias 23 e 25 de agosto.