A$AP Rocky, rapper, designer e ‘marido’ da Rihanna foi nomeado diretor criativo da parceria entre a Puma e a Fórmula 1. O comunicado foi emitido pela Puma nesta última segunda-feira (23).
Em maio de 2023 a Fórmula 1 estabeleceu um acordo com a categoria para se tornar a fornecedora oficial, desta forma a marca vai produzir roupas, calçados e acessórios da marca F1. A Puma que está inserida no mercado esportivo, equipará o staff da categoria, além lançar coleções voltadas para os fãs da F1.
A contribuição de A$AP Rocky será bem vinda para a marca, a Puma estabelecerá com o rapper uma abordagem no estilo “laboratório” para poder iniciar a exploração criativa. O rapper trará o seu “conhecimento de moda, estilo e experiência cultural” que influenciará as “direções de design sazonal” da Puma ao longo destes anos que a marca tem contrato com a Fórmula 1.
O convite foi realizado ao rapper de 35 anos, pensando em misturar o streetwear, no qual o artista já é uma referência mundial, combinando na interação do estilo com o esporte.
“Trabalhar com marcas tão icônicas como a PUMA e tão inovadoras como a F1 tem sido verdadeiramente inspirador”, compartilhou Rocky no lançamento. “Quando o mundo vir o que estamos fazendo, acredito que uma mudança acontecerá na forma como a marca aborda riscos e trabalha com diversos criativos.”
Esse é um momento interessante para se trabalhar com a Fórmula 1, principalmente com a categoria buscando uma renovação do público e ampliação da marca.
“Não poderíamos estar mais entusiasmados em trabalhar com A$AP Rocky. Ele é incrivelmente talentoso, profundamente atencioso e investiu em nossa marca”, disse Maria Valdes, diretora de produtos da Puma. “Ele influenciará a gama mais ampla PUMA x F1 e continuará a ajudar a impulsionar o esporte e a cultura”.
Rocky também participará da produção de conteúdos visuais e de vídeo da marca, incluindo uma campanha que explorará a cultura do automobilismo e seu impacto no streetwear e na moda.
Uma pequena amostra do que está por vir será divulgada ainda este ano, com uma coleção “extremamente limitada” com roupas e acessórios da Puma para a Fórmula 1. Nos eventos do próximo ano, as marcas prometem mais ativações, começando pelo GP de Miami de 2024 – primeira prova da Fórmula 1 nos Estados Unidos. Essas coleções foram idealizadas e desenhadas por ele em parceria com as equipes PUMA e F1. Ele fará a curadoria das ativações em cada uma das corridas e atuará como o diretor criativo de todos os esforços de marketing em torno dessas coleções.
Na próxima temporada da F1, Rocky visitará as provas, usando os eventos para servir de inspiração para os próximos trabalhos. Até 2025 ele pretende ficar inteirado no processo geral de design criativo de todos os produtos da Puma X F1, para que assim possa explorar as vertentes, além contribuir com mudanças inovadoras para a categoria por meio dos conceitos exclusivos.
Rihanna, por sua vez, marcou o retorno à Puma, com um acordo que foi revelado pela primeira vez no Paris Fashion Week, em março. No mês passado ela lançou um tênis Fenty X Puma Avanti marcando a coleção de estreia neste novo relacionamento com a marca.
“Este anúncio marca um marco emocionante em nossa parceria com a PUMA”, disse Oliver Boden, chefe de licenciamento e jogos da F1. “A criatividade e o compromisso de A$AP Rocky com a inovação alinham-se perfeitamente com a visão e o desenvolvimento do vestuário da F1. Estamos ansiosos para colaborar com ele para projetar e fazer a curadoria da linha PUMA e F1 e inserir a F1 em novos espaços culturais e de estilo de vida.”
Já vou separar as minhas moedas!