Neste fim de semana a Fórmula 1 estará em Miami para disputar a 5ª etapa do Campeonato. A corrida será realizada em mais um circuito de rua que a categoria conta em seu calendário.
O fim de semana será marcado pelas atualizações das equipes, novidades que foram planejadas após a pausa que ocorreu entre o GP da Austrália e Azerbaijão. Sem muito tempo para concluir os seus testes em Baku, as equipes chegam ao circuito norte-americano com várias dúvidas para responder.
• ☝️O primeiro GP de Miami foi disputado em 8 de maio de 2022;
• 🤔 Nos anos 1980, Ralph Sanchez foi o responsável por levar o automobilismo para a cidade (veja a Série Circuitos da F1);
• 🤫 A F1 sempre teve vontade de realizar uma prova por lá, mas os moradores dos arredores do circuito não gostavam nada da ideia e até tentaram impedir a ideia da categoria;
• 🚨 A pandemia atrasou a introdução de Miami ao calendário. Essa será a 11ª pista a sediar uma corrida da Fórmula 1 nos EUA;
• ⚠️ Neste ano três provas serão realizadas nos Estados Unidos: Miami, Austin e Las Vegas;
• 🇺🇸 12 circuitos a F1 nos Estados Unidos: Austin, Sebring, Riverside, Watkins Glen, Phoenix, Dallas, Detroit, Las Vegas, Long Beach, Indianápolis misto e oval e Miami;
• ☀️ As altas temperaturas são complicadas não apenas para o equipamento como para os pilotos;
• 🥵 O asfalto recapeado e mais escuro, compromete as temperaturas dos pneus, podendo acelerar a degradação;
• 🚧 A pista passou por pequenos ajustes para receber a segunda edição, como o reposionamento das barreiras de contenção;
• ⤴️ O traçado é formado por 19 curvas e 3 retas;
• 3️⃣ Três zonas de DRS são usadas para possibilitar mais ultrapassagens e duelos pelo traçado;
• 🇲🇨 Charles Leclerc conquistou a pole no primeiro GP de Miami;
• 🇳🇱 A primeira corrida realizada contou com vitória de Max Verstappen. O holandês também é o dono da volta mais rápida;
• 🏁 Os pilotos vão completar 57 voltas;
• 📏 O circuito tem 5.412 km;
• 💨 A pista é extremamente veloz, mas conta com três setores completamente diferentes entre eles;
• ✅ O traçado foi recapeado para receber a Fórmula 1 em 2023;
•🏎️ A Pirelli apostou em sua gama intermediária para a segunda corrida que será realizada em Miami. Os pneus são C2 (faixa branca – duro), C3 (faixa amarela – médio) e C4 (faixa vermelha – macio);
LEIA MAIS: Preview do GP de Miami – Informações sobre o circuito que receberá a 5ª etapa da temporada 2023
Como Sergio Pérez é ‘rei das pistas de rua’, espera-se que nesta temporada o mexicano realize uma boa corrida em Miami. O duelo entre os pilotos da Red Bull está bem acirrado, Max Verstappen é o líder do Campeonato atualmente e conta com 93 pontos, se Pérez vencer a corrida e o holandês terminar na segunda posição, o mexicano pode deixar Miami como líder do Campeonato, pois conta com 87 pontos.
A Fórmula E está em Mônaco para disputar a 9ª etapa do campeonato. A corrida no Principado marca o início da segunda metade da temporada 2022/23, os pilotos e equipes estão ansiosos para saber como as coisas vão se desenhar, afinal a conquista do título se aproxima.
A categoria tem realizado boas provas e Mônaco costuma ser uma corrida bem movimentada na Fórmula E. Com carros menores, a categoria consegue um bom número de ultrapassagens e disputas. Todos estão ansiosos para saber como será a performance do Gen3 no circuito de Mônaco.
A F1 Academy está no Circuito Ricardo Tormo, traçado que já recebeu a Fórmula E. A categoria feminina realizará mais uma etapa, atuando como evento suporte da Nascar Euro Series.
Marta García faturou as duas poles na Áustria, a pilota obteve a chance de largar da pole depois que Abbi Pulling foi desclassificada por uma infração técnica cometida pela Rodin Carling. A mesma punição foi aplicada para Jessica Edgar e Megan Gilker depois que a classificação foi encerrada.
A pilota espanhola que guia pela Prema conquistou duas vitórias, fazendo valer a pole conquistada para a corrida 1 e 3 do fim de semana. Amda Al Qubaisi venceu a segunda corrida do fim de semana, aproveitando o grid invertido.
Na primeira corrida García logo abandonou as adversárias e cruzou a linha de chegada com tranquilidade. O segundo lugar da prova seria de Nerea Martí deveria ser a segunda colocada, mas o pilota da Campos foi desclassificada após a vistoria técnica no carro. Pela equipe não ter seguido o regulamento técnico e existir uma diferença de cambagem, a espanhola perdeu o pódio. Bianca Bustamante e Jessica Edgar faturaram o pódio.
Na corrida 2 foi a vez de Amna triunfar, a pilota também fez uma prova tranquila. O pódio contou com Léna Bühler (ART Grand Prix) e Lola Lovinfosse (Campos).
Na corrida 3 García precisou segurar Hamda Al Qubaisi para vencer sua segunda prova na etapa de abertura do campeonato. A espanhola deveria dividir a primeira fila com a companheira de equipe, Bianca Bustamante, mas a filipina não conseguiu largar. Al Quibaisi por sua vez foi escalando o pelotão para se colocar na disputa.
A distância de dois segundos estabelecida por García ainda no início da prova começou a cair com a aproximação da pilota da MP Motorsport.
Infelizmente até o momento a F1 Academy não conta com uma transmissão para acompanhar a corrida ao vivo. A categoria disponibiliza um programa após as provas mostrando como foi a etapa. Ao longo do fim de semana é possível acompanhar a F1 Academy pelo site da categoria e no seu Live Timing.