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Previsão de chuva pode impactar o GP da Austrália; FIA avalia mudança no horário

Para não comprometer andamento da primeira corrida da temporada 2025, FIA pode alterar horário da largada do GP da Austrália, para aproveitar uma melhor janela climática

A FIA pode alterar o horário da largada do GP da Austrália, por conta da ameaça de chuva para o domingo. O órgão regulamentador do esporte pode tomar uma decisão semelhante à do GP do Brasil de 2024.

Ao longo da semana, conforme a primeira corrida do ano se aproximava, as previsões para o fim de semana apontavam a chuva para o domingo. O tempo permaneceu firme na sexta-feira e no sábado, mas as condições devem mudar para o último dia de atividades em Melbourne.

A chuva tem tudo para ser volumosa e prejudicar o andamento das sessões. A corrida em Melbourne está prevista para começar às 15h no horário local (1h de Brasília), mas se a categoria lidar com um clima ruim, a sessão pode correr o risco de ficar por um longo período, adiando o seu início.

No ano passado, quando a categoria visitou o Brasil, em meio ao verão, foi preciso fazer uma grande alteração na programação. A classificação não foi realizada no sábado, por conta das fortes chuvas em toda a cidade de São Paulo e a categoria optou por adiar a sessão para o domingo de manhã. Como a expectativa era que a chuva piorasse do meio para o final da tarde, a largada foi adiantada, das 14h, para o 12h30.

A situação pode-se repetir na Austrália, já que está é uma época do ano de clima instável na região que fica o autódromo. Sempre que a categoria corre neste traçado é necessário lembrar aos fãs das variações climáticas, que de quebra pode afetar o andamento das sessões e a performance dos pilotos.

A FIA tem a intenção de que o GP da Austrália seja disputado na íntegra, desta forma, eles estão verificando quais são as opções viáveis, podendo até mesmo iniciar a corrida em um horário alternativo. A Fórmula 3 e Fórmula 2 também tem corridas programadas para o domingo.

Se o início da prova for atrasado, eles não podem ir muito além, por conta da falta de luz natural.

Os pilotos foram notificados sobre as possibilidades durante o brefing, pós-treinos livres de sexta-feira.

Na reunião os pilotos também aproveitaram para discutir sobre o procedimento de Safety Car, já que a preocupação dos competidores é que o Safety Car não mantenha uma velocidade suficiente em uma condição de chuva prolongada, podendo afetar a temperatura dos pneus, bem como a sua aderência.

O circuito de Melbourne é traiçoeiro, por ser um circuito de rua veloz, que os pilotos precisam andar bem próximos aos muros. Ao longo do fim de semana foi possível observar erros cometidos por vários pilotos, dos mais experientes, aos novatos que passaram a integrar o grid da categoria.

Se a expectativa de chuva se concretizar, o início da prova pode acontecer atrás do Safety Car – se for necessário, antes que o controle de corrida faça a utilização do Virtual Safety Car – desta forma os competidores poderiam adquirir a temperatura necessária para os pneus, reduzindo a possibilidade de incidentes.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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