Após uma abertura de campeonato extremamente emocionante, a Stock Car segue para Interlagos, para neste fim de semana entre os dias 21 e 23 de abril realizar a segunda etapa da temporada 2023. O Circuito José Carlos Pace não pode faltar na composição do Campeonato, por ser um circuito versátil e icônico.
Na etapa de Goiânia pela primeira vez, a Stock Car viu alguns recordes sendo derrubados no mesmo dia, além das vitórias bem marcantes de Daniel Serra (Eurofarma RC) e Thiago Camilo (Ipiranga Racing). Camilo que estava homenageando o seu tio, venceu a Corrida 2, foi para o público comemorar com os espectadores, após realizar um grande trabalho carregado de emoção.
Serra deixou a etapa de Goiânia como líder do Campeonato, somando 43 pontos, enquanto Camilo é o vice-líder com 39 pontos.
Goiânia foi placo para um momento único na história da categoria, diversas superações importantes protagonizada por pilotos que já eternizaram o seu nome na categoria. Cacá Bueno tornou-se o piloto com mais largadas nos 44 anos de Stock Car, com 334 corridas o piloto superou o gigante Ingo Hoffmann, maior campeão da principal categoria de automobilismo do país.
Camilo por sua vez, ultrapassou Bueno ao se tornar o piloto em atividade com mais vitórias na categoria, o piloto da Ipiranga obteve 38 com a vitória conquistada na segunda corrida em Goiânia.
Ricardo Maurício também entrou para a lista de recordistas da categoria, o piloto conquistou o título de competidor que mais obteve pódios, ele agora soma 86.
Nesta etapa em Interlagos, é a vez de Allam Khodair alcançar 300 largadas na categoria, para entrar em um grupo seleto de pilotos que já obteve esse feito, como Cacá Bueno (334 largadas), Thiago Camilo (321). Khodair iniciou a sua carreira na Stock Car em 2005, mas a sua melhor temporada foi em 2023, quando terminou o campeonato obtendo a terceira posição.
Goiânia marcou o início do Campeonato, mas também trouxe outro detalhe para a competição. A categoria tem a fama de ser extremamente competitiva e por sua vez a Stock Car é muito desafiadora. Com as novas alterações nos carros e todo o trabalho realizado pela categoria, o Campeonato parece que será mais equilibrado, com 18 pilotos separados por meio segundo.
O que ficar atento em Interlagos
O recorde
Em 2023, Interlagos será a primeira pista a atingir 150 largadas da Stock Car. Atualmente, conta 146 largadas e irá realizar seis neste ano (duas em cada uma das três etapas). A marca será atingida no dia nove de julho, quando a categoria voltará ao circuito para a quinta etapa.
Tira-teima
Cacá Bueno e Thiago Camilo estão empatados como os pilotos em atividade com mais vitórias em Interlagos, com sete primeiros lugares cada um. Brigam pelo desempate. Já Ricardo Maurício tem seis vitórias e é outro forte candidato a quebrar o recorde.
Khodair: número 300
O experiente piloto da Blau Motorsports se tornará no domingo um dos três únicos em atividade a largar 300 vezes na Stock Car, um clube exclusivo que só conta por enquanto com Cacá Bueno (334 largadas) e Thiago Camilo (321). Ingo Hoffmann, com 332 provas, também integra este grupo de notáveis.
Quem venceu
Foram três etapas em 2022, com duas largadas cada e vencedores diferentes: Gabriel Casagrande, Enzo Elias, Matías Rossi, Felipe Fraga, Felipe Baptista e Ricardo Maurício.
Classificação do campeonato depois de uma etapa:
1º – Daniel Serra, 43 pontos
2º – Thiago Camilo, 39
3º – Ricardo Maurício, 34
4º – Bruno Baptista, 28
5º – Nelson Piquet Jr., 28
6º – Marcos Gomes, 27
7º – Ricardo Zonta, 26
8º – Rubens Barrichello, 22
9º – Allam Khodair, 22
10º – Gabriel Casagrande, 19
11º – Felipe Fraga, 17
12º – Gaetano Di Mauro, 16
13º – Denis Navarro, 15
14º – Cesar Ramos, 15
15º – Lucas Foresti, 15
16º – Felipe Baptista, 14
17º – Matías Rossi, 14
18º – Dudu Barrichello, 14
19º – Julio Campos, 13
20º – Sergio Jimenez, 9
21º – Guilherme Salas, 7
22º – Lucas Kohl, 4
23º – Gianluca Petecof, 3
24º – Rodrigo Baptista, 3
25º – Cacá Bueno, 2